Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113485
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6578
    "inscrito_id" => 17139
    "titulo" => "AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar no formato de relato de experiências as atividades desenvolvidas no projeto de alfabetização do Instituto Cores do Mará, em São Luís/MA. O relato de experiência se concentra nas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2023, no contraturno escolar, com 18 crianças entre 8 e 11 anos, que ainda não haviam consolidado a alfabetização. Formando uma classe multisseriada com estudantes de diferentes idades e níveis de desenvolvimento em encontros semanais de 2h. Com o objetivo de promover uma alfabetização que respeitasse as individualidades e o ritmo de aprendizagem de cada criança, a partir de uma perspectiva humanizadora. A metodologia adotada incluiu práticas pedagógicas centradas na criança, que priorizaram a interação, a colaboração e o desenvolvimento integral. As atividades pedagógicas foram diversificadas, abrangendo jogos educativos, contação de histórias e uso de materiais concretos, que facilitaram a compreensão dos conteúdos de forma lúdica e significativa. A avaliação contínua foi um componente essencial do projeto, permitindo um acompanhamento próximo e personalizado do progresso de cada criança. Os educadores puderam identificar as necessidades específicas de cada estudante e ajustar as estratégias de ensino conforme necessário, garantindo que todos tivessem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita de maneira eficaz. Os resultados evidenciaram que a abordagem humanizadora, ao focar no respeito às diferenças e no estímulo ao desenvolvimento integral, criou um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e motivador. As crianças demonstraram avanços significativos não apenas na aquisição de habilidades cognitivas, mas também no desenvolvimento socioemocional, na autoestima e na capacidade de trabalhar em grupo. A experiência mostra que, mesmo em contextos desafiadores, é possível alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz e humanizado, proporcionando às crianças uma segunda oportunidade de consolidar a alfabetização de forma completa e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17139_TB6578_14062024185212.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BRYHENA BRITO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "BRYHENA MARTINS"
    "autor_email" => "prof.andressabryhena@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113485
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6578
    "inscrito_id" => 17139
    "titulo" => "AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar no formato de relato de experiências as atividades desenvolvidas no projeto de alfabetização do Instituto Cores do Mará, em São Luís/MA. O relato de experiência se concentra nas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2023, no contraturno escolar, com 18 crianças entre 8 e 11 anos, que ainda não haviam consolidado a alfabetização. Formando uma classe multisseriada com estudantes de diferentes idades e níveis de desenvolvimento em encontros semanais de 2h. Com o objetivo de promover uma alfabetização que respeitasse as individualidades e o ritmo de aprendizagem de cada criança, a partir de uma perspectiva humanizadora. A metodologia adotada incluiu práticas pedagógicas centradas na criança, que priorizaram a interação, a colaboração e o desenvolvimento integral. As atividades pedagógicas foram diversificadas, abrangendo jogos educativos, contação de histórias e uso de materiais concretos, que facilitaram a compreensão dos conteúdos de forma lúdica e significativa. A avaliação contínua foi um componente essencial do projeto, permitindo um acompanhamento próximo e personalizado do progresso de cada criança. Os educadores puderam identificar as necessidades específicas de cada estudante e ajustar as estratégias de ensino conforme necessário, garantindo que todos tivessem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita de maneira eficaz. Os resultados evidenciaram que a abordagem humanizadora, ao focar no respeito às diferenças e no estímulo ao desenvolvimento integral, criou um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e motivador. As crianças demonstraram avanços significativos não apenas na aquisição de habilidades cognitivas, mas também no desenvolvimento socioemocional, na autoestima e na capacidade de trabalhar em grupo. A experiência mostra que, mesmo em contextos desafiadores, é possível alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz e humanizado, proporcionando às crianças uma segunda oportunidade de consolidar a alfabetização de forma completa e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID17139_TB6578_14062024185212.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BRYHENA BRITO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "BRYHENA MARTINS"
    "autor_email" => "prof.andressabryhena@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar no formato de relato de experiências as atividades desenvolvidas no projeto de alfabetização do Instituto Cores do Mará, em São Luís/MA. O relato de experiência se concentra nas atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2023, no contraturno escolar, com 18 crianças entre 8 e 11 anos, que ainda não haviam consolidado a alfabetização. Formando uma classe multisseriada com estudantes de diferentes idades e níveis de desenvolvimento em encontros semanais de 2h. Com o objetivo de promover uma alfabetização que respeitasse as individualidades e o ritmo de aprendizagem de cada criança, a partir de uma perspectiva humanizadora. A metodologia adotada incluiu práticas pedagógicas centradas na criança, que priorizaram a interação, a colaboração e o desenvolvimento integral. As atividades pedagógicas foram diversificadas, abrangendo jogos educativos, contação de histórias e uso de materiais concretos, que facilitaram a compreensão dos conteúdos de forma lúdica e significativa. A avaliação contínua foi um componente essencial do projeto, permitindo um acompanhamento próximo e personalizado do progresso de cada criança. Os educadores puderam identificar as necessidades específicas de cada estudante e ajustar as estratégias de ensino conforme necessário, garantindo que todos tivessem a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita de maneira eficaz. Os resultados evidenciaram que a abordagem humanizadora, ao focar no respeito às diferenças e no estímulo ao desenvolvimento integral, criou um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e motivador. As crianças demonstraram avanços significativos não apenas na aquisição de habilidades cognitivas, mas também no desenvolvimento socioemocional, na autoestima e na capacidade de trabalhar em grupo. A experiência mostra que, mesmo em contextos desafiadores, é possível alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz e humanizado, proporcionando às crianças uma segunda oportunidade de consolidar a alfabetização de forma completa e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.