Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERMANÊNCIA E ÊXITO: UM OLHAR SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114380
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7853
    "inscrito_id" => 18964
    "titulo" => "PERMANÊNCIA E ÊXITO: UM OLHAR SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS"
    "resumo" => "O presente estudo traz algumas reflexões quanto à precarização da política pública de educação e da importância da Assistência Estudantil operacionalizada no âmbito dos Institutos Federais de Educação para os discentes em vulnerabilidade social. Nesse viés, teve como objetivo refletir a permanência e o êxito a partir da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Campus Manaus-Centro. Para isso foram elencados alguns fatores que contribuem para a permanência dos discentes no ambiente acadêmico, em seguida foram associados esses fatores ao êxito escolar, especialmente quanto às problemáticas vinculadas às desigualdades sociais, e por último foi verificado se a viabilização da atual Política de Assistência Estudantil, por meio de seus programas, tem contribuído para a redução das desigualdades sociais no âmbito Institucional e promovido o êxito acadêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os dados foram obtidos a partir da pesquisa bibliográfica e documental e interpretados à luz da análise de conteúdo. Diante disso, mais do que viabilizar o acesso à benefícios sociais, está a necessidade de verificação de impactos que essa redistribuição de renda tem representado para os discentes, principalmente quanto à manutenção e conclusão de seu curso. Assim, conclui-se que a Política de Assistência Estudantil do IFAM Campus Manaus-Centro tem contribuído para a redução das desigualdades sociais no âmbito Institucional, mitigando as taxas de evasão e retenção, além de promover a permanência e êxito quando associada às demais ações, políticas e projetos Institucionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID18964_TB7853_28102024234146.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA OLIVEIRA DE CASTRO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA Farias"
    "autor_email" => "ericafarias88@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114380
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7853
    "inscrito_id" => 18964
    "titulo" => "PERMANÊNCIA E ÊXITO: UM OLHAR SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS"
    "resumo" => "O presente estudo traz algumas reflexões quanto à precarização da política pública de educação e da importância da Assistência Estudantil operacionalizada no âmbito dos Institutos Federais de Educação para os discentes em vulnerabilidade social. Nesse viés, teve como objetivo refletir a permanência e o êxito a partir da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Campus Manaus-Centro. Para isso foram elencados alguns fatores que contribuem para a permanência dos discentes no ambiente acadêmico, em seguida foram associados esses fatores ao êxito escolar, especialmente quanto às problemáticas vinculadas às desigualdades sociais, e por último foi verificado se a viabilização da atual Política de Assistência Estudantil, por meio de seus programas, tem contribuído para a redução das desigualdades sociais no âmbito Institucional e promovido o êxito acadêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os dados foram obtidos a partir da pesquisa bibliográfica e documental e interpretados à luz da análise de conteúdo. Diante disso, mais do que viabilizar o acesso à benefícios sociais, está a necessidade de verificação de impactos que essa redistribuição de renda tem representado para os discentes, principalmente quanto à manutenção e conclusão de seu curso. Assim, conclui-se que a Política de Assistência Estudantil do IFAM Campus Manaus-Centro tem contribuído para a redução das desigualdades sociais no âmbito Institucional, mitigando as taxas de evasão e retenção, além de promover a permanência e êxito quando associada às demais ações, políticas e projetos Institucionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID18964_TB7853_28102024234146.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA OLIVEIRA DE CASTRO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA Farias"
    "autor_email" => "ericafarias88@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo traz algumas reflexões quanto à precarização da política pública de educação e da importância da Assistência Estudantil operacionalizada no âmbito dos Institutos Federais de Educação para os discentes em vulnerabilidade social. Nesse viés, teve como objetivo refletir a permanência e o êxito a partir da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM Campus Manaus-Centro. Para isso foram elencados alguns fatores que contribuem para a permanência dos discentes no ambiente acadêmico, em seguida foram associados esses fatores ao êxito escolar, especialmente quanto às problemáticas vinculadas às desigualdades sociais, e por último foi verificado se a viabilização da atual Política de Assistência Estudantil, por meio de seus programas, tem contribuído para a redução das desigualdades sociais no âmbito Institucional e promovido o êxito acadêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde os dados foram obtidos a partir da pesquisa bibliográfica e documental e interpretados à luz da análise de conteúdo. Diante disso, mais do que viabilizar o acesso à benefícios sociais, está a necessidade de verificação de impactos que essa redistribuição de renda tem representado para os discentes, principalmente quanto à manutenção e conclusão de seu curso. Assim, conclui-se que a Política de Assistência Estudantil do IFAM Campus Manaus-Centro tem contribuído para a redução das desigualdades sociais no âmbito Institucional, mitigando as taxas de evasão e retenção, além de promover a permanência e êxito quando associada às demais ações, políticas e projetos Institucionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.