Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAPACITISMO NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO E PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O capacitismo, termo utilizado para descrever comportamentos discriminatórios em relação às pessoas com deficiência, tornou – se um tema recorrente nos espaços escolares atualmente, visto que as crianças e adolescentes não possuem consciência sobre o tema e muitas vezes praticam preconceitos e discriminação sem ao menos saber que estão sendo capacitistas. Dessa forma, a pesquisa fundamenta - se em investigar as concepções dos discentes e dos docentes do 4° Colégio da Polícia Militar – Ministro Jarbas Passarinho diante da temática " Capacitismo" no contexto escolar, possibilitando reconhecimento dos estigmas construídos neste espaço, como também reconhecer as necessidades ansiadas pela comunidade escolar para melhor atender as necessidades de alunos com deficiência, possibilitando reflexões sobre as posturas discriminatórias encontradas nos mesmos. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizado uma pesquisa quali-quantitativa através de um estudo de campo com a aplicação de um questionário desenvolvido pelos bolsistas e coordenadores do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA com as turmas do 1° e 3° ano e docentes da instituição. Através do questionário ficou perceptível que os discentes possuem uma visão limitada sobre o tema, ao pensarem que alunos com deficiência precisam de tratamento especial, pois são menos capazes de realizar atividades. A maioria dos docentes não sabiam o que significava o termo capacitismo, porém conseguiam distinguir ações discriminatórias referente a minoria, mas que não se sentem preparados para realizarem intervenções. Diante do exposto, pode – se observar que comportamentos capacitistas, muitas vezes, advém da falta de conhecimento relacionado ao tema, ficando evidente a necessidade de promover um ambiente destinado a informar, debater e assegurar conhecimentos em relação ao termo, a fim de promover dentro da comunidade escolar um ambiente de inclusão.

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