Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

LABMAT DA ESCOLA MARIA BEZERRA DA SILVA

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, ESCOLA MUNICIPAL MARIA BEZERRA DA SILVA. Pôster (PO) 04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1158
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 38
    "titulo" => "LABMAT DA ESCOLA MARIA BEZERRA DA SILVA"
    "resumo" => "Os jogos matemáticos possibilitam redução de bloqueios que muitas vezes são apresentados pelos nossos educandos que temem a matemática e consideram ser impossível aprendê-la. Esses recursos didáticos quando aplicados corretamente podem fazer surgir uma grande motivação nos aprendizes, ao passo que, eles deixam de ser meros sujeitos passivos, e passam a exercer a função de ativos em busca incessante de sua aprendizagem. Uma atitude que no ensino tradicional é criticada por muitos, se refere aos erros dos educandos, no entanto, com a implantação de jogos didáticos de matemática em algumas aulas, essa prática pode ser uma aliada do educador, pois, os alunos quando estão jogando, podem corrigir de forma natural algumas situações inesperadas. Não há um ambiente apropriado e recomendado para se trabalhar e produzir os jogos juntamente com os alunos, é possível fazer isso em qualquer espaço, até mesmo na sala de aula, mas, defendemos aqui um recinto amplo, com mesas, cadeiras, armários, estantes, lousa, computadores, utensílios de papelaria em geral para a confecção de alguns jogos entre outros. Desse modo, iniciamos no ano de 2011, o processo de implantação de um laboratório de matemática na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental II Maria Bezerra da Silva, localizada na cidade de Zabelê-PB, simultaneamente, incorporamos no projeto a aquisição de alguns jogos matemáticos industrializados e móveis em geral para mobiliar a sala de matemática. Em um segundo estágio, trabalhamos a questão da arquitetura da sala, nessa fase, escolhemos poemas, curiosidades, enigmas e frases relacionadas à matemática para que sejam pintadas nas paredes do laboratório, enquanto ocorria a pintura da sala, a equipe escolar se preparava para a eleição do mascote que será o representante do laboratório. Atualmente, estamos em fase de organização e arrumação da sala, no entanto, os aprendizes com a orientação dos educadores, já estão freqüentando a mesma e confeccionando alguns jogos. Após essa fase iniciam-se algumas oficinas com os professores da escola, o objetivo das oficinas é oferecer condições mínimas para que os educadores possam relacionar conteúdos de matemática com os jogos. Em fim, esse artigo visa apresentar à comunidade acadêmica e demais interessados como foi, e está sendo a implantação do Laboratório de Matemática em nossa escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, ESCOLA MUNICIPAL MARIA BEZERRA DA SILVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_38.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRE FERREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "andre.lyma@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1158
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 38
    "titulo" => "LABMAT DA ESCOLA MARIA BEZERRA DA SILVA"
    "resumo" => "Os jogos matemáticos possibilitam redução de bloqueios que muitas vezes são apresentados pelos nossos educandos que temem a matemática e consideram ser impossível aprendê-la. Esses recursos didáticos quando aplicados corretamente podem fazer surgir uma grande motivação nos aprendizes, ao passo que, eles deixam de ser meros sujeitos passivos, e passam a exercer a função de ativos em busca incessante de sua aprendizagem. Uma atitude que no ensino tradicional é criticada por muitos, se refere aos erros dos educandos, no entanto, com a implantação de jogos didáticos de matemática em algumas aulas, essa prática pode ser uma aliada do educador, pois, os alunos quando estão jogando, podem corrigir de forma natural algumas situações inesperadas. Não há um ambiente apropriado e recomendado para se trabalhar e produzir os jogos juntamente com os alunos, é possível fazer isso em qualquer espaço, até mesmo na sala de aula, mas, defendemos aqui um recinto amplo, com mesas, cadeiras, armários, estantes, lousa, computadores, utensílios de papelaria em geral para a confecção de alguns jogos entre outros. Desse modo, iniciamos no ano de 2011, o processo de implantação de um laboratório de matemática na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental II Maria Bezerra da Silva, localizada na cidade de Zabelê-PB, simultaneamente, incorporamos no projeto a aquisição de alguns jogos matemáticos industrializados e móveis em geral para mobiliar a sala de matemática. Em um segundo estágio, trabalhamos a questão da arquitetura da sala, nessa fase, escolhemos poemas, curiosidades, enigmas e frases relacionadas à matemática para que sejam pintadas nas paredes do laboratório, enquanto ocorria a pintura da sala, a equipe escolar se preparava para a eleição do mascote que será o representante do laboratório. Atualmente, estamos em fase de organização e arrumação da sala, no entanto, os aprendizes com a orientação dos educadores, já estão freqüentando a mesma e confeccionando alguns jogos. Após essa fase iniciam-se algumas oficinas com os professores da escola, o objetivo das oficinas é oferecer condições mínimas para que os educadores possam relacionar conteúdos de matemática com os jogos. Em fim, esse artigo visa apresentar à comunidade acadêmica e demais interessados como foi, e está sendo a implantação do Laboratório de Matemática em nossa escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "04 - Modelagem e Educação Matemática (MEM)"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, ESCOLA MUNICIPAL MARIA BEZERRA DA SILVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_38.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRE FERREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ"
    "autor_email" => "andre.lyma@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Os jogos matemáticos possibilitam redução de bloqueios que muitas vezes são apresentados pelos nossos educandos que temem a matemática e consideram ser impossível aprendê-la. Esses recursos didáticos quando aplicados corretamente podem fazer surgir uma grande motivação nos aprendizes, ao passo que, eles deixam de ser meros sujeitos passivos, e passam a exercer a função de ativos em busca incessante de sua aprendizagem. Uma atitude que no ensino tradicional é criticada por muitos, se refere aos erros dos educandos, no entanto, com a implantação de jogos didáticos de matemática em algumas aulas, essa prática pode ser uma aliada do educador, pois, os alunos quando estão jogando, podem corrigir de forma natural algumas situações inesperadas. Não há um ambiente apropriado e recomendado para se trabalhar e produzir os jogos juntamente com os alunos, é possível fazer isso em qualquer espaço, até mesmo na sala de aula, mas, defendemos aqui um recinto amplo, com mesas, cadeiras, armários, estantes, lousa, computadores, utensílios de papelaria em geral para a confecção de alguns jogos entre outros. Desse modo, iniciamos no ano de 2011, o processo de implantação de um laboratório de matemática na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental II Maria Bezerra da Silva, localizada na cidade de Zabelê-PB, simultaneamente, incorporamos no projeto a aquisição de alguns jogos matemáticos industrializados e móveis em geral para mobiliar a sala de matemática. Em um segundo estágio, trabalhamos a questão da arquitetura da sala, nessa fase, escolhemos poemas, curiosidades, enigmas e frases relacionadas à matemática para que sejam pintadas nas paredes do laboratório, enquanto ocorria a pintura da sala, a equipe escolar se preparava para a eleição do mascote que será o representante do laboratório. Atualmente, estamos em fase de organização e arrumação da sala, no entanto, os aprendizes com a orientação dos educadores, já estão freqüentando a mesma e confeccionando alguns jogos. Após essa fase iniciam-se algumas oficinas com os professores da escola, o objetivo das oficinas é oferecer condições mínimas para que os educadores possam relacionar conteúdos de matemática com os jogos. Em fim, esse artigo visa apresentar à comunidade acadêmica e demais interessados como foi, e está sendo a implantação do Laboratório de Matemática em nossa escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.