Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES INICIANTES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Na formação dos futuros professores da educação básica, o estágio supervisionado se apresenta como obrigatório para os cursos de licenciatura, na perspectiva de possibilitar a imersão do professor iniciante ao seu futuro ambiente de trabalho, oportunizando-o vivenciar experiências como docentes estagiários, necessárias para o desenvolvimento de competências e habilidades, que são significativas para a construção da identidade profissional. A presente pesquisa objetivou analisar a percepção dos professores iniciantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE) sobre estágio supervisionado, a partir de suas respectivas experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental (ESEF), no ensino de Ciências. Para tanto, 12 estagiários matriculados em ESEF, no semestre 2022.2, foram submetidos a um questionário semiestruturado, organizado considerando os seguintes eixos: compreensão sobre o estágio; estágio na formação docente; ao término do curso, quais as pretensões; entendimento sobre ensino e aprendizagem; e, competências e habilidades que desenvolveram na vivência do estágio. Adotou-se como análise de dados abordagem qualitativa. Evidenciou-se nos resultados que, quanto às concepções sobre o estágio, os estagiários têm perspectivas em desenvolver boas experiências na escola campo; sobre a importância da disciplina na formação do professor; no desejo de exercer a profissão ao término do curso, fazer uma pós-graduação; sobre o processo ensino e aprendizagem mostraram uma tendência de formação conteudista e de transmissão de conhecimentos; e, nas competências e habilidades desenvolvidas, apontaram a oralidade na comunicação, o uso das ferramentas tecnológicas, ludicidade e empatia no ambiente de trabalho. Conclui-se, que os professores iniciantes no estágio apresentaram o desejo de vivenciar a sala de aula, favorecendo a construção da identidade docente, além de exercer a profissão com autonomia e protagonismo, sem esquecer da qualificação profissional com a pós-graduação.

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