Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA EM PICOS - PIAUÍ: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114150
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7499
    "inscrito_id" => 574
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA EM PICOS - PIAUÍ: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores de literatura, com um enfoque específico na implementação e eficácia de metodologias ativas no ensino médio. Nas últimas décadas, a formação de professores tem se concentrado na adoção de metodologias ativas para um ensino mais dinâmico e participativo. Nesse contexto, o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) emerge como uma iniciativa governamental crucial, integrando teoria e prática ao oferecer a estudantes de licenciatura experiências diretas no ambiente escolar desde o início de sua formação. A partir disso, questionamos: Como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia a formação de futuros professores de literatura na aplicação de metodologias ativas no ensino médio, e quais são os impactos dessas metodologias no engajamento e aprendizado dos alunos? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários aplicados aos pibidianos da área de Letras da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e que realizaram atividades voltadas para o ensino de literatura em escolas da rede pública de educação na cidade de Picos – Piauí. Como parte do percurso metodológico, esses questionários foram submetidos a uma análise descritiva crítica. A fundamentação teórica das análises e discussões realizadas acerca dos resultados obtidos construiu-se a partir de autores como: Freire (1996), Silva (1996), Trujillo (2021) e Vygostsky (2000), entre outros. Em princípio, os resultados obtidos apontam que as práticas inovadoras adotadas contribuíram para uma maior interação e participação dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo. Além disso, os bolsistas relataram um desenvolvimento notável em suas competências pedagógicas e confiança profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID574_TB7499_10062024235608.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA O LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda O Lima"
    "autor_email" => "fernanda_99lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114150
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7499
    "inscrito_id" => 574
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LITERATURA EM PICOS - PIAUÍ: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores de literatura, com um enfoque específico na implementação e eficácia de metodologias ativas no ensino médio. Nas últimas décadas, a formação de professores tem se concentrado na adoção de metodologias ativas para um ensino mais dinâmico e participativo. Nesse contexto, o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) emerge como uma iniciativa governamental crucial, integrando teoria e prática ao oferecer a estudantes de licenciatura experiências diretas no ambiente escolar desde o início de sua formação. A partir disso, questionamos: Como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia a formação de futuros professores de literatura na aplicação de metodologias ativas no ensino médio, e quais são os impactos dessas metodologias no engajamento e aprendizado dos alunos? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários aplicados aos pibidianos da área de Letras da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e que realizaram atividades voltadas para o ensino de literatura em escolas da rede pública de educação na cidade de Picos – Piauí. Como parte do percurso metodológico, esses questionários foram submetidos a uma análise descritiva crítica. A fundamentação teórica das análises e discussões realizadas acerca dos resultados obtidos construiu-se a partir de autores como: Freire (1996), Silva (1996), Trujillo (2021) e Vygostsky (2000), entre outros. Em princípio, os resultados obtidos apontam que as práticas inovadoras adotadas contribuíram para uma maior interação e participação dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo. Além disso, os bolsistas relataram um desenvolvimento notável em suas competências pedagógicas e confiança profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID574_TB7499_10062024235608.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA O LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda O Lima"
    "autor_email" => "fernanda_99lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a contribuição do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de futuros professores de literatura, com um enfoque específico na implementação e eficácia de metodologias ativas no ensino médio. Nas últimas décadas, a formação de professores tem se concentrado na adoção de metodologias ativas para um ensino mais dinâmico e participativo. Nesse contexto, o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) emerge como uma iniciativa governamental crucial, integrando teoria e prática ao oferecer a estudantes de licenciatura experiências diretas no ambiente escolar desde o início de sua formação. A partir disso, questionamos: Como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia a formação de futuros professores de literatura na aplicação de metodologias ativas no ensino médio, e quais são os impactos dessas metodologias no engajamento e aprendizado dos alunos? Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise descritiva de questionários aplicados aos pibidianos da área de Letras da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e que realizaram atividades voltadas para o ensino de literatura em escolas da rede pública de educação na cidade de Picos – Piauí. Como parte do percurso metodológico, esses questionários foram submetidos a uma análise descritiva crítica. A fundamentação teórica das análises e discussões realizadas acerca dos resultados obtidos construiu-se a partir de autores como: Freire (1996), Silva (1996), Trujillo (2021) e Vygostsky (2000), entre outros. Em princípio, os resultados obtidos apontam que as práticas inovadoras adotadas contribuíram para uma maior interação e participação dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e colaborativo. Além disso, os bolsistas relataram um desenvolvimento notável em suas competências pedagógicas e confiança profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.