VASCONCELOS, Juscelandia Machado. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111520>. Acesso em: 25/12/2024 10:21
Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular a álgebra passou a fazer parte das aulas de Matemática desde o primeiro ano do ensino fundamental. Essa unidade temática tem como propósito desenvolver o pensamento algébrico através de sequências, propriedades das operações e das relações de igualdade. O presente estudo apresenta a análise de uma tarefa sobre a temática álgebra, voltada para o 4º e 5º ano dos anos iniciais, a partir do olhar de um grupo de professoras em um contexto de formação continuada, no âmbito do Programa Alfabetização na Idade Certa. Nosso aporte teórico-metodológico se baseia nos estudos de Souza, Lopes e Nascimento (2020), Carneiro, Souza e Bertini (2018) e Brasil (2018). A partir das análises pudemos compreender que a presença da álgebra nos anos iniciais de escolarização, ainda tem causado estranheza por parte dos professores. No grupo deste estudo em especial, percebemos que algumas professoras não apresentaram clareza dos conceitos desenvolvidos na etapa de escolarização, mesmo sabendo que é uma unidade tematiza que será aprofundada nos anos finais, as mesmas apresentaram dificuldades no desenvolvimento de uma tarefa que envolvia a utilização de símbolos, representação de padrões e uso de operações para expressar generalizações. Nesse sentido, esperamos que esse trabalho possa colaborar com o ensino da álgebra nos anos iniciais.