A ética tem se relevado um tema muito discutido em várias áreas do conhecimento, no entanto popularmente seu significado é equivocadamente associado à moral. A ética dentro de um código que rege o comportamento de profissionais é uma reflexão sobre a moral e é um valor imprescindível na formação de todo profissional, tornando-se mais relevante quando se trata da formação daqueles que devem contribuir para a formação de outros indivíduos, no caso dos docentes. Diante do exposto, o presente trabalho corresponde a uma revisão bibliográfica acerca da ética na formação docente. Tem como objetivo compreender a ética e analisar de que forma está presente na formação do professor. Na metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, cujo objetivo foi conceituar ética, ética profissional e ética na formação dos profissionais da educação, a partir dos estudos realizados pelos autores Rios (2013), Santos (2004) e Alonso (2006). Com base nos achados, foi possível concluir que a ética contribui para o bom desempenho do trabalho docente, que não existe um código de ética acabado e unificado para essa profissão e que, embora esteja presente no currículo da formação acadêmica dos educadores, ela se consolida nas construções coletivas da prática profissional. Espera-se que esta pesquisa possa despertar os educadores para a importância do assunto e contribuir para novos estudos acerca do tema.