Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JARDINS PSVS: UMA CLASSIFICAÇÃO DE VEGETAIS NA EEEP SEBASTIÃO VASCONCELOS SOBRINHO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113220
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6222
    "inscrito_id" => 16343
    "titulo" => "JARDINS PSVS: UMA CLASSIFICAÇÃO DE VEGETAIS NA EEEP SEBASTIÃO VASCONCELOS SOBRINHO"
    "resumo" => "Em alguns casos percebe-se que o ensino de Botânica é considerado fastidioso, desmotivador e maçante, desarticulado do cotidiano e das próprias plantas por alunos do ensino médio. Baseado nessa problemática, o presente estudo propõe descrever uma atividade prática realizada na disciplina de biologia na EEEP Sebastião Vasconcelos Sobrinho em que foi realizada a classificação botânica das plantas encontradas no ambiente escolar. O objetivo principal é promover a compreensão da biodiversidade local e estimular o interesse. A intervenção foi realizada em etapas. Inicialmente, a professora introduziu os conceitos básicos de botânica e taxonomia, incluindo a classificação de plantas com base em características morfológicas. Em seguida, realizou-se uma expedição de campo dentro do ambiente escolar, durante a qual foi fotografado vários tipos de plantas. A classificação foi feita observando as seguintes características: número de pétalas, número de cotilédones, mas principalmente a disposição dos feixes vasculares das folhas. Ao total foram fotografadas 30 plantas no qual foram classificadas da seguinte forma: uma briófita, uma pteridófita, duas gimnospermas e 26 angiospermas. Das angiospermas notou-se que 20 são dicotiledôneas e seis monocotiledôneas. Com esta prática pôde-se desenvolver habilidades de observação e análise, bem como uma compreensão mais profunda da diversidade de plantas em seu entorno imediato. Além disso, foi possível explorar a natureza ao redor no qual desenvolvi um maior senso de conexão com o meio ambiente. Logo acredita-se que esta abordagem prática e interdisciplinar pode inspirar um interesse duradouro pela botânica e pela conservação ambiental entre os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID16343_TB6222_09062024132751.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RAYCA COUTINHO PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "Ana Rayca"
    "autor_email" => "raycacoutinho34@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113220
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6222
    "inscrito_id" => 16343
    "titulo" => "JARDINS PSVS: UMA CLASSIFICAÇÃO DE VEGETAIS NA EEEP SEBASTIÃO VASCONCELOS SOBRINHO"
    "resumo" => "Em alguns casos percebe-se que o ensino de Botânica é considerado fastidioso, desmotivador e maçante, desarticulado do cotidiano e das próprias plantas por alunos do ensino médio. Baseado nessa problemática, o presente estudo propõe descrever uma atividade prática realizada na disciplina de biologia na EEEP Sebastião Vasconcelos Sobrinho em que foi realizada a classificação botânica das plantas encontradas no ambiente escolar. O objetivo principal é promover a compreensão da biodiversidade local e estimular o interesse. A intervenção foi realizada em etapas. Inicialmente, a professora introduziu os conceitos básicos de botânica e taxonomia, incluindo a classificação de plantas com base em características morfológicas. Em seguida, realizou-se uma expedição de campo dentro do ambiente escolar, durante a qual foi fotografado vários tipos de plantas. A classificação foi feita observando as seguintes características: número de pétalas, número de cotilédones, mas principalmente a disposição dos feixes vasculares das folhas. Ao total foram fotografadas 30 plantas no qual foram classificadas da seguinte forma: uma briófita, uma pteridófita, duas gimnospermas e 26 angiospermas. Das angiospermas notou-se que 20 são dicotiledôneas e seis monocotiledôneas. Com esta prática pôde-se desenvolver habilidades de observação e análise, bem como uma compreensão mais profunda da diversidade de plantas em seu entorno imediato. Além disso, foi possível explorar a natureza ao redor no qual desenvolvi um maior senso de conexão com o meio ambiente. Logo acredita-se que esta abordagem prática e interdisciplinar pode inspirar um interesse duradouro pela botânica e pela conservação ambiental entre os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID16343_TB6222_09062024132751.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RAYCA COUTINHO PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "Ana Rayca"
    "autor_email" => "raycacoutinho34@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Em alguns casos percebe-se que o ensino de Botânica é considerado fastidioso, desmotivador e maçante, desarticulado do cotidiano e das próprias plantas por alunos do ensino médio. Baseado nessa problemática, o presente estudo propõe descrever uma atividade prática realizada na disciplina de biologia na EEEP Sebastião Vasconcelos Sobrinho em que foi realizada a classificação botânica das plantas encontradas no ambiente escolar. O objetivo principal é promover a compreensão da biodiversidade local e estimular o interesse. A intervenção foi realizada em etapas. Inicialmente, a professora introduziu os conceitos básicos de botânica e taxonomia, incluindo a classificação de plantas com base em características morfológicas. Em seguida, realizou-se uma expedição de campo dentro do ambiente escolar, durante a qual foi fotografado vários tipos de plantas. A classificação foi feita observando as seguintes características: número de pétalas, número de cotilédones, mas principalmente a disposição dos feixes vasculares das folhas. Ao total foram fotografadas 30 plantas no qual foram classificadas da seguinte forma: uma briófita, uma pteridófita, duas gimnospermas e 26 angiospermas. Das angiospermas notou-se que 20 são dicotiledôneas e seis monocotiledôneas. Com esta prática pôde-se desenvolver habilidades de observação e análise, bem como uma compreensão mais profunda da diversidade de plantas em seu entorno imediato. Além disso, foi possível explorar a natureza ao redor no qual desenvolvi um maior senso de conexão com o meio ambiente. Logo acredita-se que esta abordagem prática e interdisciplinar pode inspirar um interesse duradouro pela botânica e pela conservação ambiental entre os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.