NASCIMENTO, Francineide Ferreira Da Silva. Projeto tornamática. Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114381>. Acesso em: 23/11/2024 17:24
Tendo em vista a importância do ensino de Matemática na trajetória escolar dos nossos alunos e ainda, as contribuições em se trabalhar com o lúdico e materiais concretos durante o ensino desse componente curricular no processo de ensino e aprendizagem. Surge a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas no ensino fundamental. Com isso, é desenvolvido desde 2022 no município de Lagoa Salgada o projeto Tornemática, com o objetivo de trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dos nossos alunados, despertando neles a curiosidade, a concentração, a socialização, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Partindo desse pressumposto, propomos fazer atividade com vários desafios matemáticos, de forma interna e externa, mudando a rotina de sala de aula para despertar o interesse do aluno, já que, o torneio promove aprendizagem da Matemática de forma lúdica e com a participação de equipes organizadas, com atividades que desenvolvem o raciocínio lógico, resolução de problemas, cálculo mental e conhecimentos geométricos. Para os professores o torneio evidencia a capacidade dos estudantes quando trabalham em equipe e tem autonomia para produzirem sua própria aprendizagem. Para os estudantes, participar do torneio incentiva a pensar e raciocinar de forma rápida. Nesta perspectiva, o raciocínio lógico é visto como o conjunto de ideias pensadas para chegar a determinada conclusão ou resolução de um problema, conforme Piaget (1896), Copi (1978) e Vygostky (1973). Os resultados obtidos revelam que a matemática é um meio fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico de uma criança até sua idade adulta.