ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA JORNADA DE DESAFIOS E APRENDIZAGENS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113973 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7264 "inscrito_id" => 13726 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA JORNADA DE DESAFIOS E APRENDIZAGENS" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma disciplina da base curricular dos cursos de Licenciatura, sendo um componente essencial para adquirir noções básicas acerca do sistema educacional e o modo que a teoria estudada se apresenta na prática. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo evidenciar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado II em Matemática. Além disso, busca proporcionar uma reflexão crítica e detalhada sobre diversos aspectos do ambiente escolar, incluindo a caracterização da instituição, do livro didático utilizado, da professora titular, dos alunos, das metodologias pedagógicas empregadas nas aulas, oferecendo uma visão mais abrangente dos desafios e aprendizagens obtidos ao longo do estágio. Através dessa análise, buscamos aprimorar a compreensão acerca das dinâmicas escolares e das práticas educativas. Trata-se de um estudo que utiliza uma metodologia predominantemente qualitativa e uma análise baseada na perspectiva interpretativa a partir da realidade experienciada. A experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II permitiu uma integração entre teoria e prática, enriquecendo a compreensão sobre o fazer pedagógico, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de habilidades inerentes à docência. Observou-se também a importância de criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante, capaz de engajar os alunos e despertar o interesse pela matemática. A experiência vivenciada contribuiu significativamente para o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a prática, da flexibilidade e criatividade na atuação docente, além de destacar a importância de construir relações de confiança com os alunos. O estágio consolidou a visão da docência como um processo desafiador, mas gratificante, que exige constante aprimoramento e adaptação às demandas da realidade escolar. Essa vivência proporcionou novas percepções sobre como aplicar os conhecimentos teóricos na prática da sala de aula, promovendo uma formação mais completa e reflexiva para a atuação como professor de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13726_TB7264_27102024183406.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELAINE DA SILVA VIANA SOARES" "autor_nome_curto" => "HELAINE" "autor_email" => "helaine.soares@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113973 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7264 "inscrito_id" => 13726 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: UMA JORNADA DE DESAFIOS E APRENDIZAGENS" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma disciplina da base curricular dos cursos de Licenciatura, sendo um componente essencial para adquirir noções básicas acerca do sistema educacional e o modo que a teoria estudada se apresenta na prática. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo evidenciar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado II em Matemática. Além disso, busca proporcionar uma reflexão crítica e detalhada sobre diversos aspectos do ambiente escolar, incluindo a caracterização da instituição, do livro didático utilizado, da professora titular, dos alunos, das metodologias pedagógicas empregadas nas aulas, oferecendo uma visão mais abrangente dos desafios e aprendizagens obtidos ao longo do estágio. Através dessa análise, buscamos aprimorar a compreensão acerca das dinâmicas escolares e das práticas educativas. Trata-se de um estudo que utiliza uma metodologia predominantemente qualitativa e uma análise baseada na perspectiva interpretativa a partir da realidade experienciada. A experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II permitiu uma integração entre teoria e prática, enriquecendo a compreensão sobre o fazer pedagógico, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de habilidades inerentes à docência. Observou-se também a importância de criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante, capaz de engajar os alunos e despertar o interesse pela matemática. A experiência vivenciada contribuiu significativamente para o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a prática, da flexibilidade e criatividade na atuação docente, além de destacar a importância de construir relações de confiança com os alunos. O estágio consolidou a visão da docência como um processo desafiador, mas gratificante, que exige constante aprimoramento e adaptação às demandas da realidade escolar. Essa vivência proporcionou novas percepções sobre como aplicar os conhecimentos teóricos na prática da sala de aula, promovendo uma formação mais completa e reflexiva para a atuação como professor de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13726_TB7264_27102024183406.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELAINE DA SILVA VIANA SOARES" "autor_nome_curto" => "HELAINE" "autor_email" => "helaine.soares@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }