Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109855
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1387
    "inscrito_id" => 7753
    "titulo" => "ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvido com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, os quais realizaram atividades relacionadas a um projeto de ensino em uma escola pública localizada na cidade de Uberaba-MG. O projeto de ensino intitulado “Comunicação e relacionamentos: lidando com sentimentos e emoções na escola” foi desenvolvido em 2023 com cinquenta alunos da educação básica que estão cursando do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Com o intuito de proporcionar uma experiência enriquecedora, optou-se por uma metodologia ativa com a intenção de estimular a interação e facilitar um aprendizado significativo entre os participantes. Desta forma foram realizadas seis oficinas voltadas para a educação emocional as quais priorizaram atividades lúdicas tendo como principais ferramentas as brincadeiras, jogos, dinâmicas, teatro e leituras. Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de cuidar dos sentimentos e emoções, as atividades enfatizaram a adoção de atitudes e habilidades que poderão impactar positivamente nas relações intrapessoais e interpessoais. Fundamentado no referencial teórico-metodológico da educação emocional este relato apresenta detalhadamente as atividades realizadas bem como o relato dos acadêmicos e alunos da educação básica sobre a experiência vivenciada. Os resultados demonstram que a educação emocional pode ser alcançada por meio de vivências significativas no ambiente escolar contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento das emoções tendo em vista a construção de novas formas de convivência e interação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7753_TB1387_24102024162604.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA BORGES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda Borges"
    "autor_email" => "fernanda.andrade@uftm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109855
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1387
    "inscrito_id" => 7753
    "titulo" => "ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvido com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, os quais realizaram atividades relacionadas a um projeto de ensino em uma escola pública localizada na cidade de Uberaba-MG. O projeto de ensino intitulado “Comunicação e relacionamentos: lidando com sentimentos e emoções na escola” foi desenvolvido em 2023 com cinquenta alunos da educação básica que estão cursando do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Com o intuito de proporcionar uma experiência enriquecedora, optou-se por uma metodologia ativa com a intenção de estimular a interação e facilitar um aprendizado significativo entre os participantes. Desta forma foram realizadas seis oficinas voltadas para a educação emocional as quais priorizaram atividades lúdicas tendo como principais ferramentas as brincadeiras, jogos, dinâmicas, teatro e leituras. Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de cuidar dos sentimentos e emoções, as atividades enfatizaram a adoção de atitudes e habilidades que poderão impactar positivamente nas relações intrapessoais e interpessoais. Fundamentado no referencial teórico-metodológico da educação emocional este relato apresenta detalhadamente as atividades realizadas bem como o relato dos acadêmicos e alunos da educação básica sobre a experiência vivenciada. Os resultados demonstram que a educação emocional pode ser alcançada por meio de vivências significativas no ambiente escolar contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento das emoções tendo em vista a construção de novas formas de convivência e interação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7753_TB1387_24102024162604.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA BORGES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Fernanda Borges"
    "autor_email" => "fernanda.andrade@uftm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvido com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, os quais realizaram atividades relacionadas a um projeto de ensino em uma escola pública localizada na cidade de Uberaba-MG. O projeto de ensino intitulado “Comunicação e relacionamentos: lidando com sentimentos e emoções na escola” foi desenvolvido em 2023 com cinquenta alunos da educação básica que estão cursando do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Com o intuito de proporcionar uma experiência enriquecedora, optou-se por uma metodologia ativa com a intenção de estimular a interação e facilitar um aprendizado significativo entre os participantes. Desta forma foram realizadas seis oficinas voltadas para a educação emocional as quais priorizaram atividades lúdicas tendo como principais ferramentas as brincadeiras, jogos, dinâmicas, teatro e leituras. Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de cuidar dos sentimentos e emoções, as atividades enfatizaram a adoção de atitudes e habilidades que poderão impactar positivamente nas relações intrapessoais e interpessoais. Fundamentado no referencial teórico-metodológico da educação emocional este relato apresenta detalhadamente as atividades realizadas bem como o relato dos acadêmicos e alunos da educação básica sobre a experiência vivenciada. Os resultados demonstram que a educação emocional pode ser alcançada por meio de vivências significativas no ambiente escolar contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento das emoções tendo em vista a construção de novas formas de convivência e interação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.