Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO ONLINE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA : DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DISCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113724
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6931
    "inscrito_id" => 15257
    "titulo" => "ENSINO ONLINE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA : DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DISCENTE"
    "resumo" => "Transformar a educação do nosso país é uma ação necessária e constante, porém para que as transformações aconteçam é imprescindível o olhar e a escuta aos alunos. A pandemia da Covid-19, que foi motivada por fatores sanitários, levou ao afastamento de professores e alunos das tradicionais aulas presenciais. Diante desse contexto, as instituições de ensino, demandaram e ainda pleiteiam novas exigências de entregas, agora estruturadas sob o desafio de aprender e ensinar no formato online. O presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência discente na modalidade online, observando como o aluno desenvolve a sua aprendizagem frente a este contexto. Contribuindo, assim, para a avaliação da efetividade em termos de estratégias pedagógicas, didática, ferramentas e recursos tecnológicos empregados nas aulas online, bem como, lançar luz sobre os desafios e as potencialidades na condução desta modalidade. Apresenta-se como um estudo exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, formado por 96 discentes dos Cursos Técnicos do Eixo de Gestão e Negócio, de uma instituição privada no Rio Grande do Sul. Tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online na ferramenta Google Forms, formado por 10 questões fechadas e 1 questão aberta. A amostra de respondentes foi selecionada por acessibilidade das autoras, via rede social. Os resultados serão analisados pela proposta de Moraes e Galiazzi (2006) que consiste na análise textual discursiva. Os resultados apontam que os alunos têm uma visão heterogênea e complexa sobre o futuro da Educação. Entre os desafios evidenciados estão, as dificuldades de acesso às aulas, em sua maioria acessam as aulas através do smartphone, possuem dificuldades de concentração, acumulam atividades, pois não conseguem organizar a sua rotina de estudo, dificultando assim o seu o processo de aprender. No entanto, eles almejam aprender ao longo de suas vidas de forma híbrida, porém mais humanizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15257_TB6931_13062024063813.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLY SANTOS MENDES"
    "autor_nome_curto" => "GISELLY MENDES"
    "autor_email" => "gisellyprofessora@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113724
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6931
    "inscrito_id" => 15257
    "titulo" => "ENSINO ONLINE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA : DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DISCENTE"
    "resumo" => "Transformar a educação do nosso país é uma ação necessária e constante, porém para que as transformações aconteçam é imprescindível o olhar e a escuta aos alunos. A pandemia da Covid-19, que foi motivada por fatores sanitários, levou ao afastamento de professores e alunos das tradicionais aulas presenciais. Diante desse contexto, as instituições de ensino, demandaram e ainda pleiteiam novas exigências de entregas, agora estruturadas sob o desafio de aprender e ensinar no formato online. O presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência discente na modalidade online, observando como o aluno desenvolve a sua aprendizagem frente a este contexto. Contribuindo, assim, para a avaliação da efetividade em termos de estratégias pedagógicas, didática, ferramentas e recursos tecnológicos empregados nas aulas online, bem como, lançar luz sobre os desafios e as potencialidades na condução desta modalidade. Apresenta-se como um estudo exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, formado por 96 discentes dos Cursos Técnicos do Eixo de Gestão e Negócio, de uma instituição privada no Rio Grande do Sul. Tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online na ferramenta Google Forms, formado por 10 questões fechadas e 1 questão aberta. A amostra de respondentes foi selecionada por acessibilidade das autoras, via rede social. Os resultados serão analisados pela proposta de Moraes e Galiazzi (2006) que consiste na análise textual discursiva. Os resultados apontam que os alunos têm uma visão heterogênea e complexa sobre o futuro da Educação. Entre os desafios evidenciados estão, as dificuldades de acesso às aulas, em sua maioria acessam as aulas através do smartphone, possuem dificuldades de concentração, acumulam atividades, pois não conseguem organizar a sua rotina de estudo, dificultando assim o seu o processo de aprender. No entanto, eles almejam aprender ao longo de suas vidas de forma híbrida, porém mais humanizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15257_TB6931_13062024063813.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLY SANTOS MENDES"
    "autor_nome_curto" => "GISELLY MENDES"
    "autor_email" => "gisellyprofessora@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Transformar a educação do nosso país é uma ação necessária e constante, porém para que as transformações aconteçam é imprescindível o olhar e a escuta aos alunos. A pandemia da Covid-19, que foi motivada por fatores sanitários, levou ao afastamento de professores e alunos das tradicionais aulas presenciais. Diante desse contexto, as instituições de ensino, demandaram e ainda pleiteiam novas exigências de entregas, agora estruturadas sob o desafio de aprender e ensinar no formato online. O presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência discente na modalidade online, observando como o aluno desenvolve a sua aprendizagem frente a este contexto. Contribuindo, assim, para a avaliação da efetividade em termos de estratégias pedagógicas, didática, ferramentas e recursos tecnológicos empregados nas aulas online, bem como, lançar luz sobre os desafios e as potencialidades na condução desta modalidade. Apresenta-se como um estudo exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, formado por 96 discentes dos Cursos Técnicos do Eixo de Gestão e Negócio, de uma instituição privada no Rio Grande do Sul. Tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online na ferramenta Google Forms, formado por 10 questões fechadas e 1 questão aberta. A amostra de respondentes foi selecionada por acessibilidade das autoras, via rede social. Os resultados serão analisados pela proposta de Moraes e Galiazzi (2006) que consiste na análise textual discursiva. Os resultados apontam que os alunos têm uma visão heterogênea e complexa sobre o futuro da Educação. Entre os desafios evidenciados estão, as dificuldades de acesso às aulas, em sua maioria acessam as aulas através do smartphone, possuem dificuldades de concentração, acumulam atividades, pois não conseguem organizar a sua rotina de estudo, dificultando assim o seu o processo de aprender. No entanto, eles almejam aprender ao longo de suas vidas de forma híbrida, porém mais humanizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.