O presente trabalho tem o intuito de fazer uma reflexão sobre o papel do psicopedagogo e suas contribuições pedagógicas nas instituições de ensino. Dessa forma, buscou-se conhecer, analisar, refletir e ressaltar, a sua importância nas escolas, uma vez que, contribui com a possibilidade do educando aprender, superando os obstáculos que se interpõem ao pleno desenvolvimento da aprendizagem. A discussão proposta fundamenta-se em estudiosos no assunto como: Bossa (2007); Cavalcante (2020); Toffano (2021); Campagnolo (2019), que aprofundaram seus estudos sobre o papel do psicopedagogo no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir da realização de revisão bibliográfica, com o apoio de Marconi; Lakatos, (1992) e Bardin (1977). A pesquisa tem os seguintes objetivos: elaborar uma breve história da psicopedagogia; descrever a atuação do psicopedagogo na escola e elencar as suas contribuições pedagógicas em sala de aula. Portanto, considera-se relevante a referida pesquisa, haja vista, que além de desenvolver atividades que possibilitam o desenvolvimento intelectual do educando, o psicopedagogo atua em parceria com pais, professores, coordenadores e diretores e na prevenção de fatores externos que possam impedir o educando de aprender com êxito.