MUSEU-ESCOLA ENQUANTO FERRAMENTA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DE DISCIPLINA ELETIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109905 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1463 "inscrito_id" => 6128 "titulo" => "MUSEU-ESCOLA ENQUANTO FERRAMENTA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DE DISCIPLINA ELETIVA" "resumo" => "Museu pode ser considerado um estabelecimento de caráter permanente gerenciado para o interesse comum, com as finalidades de conservar, investigar e valorizar de diversas maneiras um ou demais conjuntos de elementos de valor cultural para um grupo social. Para tanto, o museu necessita de políticas e ações que estimulem a preservação e salvaguarda desses espaços. Desta maneira, os educadores em seu papel de mediadores e formadores devem elaborar planejamentos e estratégias de cunho pedagógico visando a utilização da Educação Patrimonial enquanto meio para o trato cuidadoso da história local. Perante o exposto, a presente pesquisa busca analisar a estratégia pedagógica de construção de um Museu-Escola como estratégia de aprendizagem para educação patrimonial visando (re)construir elo existente entre os estudantes e a história local presente na cidade de Igarassu. Com esse intuito se utilizou da pesquisa-ação para esta análise iniciando-se na procura das necessidades e curiosidades dos atores educacionais, caracterizando a fase exploratória. Na sequência, foi concebido um planejamento bimestral dos temas que seriam abordados na disciplina eletiva, buscando conectar a teoria e a prática com a aceitação do público-alvo, constituindo a fase de planejamento. Aplicação prática e teórica das aulas ministradas na eletiva, configurando a fase ação. Por conseguinte a fase avaliação da ação foi composta por uma culminância de todas as atividades desenvolvidas na eletiva, manifestando os pontos positivos e negativos da construção e aplicação desta disciplina. Mesmo diante dos desafios encontrados ao longo do planejamento e da implementação da eletiva, foi notória a consciência da importância histórica que circunda o local de vivência dos estudantes e a forma como o mesmo impacta suas relações sociais, sendo imperativa a adoção de medidas que promovam a preservação e salvaguarda dos instrumentos públicos de manutenção da memória e da história. Aliar a história local e a educação patrimonial, no caso da eletiva a construção de um Museu-Escola, foi significativo para manter o foco e despertar o interesse nos(as) alunos(as) em relação a temática principal da disciplina eletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6128_TB1463_29022024230257.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FELIPE MIGUEL DA SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "lfelippe.hist@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109905 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1463 "inscrito_id" => 6128 "titulo" => "MUSEU-ESCOLA ENQUANTO FERRAMENTA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DE DISCIPLINA ELETIVA" "resumo" => "Museu pode ser considerado um estabelecimento de caráter permanente gerenciado para o interesse comum, com as finalidades de conservar, investigar e valorizar de diversas maneiras um ou demais conjuntos de elementos de valor cultural para um grupo social. Para tanto, o museu necessita de políticas e ações que estimulem a preservação e salvaguarda desses espaços. Desta maneira, os educadores em seu papel de mediadores e formadores devem elaborar planejamentos e estratégias de cunho pedagógico visando a utilização da Educação Patrimonial enquanto meio para o trato cuidadoso da história local. Perante o exposto, a presente pesquisa busca analisar a estratégia pedagógica de construção de um Museu-Escola como estratégia de aprendizagem para educação patrimonial visando (re)construir elo existente entre os estudantes e a história local presente na cidade de Igarassu. Com esse intuito se utilizou da pesquisa-ação para esta análise iniciando-se na procura das necessidades e curiosidades dos atores educacionais, caracterizando a fase exploratória. Na sequência, foi concebido um planejamento bimestral dos temas que seriam abordados na disciplina eletiva, buscando conectar a teoria e a prática com a aceitação do público-alvo, constituindo a fase de planejamento. Aplicação prática e teórica das aulas ministradas na eletiva, configurando a fase ação. Por conseguinte a fase avaliação da ação foi composta por uma culminância de todas as atividades desenvolvidas na eletiva, manifestando os pontos positivos e negativos da construção e aplicação desta disciplina. Mesmo diante dos desafios encontrados ao longo do planejamento e da implementação da eletiva, foi notória a consciência da importância histórica que circunda o local de vivência dos estudantes e a forma como o mesmo impacta suas relações sociais, sendo imperativa a adoção de medidas que promovam a preservação e salvaguarda dos instrumentos públicos de manutenção da memória e da história. Aliar a história local e a educação patrimonial, no caso da eletiva a construção de um Museu-Escola, foi significativo para manter o foco e despertar o interesse nos(as) alunos(as) em relação a temática principal da disciplina eletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6128_TB1463_29022024230257.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FELIPE MIGUEL DA SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "lfelippe.hist@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }