Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA COM INSTRUMENTOS SENSORIAIS PARA CRIANÇAS DE ESCOLAS EM CODÓ-MA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110175
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1853
    "inscrito_id" => 663
    "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA COM INSTRUMENTOS SENSORIAIS PARA CRIANÇAS DE ESCOLAS EM CODÓ-MA"
    "resumo" => "É de suma importância ressaltar que as atividades voltadas para a inclusão social desencadeiam diversas transformações no público participante. Além de promoverem benefícios no desempenho mental e na socialização, tais atividades também contribuem para a atribuição de significados e sensibilização em relação à natureza e às questões socioambientais. Nesse contexto, os educadores são desafiados a compreender as diferentes necessidades e a buscar novas estratégias e ferramentas pedagógicas, resultando em mudanças de valores e aprimoramento das concepções sociais. É fundamental que a educação ambiental seja trabalhada desde cedo com as crianças, sendo a escola um ambiente propício para isso, pois enfatiza valores e promove o respeito e a cooperação mútua. Para abordar essa temática, utilizamos estratégias metodológicas na implementação de instrumentos sensoriais elaborados com materiais recicláveis em escolas de Codó - MA, principalmente nas séries iniciais. Esses instrumentos sensoriais são uma excelente forma de envolver as crianças em atividades didáticas, visando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a conscientização ambiental. Além disso, eles serão adaptados para incluir crianças portadoras de deficiência, promovendo a igualdade de acesso à educação ambiental. Integramos a este projeto cuidadores, educadores e auxiliares, capacitando-os para apoiar as crianças durante as atividades. Foram oferecidos treinamentos sobre como adaptar as atividades sensoriais para fornecer suporte individualizado a cada criança, considerando suas necessidades específicas. Os resultados alcançados foram satisfatórios, e inspiradores para toda a comunidade escolar e beneficiaram especialmente aos alunos com deficiências, contribuindo para a educação ambiental e conscientização sobre sua importância para a socialização no contexto educacional inclusivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID663_TB1853_26032024092916.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANNY DE SOUSA BARRENSE"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANNY"
    "autor_email" => "stephannysousa99@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110175
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1853
    "inscrito_id" => 663
    "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA COM INSTRUMENTOS SENSORIAIS PARA CRIANÇAS DE ESCOLAS EM CODÓ-MA"
    "resumo" => "É de suma importância ressaltar que as atividades voltadas para a inclusão social desencadeiam diversas transformações no público participante. Além de promoverem benefícios no desempenho mental e na socialização, tais atividades também contribuem para a atribuição de significados e sensibilização em relação à natureza e às questões socioambientais. Nesse contexto, os educadores são desafiados a compreender as diferentes necessidades e a buscar novas estratégias e ferramentas pedagógicas, resultando em mudanças de valores e aprimoramento das concepções sociais. É fundamental que a educação ambiental seja trabalhada desde cedo com as crianças, sendo a escola um ambiente propício para isso, pois enfatiza valores e promove o respeito e a cooperação mútua. Para abordar essa temática, utilizamos estratégias metodológicas na implementação de instrumentos sensoriais elaborados com materiais recicláveis em escolas de Codó - MA, principalmente nas séries iniciais. Esses instrumentos sensoriais são uma excelente forma de envolver as crianças em atividades didáticas, visando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a conscientização ambiental. Além disso, eles serão adaptados para incluir crianças portadoras de deficiência, promovendo a igualdade de acesso à educação ambiental. Integramos a este projeto cuidadores, educadores e auxiliares, capacitando-os para apoiar as crianças durante as atividades. Foram oferecidos treinamentos sobre como adaptar as atividades sensoriais para fornecer suporte individualizado a cada criança, considerando suas necessidades específicas. Os resultados alcançados foram satisfatórios, e inspiradores para toda a comunidade escolar e beneficiaram especialmente aos alunos com deficiências, contribuindo para a educação ambiental e conscientização sobre sua importância para a socialização no contexto educacional inclusivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID663_TB1853_26032024092916.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANNY DE SOUSA BARRENSE"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANNY"
    "autor_email" => "stephannysousa99@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

É de suma importância ressaltar que as atividades voltadas para a inclusão social desencadeiam diversas transformações no público participante. Além de promoverem benefícios no desempenho mental e na socialização, tais atividades também contribuem para a atribuição de significados e sensibilização em relação à natureza e às questões socioambientais. Nesse contexto, os educadores são desafiados a compreender as diferentes necessidades e a buscar novas estratégias e ferramentas pedagógicas, resultando em mudanças de valores e aprimoramento das concepções sociais. É fundamental que a educação ambiental seja trabalhada desde cedo com as crianças, sendo a escola um ambiente propício para isso, pois enfatiza valores e promove o respeito e a cooperação mútua. Para abordar essa temática, utilizamos estratégias metodológicas na implementação de instrumentos sensoriais elaborados com materiais recicláveis em escolas de Codó - MA, principalmente nas séries iniciais. Esses instrumentos sensoriais são uma excelente forma de envolver as crianças em atividades didáticas, visando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a conscientização ambiental. Além disso, eles serão adaptados para incluir crianças portadoras de deficiência, promovendo a igualdade de acesso à educação ambiental. Integramos a este projeto cuidadores, educadores e auxiliares, capacitando-os para apoiar as crianças durante as atividades. Foram oferecidos treinamentos sobre como adaptar as atividades sensoriais para fornecer suporte individualizado a cada criança, considerando suas necessidades específicas. Os resultados alcançados foram satisfatórios, e inspiradores para toda a comunidade escolar e beneficiaram especialmente aos alunos com deficiências, contribuindo para a educação ambiental e conscientização sobre sua importância para a socialização no contexto educacional inclusivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.