LIMA, Kauê Richardy Santos De et al.. Lógica por meio da robótica para desenvolvimento. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/109844>. Acesso em: 25/12/2024 10:17
Dificuldades em competências básicas nas áreas de linguagem, lógica e cálculos estão fortemente presentes nos estudantes oriundos do ensino fundamental e médio de escolas locais da cidade de Santa Rita, na Paraíba, como por exemplo, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Rita (APAE). Assim, este projeto de extensão, visa sanar essas dificuldades. Neste contexto, fazem-se necessárias medidas que mitiguem esses problemas, como a aplicação de metodologias pedagógicas que visem ajudar na melhoria da qualidade do ensino. Elas promovem a participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo-os de forma que promova o interesse, e até vislumbre, pela disciplina e aquisição de novos conhecimentos. Deste modo, o uso da robótica é uma ferramenta que visa contribuir com a melhoria do intercâmbio ensino e aprendizagem, e também, no incentivo ao estudante, promovendo o conhecimento do mesmo em várias áreas, de modo que, consiga resolver problemas reais, aumentando sua criatividade ao resolver problemas propostos e desenvolvendo uma educação socioambiental com a reutilização de “lixos eletrônicos”. Nós, os realizadores deste projeto de extensão, recebemos opiniões positivas dos estudantes envolvidos, já nas primeiras semanas, os estudantes se mostraram mais desenvoltos a resolverem problemas lógicos e a participarem das aulas, assim, tornando o ambiente escolar mais sociável, pedagógico e apto para os estudantes se desenvolverem de diversas formas. Este projeto de extensão pretende continuar, visto que, os resultados foram de extrema positividade, acrescentando no ensino da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Rita (APAE).