Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE E ENSINO DE IMUNOLOGIA: CAMINHOS PARA UM ENSINO MAIS ENVOLVENTE E A APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113481
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6573
    "inscrito_id" => 5575
    "titulo" => "LUDICIDADE E ENSINO DE IMUNOLOGIA: CAMINHOS PARA UM ENSINO MAIS ENVOLVENTE E A APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA"
    "resumo" => "O ensino da imunologia, ciência complexa e necessária nos cursos da área da saúde, frequentemente enfrenta dificuldades devido ao conteúdo teórico extenso e abstrato. Nesse sentido, a ludicidade apresenta-se como estratégia pedagógica inovadora e eficaz, capaz de transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este estudo explora a importância da produção de jogos no ensino da imunologia, refletindo também sobre o impacto dessa abordagem na minha formação enquanto futura educadora. Nesse contexto, desenvolvemos dois jogos didáticos a serem utilizados como ferramentas complementares às aulas expositivas. A criação desses jogos envolveu várias etapas, a saber: seleção dos conteúdos, design das dinâmicas de jogo e projeção de materiais visuais e interativos. Os materiais didáticos produzidos foram intitulados: “Quebra-cabeça da imunidade” e "Dominulogia ", ambos aplicados em turmas da graduação em Ciências Biológicas e Biotecnologia. O primeiro trata-se de um jogo de quebra-cabeça que contém peças que explicam os processos da resposta imunológica contra protozoários. O segundo é um jogo de dominó que ensina sobre o processamento e apresentação de antígenos pelas células de defesa e aspectos importantes da imunidade adaptativa. Já é descrito na literatura que a implementação de jogos em um ambiente educacional é altamente benéfica, uma vez que os alunos apresentam maior interação e otimização na compreensão dos conceitos. Assim como a criação e a aplicação desses jogos são importantes para formação docente, enquanto futura professora. Essa experiência de desenvolver recursos pedagógicos inovadores e observar o impacto positivo no aprendizado dos alunos reforçou minha motivação e entusiasmo pela docência, destacando a importância de métodos de ensino criativos. Em resumo, a ludicidade mostra-se como ferramenta valiosa e impulsionadora para o ensino da imunologia, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente, contribuindo significativamente para minha formação profissional, oportunizando-me a enfrentar os desafios do ensino com soluções criativas e eficazes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5575_TB6573_17102024104525.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA ELEN DE SOUZA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancaelen@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113481
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6573
    "inscrito_id" => 5575
    "titulo" => "LUDICIDADE E ENSINO DE IMUNOLOGIA: CAMINHOS PARA UM ENSINO MAIS ENVOLVENTE E A APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA"
    "resumo" => "O ensino da imunologia, ciência complexa e necessária nos cursos da área da saúde, frequentemente enfrenta dificuldades devido ao conteúdo teórico extenso e abstrato. Nesse sentido, a ludicidade apresenta-se como estratégia pedagógica inovadora e eficaz, capaz de transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este estudo explora a importância da produção de jogos no ensino da imunologia, refletindo também sobre o impacto dessa abordagem na minha formação enquanto futura educadora. Nesse contexto, desenvolvemos dois jogos didáticos a serem utilizados como ferramentas complementares às aulas expositivas. A criação desses jogos envolveu várias etapas, a saber: seleção dos conteúdos, design das dinâmicas de jogo e projeção de materiais visuais e interativos. Os materiais didáticos produzidos foram intitulados: “Quebra-cabeça da imunidade” e "Dominulogia ", ambos aplicados em turmas da graduação em Ciências Biológicas e Biotecnologia. O primeiro trata-se de um jogo de quebra-cabeça que contém peças que explicam os processos da resposta imunológica contra protozoários. O segundo é um jogo de dominó que ensina sobre o processamento e apresentação de antígenos pelas células de defesa e aspectos importantes da imunidade adaptativa. Já é descrito na literatura que a implementação de jogos em um ambiente educacional é altamente benéfica, uma vez que os alunos apresentam maior interação e otimização na compreensão dos conceitos. Assim como a criação e a aplicação desses jogos são importantes para formação docente, enquanto futura professora. Essa experiência de desenvolver recursos pedagógicos inovadores e observar o impacto positivo no aprendizado dos alunos reforçou minha motivação e entusiasmo pela docência, destacando a importância de métodos de ensino criativos. Em resumo, a ludicidade mostra-se como ferramenta valiosa e impulsionadora para o ensino da imunologia, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente, contribuindo significativamente para minha formação profissional, oportunizando-me a enfrentar os desafios do ensino com soluções criativas e eficazes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5575_TB6573_17102024104525.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA ELEN DE SOUZA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA"
    "autor_email" => "biancaelen@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino da imunologia, ciência complexa e necessária nos cursos da área da saúde, frequentemente enfrenta dificuldades devido ao conteúdo teórico extenso e abstrato. Nesse sentido, a ludicidade apresenta-se como estratégia pedagógica inovadora e eficaz, capaz de transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este estudo explora a importância da produção de jogos no ensino da imunologia, refletindo também sobre o impacto dessa abordagem na minha formação enquanto futura educadora. Nesse contexto, desenvolvemos dois jogos didáticos a serem utilizados como ferramentas complementares às aulas expositivas. A criação desses jogos envolveu várias etapas, a saber: seleção dos conteúdos, design das dinâmicas de jogo e projeção de materiais visuais e interativos. Os materiais didáticos produzidos foram intitulados: “Quebra-cabeça da imunidade” e "Dominulogia ", ambos aplicados em turmas da graduação em Ciências Biológicas e Biotecnologia. O primeiro trata-se de um jogo de quebra-cabeça que contém peças que explicam os processos da resposta imunológica contra protozoários. O segundo é um jogo de dominó que ensina sobre o processamento e apresentação de antígenos pelas células de defesa e aspectos importantes da imunidade adaptativa. Já é descrito na literatura que a implementação de jogos em um ambiente educacional é altamente benéfica, uma vez que os alunos apresentam maior interação e otimização na compreensão dos conceitos. Assim como a criação e a aplicação desses jogos são importantes para formação docente, enquanto futura professora. Essa experiência de desenvolver recursos pedagógicos inovadores e observar o impacto positivo no aprendizado dos alunos reforçou minha motivação e entusiasmo pela docência, destacando a importância de métodos de ensino criativos. Em resumo, a ludicidade mostra-se como ferramenta valiosa e impulsionadora para o ensino da imunologia, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente, contribuindo significativamente para minha formação profissional, oportunizando-me a enfrentar os desafios do ensino com soluções criativas e eficazes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.