Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ESPAÇO ESCOLAR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110056
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1680
    "inscrito_id" => 8558
    "titulo" => "HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => "O tema educação possui tamanha importância que ultrapassa o seu alcance pedagógico, construindo objetos de estudos para todas as áreas do conhecimento, adequando-se como um alicerce para nós arquitetos, que tratamos de materializar os ambientes para o seu desenvolvimento. O presente artigo tem o objetivo ressaltar a importância do estudo do espaço escolar, na historiografia das Instituições Educativas. A pesquisa em História da Educação nos dias atuais tem a escola como objeto recorrente e vem sendo ampliada e renovada. A pesquisa com instituições, as análises sociológicas, organizacionais e curriculares compilam-se com o objetivo de uma reconstituição historiográfica de valor, pois se propõe a contextualizar a instituição pesquisada no cenário político, social, cultural e educacional em que ela se desenvolveu. O ambiente físico escolar é o local do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e seu edifício deve ser analisado como afirmação cultural de uma determinada comunidade, por refletir e expressar aspectos que vão muito além de sua materialidade. Diante de todas as considerações apresentadas, podemos compreender que o estudo em História da Educação está inerentemente associado à pesquisa sobre a escola como um todo e que vários são os aspectos que podem ser levados em consideração como fontes. A metodologia utilizada, é o da pesquisa bibliográfica, obtendo reflexões acerca da história e da evolução das instituições educativas, demonstrando nos resultados que podemos dar mais ênfase ao espaço ali vivido, para poder entendermos as dinâmicas e as práticas educativas ali existentes. Afinal como Frago (2001) afirma o espaço jamais é neutro: em vez disso, ele “carrega em sua configuração como território e lugar, signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais e daqueles que o habitam” (FRAGO, 2001, p. 64)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8558_TB1680_09102024142514.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INDAYANE GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "INDAYANE GOMES"
    "autor_email" => "indayanegomes_@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110056
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1680
    "inscrito_id" => 8558
    "titulo" => "HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => "O tema educação possui tamanha importância que ultrapassa o seu alcance pedagógico, construindo objetos de estudos para todas as áreas do conhecimento, adequando-se como um alicerce para nós arquitetos, que tratamos de materializar os ambientes para o seu desenvolvimento. O presente artigo tem o objetivo ressaltar a importância do estudo do espaço escolar, na historiografia das Instituições Educativas. A pesquisa em História da Educação nos dias atuais tem a escola como objeto recorrente e vem sendo ampliada e renovada. A pesquisa com instituições, as análises sociológicas, organizacionais e curriculares compilam-se com o objetivo de uma reconstituição historiográfica de valor, pois se propõe a contextualizar a instituição pesquisada no cenário político, social, cultural e educacional em que ela se desenvolveu. O ambiente físico escolar é o local do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e seu edifício deve ser analisado como afirmação cultural de uma determinada comunidade, por refletir e expressar aspectos que vão muito além de sua materialidade. Diante de todas as considerações apresentadas, podemos compreender que o estudo em História da Educação está inerentemente associado à pesquisa sobre a escola como um todo e que vários são os aspectos que podem ser levados em consideração como fontes. A metodologia utilizada, é o da pesquisa bibliográfica, obtendo reflexões acerca da história e da evolução das instituições educativas, demonstrando nos resultados que podemos dar mais ênfase ao espaço ali vivido, para poder entendermos as dinâmicas e as práticas educativas ali existentes. Afinal como Frago (2001) afirma o espaço jamais é neutro: em vez disso, ele “carrega em sua configuração como território e lugar, signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais e daqueles que o habitam” (FRAGO, 2001, p. 64)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8558_TB1680_09102024142514.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INDAYANE GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "INDAYANE GOMES"
    "autor_email" => "indayanegomes_@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O tema educação possui tamanha importância que ultrapassa o seu alcance pedagógico, construindo objetos de estudos para todas as áreas do conhecimento, adequando-se como um alicerce para nós arquitetos, que tratamos de materializar os ambientes para o seu desenvolvimento. O presente artigo tem o objetivo ressaltar a importância do estudo do espaço escolar, na historiografia das Instituições Educativas. A pesquisa em História da Educação nos dias atuais tem a escola como objeto recorrente e vem sendo ampliada e renovada. A pesquisa com instituições, as análises sociológicas, organizacionais e curriculares compilam-se com o objetivo de uma reconstituição historiográfica de valor, pois se propõe a contextualizar a instituição pesquisada no cenário político, social, cultural e educacional em que ela se desenvolveu. O ambiente físico escolar é o local do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e seu edifício deve ser analisado como afirmação cultural de uma determinada comunidade, por refletir e expressar aspectos que vão muito além de sua materialidade. Diante de todas as considerações apresentadas, podemos compreender que o estudo em História da Educação está inerentemente associado à pesquisa sobre a escola como um todo e que vários são os aspectos que podem ser levados em consideração como fontes. A metodologia utilizada, é o da pesquisa bibliográfica, obtendo reflexões acerca da história e da evolução das instituições educativas, demonstrando nos resultados que podemos dar mais ênfase ao espaço ali vivido, para poder entendermos as dinâmicas e as práticas educativas ali existentes. Afinal como Frago (2001) afirma o espaço jamais é neutro: em vez disso, ele “carrega em sua configuração como território e lugar, signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais e daqueles que o habitam” (FRAGO, 2001, p. 64).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.