Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZANDO MATERIAIS COTI DIANOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113231
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6237
    "inscrito_id" => 15979
    "titulo" => "UTILIZANDO MATERIAIS COTI DIANOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Em termos amplos, entendemos que o aprendizado das ciências é essencial para todos os indivíduos exercerem seus direitos e deveres como cidadãos. Isso é particularmente verdadeiro para as crianças, pois elas exibem um interesse natural pelos fenômenos que acontecem ao seu redor e buscam entender esses eventos. Assim, no âmbito da experimentação química, é importante que as crianças interajam mais com elementos lúdicos, utilizando experimentos químicos simples para elucidar fenômenos do dia a dia. Com base nessa observação, surge a questão principal deste estudo: “Como conduzir experimentos químicos para o ensino infantil usando materiais de fácil acesso?”.Com esse desafio em mente, o objetivo principal foi definido: explorar experimentos químicos usando materiais de baixo custo e conteúdos ligados a fenômenos cotidianos de fácil compreensão para aprimorar o processo educacional. Utilizando o livro “73 truques legais de ciências para surpreender seus amigos”, foram empregados materiais como balão, copo plástico, rolo de papel higiênico, limão, etc., demonstrando que é possível realizar experimentos com recursos acessíveis. Esta pesquisa foi realizada na E.M.E.I Professora Juracy A. Conceição, situada na cidade de Imperatriz-MA. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi classificada como bibliográfica, pesquisa-ação, de campo e estudo de caso. As fases incluíram a coleta de informações bibliográficas, a preparação de uma aula focada no conteúdo do dia a dia e experimentação, perguntas foram feitas aos alunos após essa aula e a convergência dos resultados. Desta forma, destacamos que é viável introduzir conceitos químicos na educação infantil, de forma a estimular a curiosidade e a criatividade das crianças, além de auxiliar no processo de argumentação delas. Além disso, proporcionou uma compreensão mais aprofundada e abrangente dos conceitos aplicados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15979_TB6237_27102024172219.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON SOARES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON"
    "autor_email" => "robson.araujo@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113231
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6237
    "inscrito_id" => 15979
    "titulo" => "UTILIZANDO MATERIAIS COTI DIANOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Em termos amplos, entendemos que o aprendizado das ciências é essencial para todos os indivíduos exercerem seus direitos e deveres como cidadãos. Isso é particularmente verdadeiro para as crianças, pois elas exibem um interesse natural pelos fenômenos que acontecem ao seu redor e buscam entender esses eventos. Assim, no âmbito da experimentação química, é importante que as crianças interajam mais com elementos lúdicos, utilizando experimentos químicos simples para elucidar fenômenos do dia a dia. Com base nessa observação, surge a questão principal deste estudo: “Como conduzir experimentos químicos para o ensino infantil usando materiais de fácil acesso?”.Com esse desafio em mente, o objetivo principal foi definido: explorar experimentos químicos usando materiais de baixo custo e conteúdos ligados a fenômenos cotidianos de fácil compreensão para aprimorar o processo educacional. Utilizando o livro “73 truques legais de ciências para surpreender seus amigos”, foram empregados materiais como balão, copo plástico, rolo de papel higiênico, limão, etc., demonstrando que é possível realizar experimentos com recursos acessíveis. Esta pesquisa foi realizada na E.M.E.I Professora Juracy A. Conceição, situada na cidade de Imperatriz-MA. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi classificada como bibliográfica, pesquisa-ação, de campo e estudo de caso. As fases incluíram a coleta de informações bibliográficas, a preparação de uma aula focada no conteúdo do dia a dia e experimentação, perguntas foram feitas aos alunos após essa aula e a convergência dos resultados. Desta forma, destacamos que é viável introduzir conceitos químicos na educação infantil, de forma a estimular a curiosidade e a criatividade das crianças, além de auxiliar no processo de argumentação delas. Além disso, proporcionou uma compreensão mais aprofundada e abrangente dos conceitos aplicados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15979_TB6237_27102024172219.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON SOARES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON"
    "autor_email" => "robson.araujo@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Em termos amplos, entendemos que o aprendizado das ciências é essencial para todos os indivíduos exercerem seus direitos e deveres como cidadãos. Isso é particularmente verdadeiro para as crianças, pois elas exibem um interesse natural pelos fenômenos que acontecem ao seu redor e buscam entender esses eventos. Assim, no âmbito da experimentação química, é importante que as crianças interajam mais com elementos lúdicos, utilizando experimentos químicos simples para elucidar fenômenos do dia a dia. Com base nessa observação, surge a questão principal deste estudo: “Como conduzir experimentos químicos para o ensino infantil usando materiais de fácil acesso?”.Com esse desafio em mente, o objetivo principal foi definido: explorar experimentos químicos usando materiais de baixo custo e conteúdos ligados a fenômenos cotidianos de fácil compreensão para aprimorar o processo educacional. Utilizando o livro “73 truques legais de ciências para surpreender seus amigos”, foram empregados materiais como balão, copo plástico, rolo de papel higiênico, limão, etc., demonstrando que é possível realizar experimentos com recursos acessíveis. Esta pesquisa foi realizada na E.M.E.I Professora Juracy A. Conceição, situada na cidade de Imperatriz-MA. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi classificada como bibliográfica, pesquisa-ação, de campo e estudo de caso. As fases incluíram a coleta de informações bibliográficas, a preparação de uma aula focada no conteúdo do dia a dia e experimentação, perguntas foram feitas aos alunos após essa aula e a convergência dos resultados. Desta forma, destacamos que é viável introduzir conceitos químicos na educação infantil, de forma a estimular a curiosidade e a criatividade das crianças, além de auxiliar no processo de argumentação delas. Além disso, proporcionou uma compreensão mais aprofundada e abrangente dos conceitos aplicados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.