Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLOCAÇÕES ESPECIALIZADAS DA ÁREA DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS BASEADAS EM CORPUS PARA O ENSINO DE INGLÊS TÉCNICO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Colocações especializadas são combinações convencionais de palavras empregadas por especialistas de determinada área para expressão linguística coerente e espontânea. Compreendê-las e utilizá-las é fundamental, pois elas resultam de convenções linguísticas, as quais, quando não respeitadas, podem levar a incoerências comunicativas. Em se tratando de ensino de inglês técnico, tal como nos cursos técnicos da área de alimentos do IFMS, a aprendizagem de colocações especializadas mostra-se relevante para que estudantes se habituem ao léxico em língua inglesa que encontrarão em suas atividades acadêmico-profissionais, evitando, assim, erros colocacionais ao empregar, por exemplo, food safety e food security de forma intercambiável. Food safety relaciona-se à segurança do alimento, isto é, aos procedimentos e práticas necessárias à prevenção de contaminantes em diversas fases do processo produtivo. Food security, por sua vez, diz respeito a políticas que promovam o acesso da população a alimentos saudáveis e em quantidades apropriadas. Desconhecendo as convenções linguísticas, mesmo profissionais experientes podem incorrer ao erro, ao redigirem artigos acadêmicos em língua inglesa. Frente a essas considerações, este trabalho objetiva discutir contribuições pedagógicas, a partir de corpora, que podem ser aplicadas em sala de aula para o ensino de colocações especializadas nas disciplinas de inglês técnico dos cursos técnicos de alimentos do IFMS. Para discussão das contribuições, escolhemos para análise a palavra food e as colocações que dela se desdobram. Para tanto, norteamo-nos pela abordagem lexical e pela abordagem orientada por dados, com foco na autonomia do aprendiz. Exploramos, ainda, um glossário bilíngue (inglês/português) de colocações especializadas da referida área, além de ferramentas e plataformas de análise lexical. De nossa perspectiva, trabalhos como esse auxiliam na difusão do ensino do léxico baseado em corpora e chamam a atenção de professores e alunos para o potencial combinatório das palavras, especialmente no ensino de língua inglesa na educação profissional e tecnológica.

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