Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES E PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111337
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3469
    "inscrito_id" => 10555
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES E PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este resumo objetiva apresentar algumas considerações sobre a inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental I e dos saberes e práticas que contribuem para a aprendizagem em sala de aula. É sabido que a educação inclusiva é um tema que vem sendo bastante discutido na sociedade, e frente a isso a Constituição Federal de 1988 estabeleceu a igualdade de direitos, proibindo a discriminação, incluindo a descriminação por deficiência, dentre outros critérios. Além disso, o MEC no ano de 2008 lançou a Política Nacional de Educação Especial no âmbito da educação inclusiva, através da emenda constitucional e na convenção da ONU foi aprovada que sejam assegurados os sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis. As pesquisas revelam que o Transtorno do Espectro Autista tornou-se cada vez mais visível na educação, uma vez que os estudos sobre o mesmo foram sendo ampliados, as discussões e estratégias de apoio na aprendizagem tornaram-se debates extremamente necessários nas formações de professores e na educação no Brasil. Vale ressaltar que, na sala de aula, é comum encontrar diversas crianças com TEA, e o professor é aquele que irá mediar a aprendizagem de todos, assim, desafios surgem diariamente e por isso, faz-se necessitado estar cada vez mais preparado para acolher essas crianças. Portanto, percebemos que para incluir a criança com TEA é necessário inicialmente entender melhor o que seja o Autismo, bem como, construir uma relação dialógica com as famílias das respectivas para entender melhor as características de cada um, buscar criar um vínculo afetivo, preparar o ambiente escolar de acolhimento, elencando aos saberes o que propõe os documentos que regem a educação, para que assim o decente consiga incluí-los de fato, promovendo a igualdade, a equidade no ensino, contemplando a efetivação da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10555_TB3469_27102024230912.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMELIANE FIGUEREDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMELIANE"
    "autor_email" => "amelianediva@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111337
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3469
    "inscrito_id" => 10555
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES E PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este resumo objetiva apresentar algumas considerações sobre a inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental I e dos saberes e práticas que contribuem para a aprendizagem em sala de aula. É sabido que a educação inclusiva é um tema que vem sendo bastante discutido na sociedade, e frente a isso a Constituição Federal de 1988 estabeleceu a igualdade de direitos, proibindo a discriminação, incluindo a descriminação por deficiência, dentre outros critérios. Além disso, o MEC no ano de 2008 lançou a Política Nacional de Educação Especial no âmbito da educação inclusiva, através da emenda constitucional e na convenção da ONU foi aprovada que sejam assegurados os sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis. As pesquisas revelam que o Transtorno do Espectro Autista tornou-se cada vez mais visível na educação, uma vez que os estudos sobre o mesmo foram sendo ampliados, as discussões e estratégias de apoio na aprendizagem tornaram-se debates extremamente necessários nas formações de professores e na educação no Brasil. Vale ressaltar que, na sala de aula, é comum encontrar diversas crianças com TEA, e o professor é aquele que irá mediar a aprendizagem de todos, assim, desafios surgem diariamente e por isso, faz-se necessitado estar cada vez mais preparado para acolher essas crianças. Portanto, percebemos que para incluir a criança com TEA é necessário inicialmente entender melhor o que seja o Autismo, bem como, construir uma relação dialógica com as famílias das respectivas para entender melhor as características de cada um, buscar criar um vínculo afetivo, preparar o ambiente escolar de acolhimento, elencando aos saberes o que propõe os documentos que regem a educação, para que assim o decente consiga incluí-los de fato, promovendo a igualdade, a equidade no ensino, contemplando a efetivação da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10555_TB3469_27102024230912.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMELIANE FIGUEREDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMELIANE"
    "autor_email" => "amelianediva@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este resumo objetiva apresentar algumas considerações sobre a inclusão de alunos com TEA no Ensino Fundamental I e dos saberes e práticas que contribuem para a aprendizagem em sala de aula. É sabido que a educação inclusiva é um tema que vem sendo bastante discutido na sociedade, e frente a isso a Constituição Federal de 1988 estabeleceu a igualdade de direitos, proibindo a discriminação, incluindo a descriminação por deficiência, dentre outros critérios. Além disso, o MEC no ano de 2008 lançou a Política Nacional de Educação Especial no âmbito da educação inclusiva, através da emenda constitucional e na convenção da ONU foi aprovada que sejam assegurados os sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis. As pesquisas revelam que o Transtorno do Espectro Autista tornou-se cada vez mais visível na educação, uma vez que os estudos sobre o mesmo foram sendo ampliados, as discussões e estratégias de apoio na aprendizagem tornaram-se debates extremamente necessários nas formações de professores e na educação no Brasil. Vale ressaltar que, na sala de aula, é comum encontrar diversas crianças com TEA, e o professor é aquele que irá mediar a aprendizagem de todos, assim, desafios surgem diariamente e por isso, faz-se necessitado estar cada vez mais preparado para acolher essas crianças. Portanto, percebemos que para incluir a criança com TEA é necessário inicialmente entender melhor o que seja o Autismo, bem como, construir uma relação dialógica com as famílias das respectivas para entender melhor as características de cada um, buscar criar um vínculo afetivo, preparar o ambiente escolar de acolhimento, elencando aos saberes o que propõe os documentos que regem a educação, para que assim o decente consiga incluí-los de fato, promovendo a igualdade, a equidade no ensino, contemplando a efetivação da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.