BRITO, Luan De et al.. Narrativas do pibid: integração do geogebra no estudo de funções. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111665>. Acesso em: 25/12/2024 11:38
O cenário pós-pandemia evidenciou o agravamento de problemáticas que há muito afligem as escolas da rede pública no Brasil, especialmente na disciplina de matemática. Neste contexto, o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) se mostra como uma potente ferramenta de mudança, já que oferece a oportunidade de nutrir novas práticas no ambiente escolar. Dentro dessa perspectiva, a equipe pibidiana tem a chance de desenvolver estratégias didático-pedagógicas para lidar com os obstáculos identificados em sala de aula, contribuindo assim para a melhoria do ensino de matemática. Frente a isso, este pôster objetiva relatar e refletir sobre a oficina "Desbravando o Mundo das Funções com o Geogebra", realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública, em Vitória da Conquista/BA. A oficina abordou elementos essenciais para a construção de gráficos de funções quadráticas, utilizando o Geogebra como alternativa pedagógica, de modo a garantir o protagonismo estudantil na produção do conhecimento matemático, a partir do uso das tecnologias digitais em educação matemática. A oficina foi desenvolvida em cinco momentos: apresentação; criação de mapas mentais sobre funções do 2º grau; exploração do Geogebra; prática dinâmica com controles deslizantes para compreensão das variáveis na função quadrática e; uma atividade para ser realizada em casa. Os resultados apontam para a importância de fomentarmos projetos como o PIBID, para que as lacunas entre teoria e prática sejam sanadas com a construção de pontes entre universidade e escola, de modo que tais conhecimentos sejam transladados e estejam presentes nas salas de aula das escolas públicas. De maneira mais específica, a oficina oportunizou o envolvimento dos estudantes como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como a reflexão crítica sobre a prática dos futuros professores de matemática, quanto a produção do conhecimento matemático com o uso das tecnologias digitais.