Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO “FORTALECENDO OS SABERES DE PORTUGUÊS” PARA IMPULSIONAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar os resultados do projeto “Fortalecendo os Saberes de Português”, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Lions Club, na cidade de Crateús – CE. Como ponto de partida para a elaboração do projeto, foram utilizados os resultados da “Avaliação Diagnóstica 2022”, fornecidos pelo Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU), uma plataforma da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) da Secretaria da Educação do estado do Ceará, que tem por objetivo identificar se os/as estudantes apresentam competências e habilidades adequadas para cada série do Ensino Médio. A avaliação, elaborada com base na Matriz de Referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE), ocorre em dois momentos: no início do primeiro e do segundo semestre letivo, o que facilita a análise da evolução na aprendizagem dos estudantes. Neste trabalho, consideram-se as avaliações aplicadadas a 137 estudantes de 1ª série, em março e agosto. O resultado da primeira mostrou que o Saber 16 (S16 - Estabelecer relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la) obteve apenas 21,31% de acertos e o Saber 23 (S23 - Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor), 13,77% de acertos, colocando-os no nível crítico. A partir desse resultado, foi elaborado e colocado em prática um plano de ação para a realização de aulas direcionadas a esses saberes, que teve como culminância o “Jogo dos Saberes”. Após a ação, desenvolvida no primeiro semestre, os resultados da segunda avaliação mostraram um índice de acerto de 65,69% no Saber 16 e de 56,93% no Saber 23. Diante do exposto, pode-se concluir que o projeto “Fortalecendo os Saberes de Português” amenizou as dificuldades nos saberes que estavam críticos e melhorou o percentual de acertos na segunda aplicação da avaliação diagnóstica.

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