Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOBRE O TDAH EM ADULTOS: POSSIBILIDADES DE COMO LIDAR COM OS SINTOMAS NA ROTINA DA VIDA DIÁRIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Atualmente, muitas tem sido as discussões realizadas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), em crianças, adolescentes e adultos. Essas discussões vão desde interesses individuais, de grupos específicos, instituições, mídia e etc. O objetivo deste trabalho é apresentar os sintomas do TDAH nos adultos, refletindo possibilidades de como lidar com eles na rotina da vida diária. A metodologia foi baseada em uma revisão integrativa de literatura e um relato de experiência de uma psicopedagoga que acompanha atendimentos de adultos diagnosticados com TDAH. Os dados foram analisados de acordo com análise de conteúdo e sistematizados em três categorias, a saber: conceito, sintomas e estratégias de enfrentamento. Os resultados apontaram que o TDAH pode ser considerado uma condição situada no campo do neurodesenvolvimento, caracterizada por um arranjo de indícios. Os sintomas clássicos identificados em adultos são, principalmente, hiperatividade cerebral e pensamento acelerado. Geralmente esse indivíduo não consegue focar no que está fazendo e sente a sensação a mente não para. O TDAH pode vir também associado com ansiedade generalizada e depressão, por isso a necessidade de acompanhamento psiquiátrico, uso da medicação apropriada e terapia psicológica. Dentre os sintomas, podem aparecer desorganização, impulsividade, esquecimento, ataques de raiva, falta de motivação e até ser confundido com desinteresse por parte do indivíduo. Algumas estratégias podem favorecer o enfrentamento e amenizar esses sintomas, tais como aprender a lidar com stress e alteração de humor, definir prioridades, variar a rotina de estudo e trabalho, pois pessoas com TDH tendem a se dispersar e se entediar rápido, administrar bem o tempo para otimizá-lo, fazer uma tarefa de cada vez, etc. Por fim, é fundamental o acompanhamento interdisciplinar para que o sujeito crie instrumentos e ferramentas subjetivas para lidar com suas peculiaridades.

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