Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SANKOFA: SABERES E PRATICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ETNOCENTRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLOGICA NO IFRN/MO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto de ensino Sankofa objetiva fortalecer o processo de implementação das leis 11.645/2008 e 10.639/2003 e sua construção de novas relações étnico-raciais na educação profissional tecnológica na formação de jovens pesquisadores no ensino médio integrado ao técnico. A versão do projeto de ensino que existe desde 2023, na versão do Sankofa 2024 visa não apenas inspirar os alunos do ensino médio integrado, mas também alcançar todas as modalidades oferecidas no campus, promovendo a valorização da diversidade cultural e a aplicação dos conhecimentos ancestrais para enfrentar os desafios futuros de forma mais informada e significativa. A pesquisa participante de cunho explicativo e abordagem qualitativa tem como objetivo apresentar esse projeto de ensino ao narrar como a participação ativa dos jovens nesse projeto pode contribuir significativamente para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, especialmente nas áreas de educação, ciência e tecnologia voltada para as relações étnico-raciais. Justifica-se essa pesquisa a partir da importância de visibilizar a imersão em atividades críticas, com uma abordagem etno-referenciada desde cedo, pois além de estimular a criatividade e o pensamento crítico não eurocentrado, também prepara os estudantes para futuras oportunidades nas áreas científico-tecnológicas. Entre os resultados alcançados observou-se que o projeto surgiu da necessidade de visibilizar a temática e integrar saberes ancestrais africanos na formação de estudantes do IFRN Campus Mossoró. Observou-se que uma das preocupações dos integrantes do projeto envolve os desafios persistentes de evasão e retenção escolar entre estudantes de grupos racializados, com o objetivo de reduzir disparidades educacionais e reacender o interesse de tais estudantes ao valorizar sua história e cultura na formação de suas identidades. Portanto, a partir da pesquisa narrativa, o projeto de Ensino Sankofa, apresenta-se como um possível exemplo prático de como a integração de metodologias inovadoras e perspectivas culturais pode impactar positivamente a trajetória educacional e profissional dos jovens.

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