XAVIER, Patrícia Silva. Trabalhando o consumo e valores em sala no mercadinho. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114194>. Acesso em: 25/12/2024 22:47
A escola é um grande espaço onde acontece a iniciação dos jovens ao conhecimento, formada por diversos campos. Além de essa instituição ser importante pelo fato de ela ser responsável por passar aprendizados, ela é um espaço de vivências e convivências, ou seja, um lugar onde se dão encontros e relações, que os jovens questionam valores e começam a construir seu projeto de vida. Nesse ambiente, foi pensado em uma atividade que fizesse os alunos construírem saberes sobre bens materiais, como seriam produzidos e sobre gastos, quanto custa cada material e quanto precisariam para comprar os objetos no “mercadinho”, nome dado ao evento que acontece no final de cada bimestre em que os alunos vão as “compras” em sala de aula com o “Dindin”(dinheiro de mentira criado para compras nesse mercadinho). O projeto “Mercadinho” foi implantado no ano de 2023 na Escola Municipal Raimundo de Moura Matos, inicialmente na turma do 4ºC, posteriormente nas turmas do 4ºD e 4ºB. Com o objetivo de fornecer aos alunos a possibilidade de ganhar o “dindin”, dinheiro através do seu desenvolvimento em sala, tais como: fazer atividades, assinatura dos responsáveis na sua agenda e comportamento em sala de aula, possibilita ao alunos ganhar e juntar para que ao final do bimestre ele possa participar do mercadinho – evento - e escolher o produto que deseja no valor que ele possui em “Dindin”. O presente resumo pretende entender e fazer uma reflexão sobre esse processo de aprendizagem quanto a gastos e valores. Assim, este estudo teve como objetivo resgatar alguns momentos relevantes do evento e analisar opiniões de sujeitos envolvidos (alunos, professore e gestão) a respeito do dinheiro, dos números, das somas, das subtrações e de como esse evento é recebido pelas turmas e pelos professores delas.