CARVALHO, Lílian Amaral De et al.. Rotação por estações no ensino de química. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114382>. Acesso em: 25/12/2024 10:43
As Metodologias Ativas são estratégias pedagógicas consolidadas que, entre outras coisas, buscam colocar o estudante como elemento central no processo de ensino-aprendizagem. Uma destas abordagens é a "Rotação por Estações". A Rotação por Estações é uma metodologia ativa que visa promover o engajamento dos estudantes por meio de diferentes estações ou estações de trabalho. Cada estação oferece uma atividade ou tarefa específica, e os alunos são organizados em grupos ou individualmente, alternando entre as estações durante o período da aula. Essa abordagem estimula a autonomia, a colaboração e a resolução de problemas, ao mesmo tempo em que permite uma personalização do aprendizado, levando em consideração o ritmo e os interesses de cada aluno. Embora a técnica já venha sendo usada em sala de aula, a avaliação do impacto no aprendizado sempre será relevante, pois o aluno está em constante transformação em decorrência da rápida evolução tecnológica da sociedade. Portanto é necessário conduzir pesquisas de maneira contínua e avaliar o impacto real dessa abordagem no aprendizado dos alunos para entender melhor seus benefícios e limitações. No presente estudo foi aplicada Rotação por Estações para o Ensino de Química no Ensino Médio Integrado de um curso Técnico de Mecânica. A pesquisa teve como objetivo avaliar as percepções de alunos sobre a metodologia. Além disso, foi finalidade desta pesquisa identificar os desafios enfrentados pelos estudantes e apresentar as contribuições da abordagem usada. Baseado nos resultados obtidos, foi concluído que a adoção da metodologia foi muito positiva e promoveu o engajamento dos estudantes ao tornar a aula mais interessante e dinâmica.