Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MERGULHO COLETIVO: VIVÊNCIAS DENTRO DO PROJETO DE PESQUISA “PROCESSO DE CRIAÇÃO NA ENCANTARIA DO CORPO”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113397
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6455
    "inscrito_id" => 17082
    "titulo" => "MERGULHO COLETIVO: VIVÊNCIAS DENTRO DO PROJETO DE PESQUISA “PROCESSO DE CRIAÇÃO NA ENCANTARIA DO CORPO”"
    "resumo" => "O presente trabalho é um dos resultados das atividades desenvolvidas por meio da bolsa de iniciação científica (PIBIC/UFPA), realizado no projeto de pesquisa Processos de criação na encantaria do corpo: encontros, mergulhos e poéticas em dança, da Faculdade de Dança da UFPA (FADAN/ICA\UFPA). A pesquisa parte da noção rio de memórias (Aroucha e Souza, 2024), a qual propõe um fazer/criar em dança que utiliza a memória como um estímulo criativo para o mergulho do corpo em suas histórias de vida. Este estudo objetiva apresentar, descrever e analisar 3 (três) durante o mês de novembro de 2023, com os participantes do projeto de pesquisa “Processos de criação na encantaria do corpo: encontros, mergulhos e poéticas em dança”. A pesquisa focaliza os atravessamentos coletivos do corpo como potência para a experimentação em dança. Neste contexto, reflete-se a respeito da subjetividade do corpo implicada em sua dimensão coletiva, observando-se que a subjetividade, é também composta de multiplicidade, desta forma os estímulos da subjetividade corporal em dança atrelada às relações coletivas que se dão em processo criativo, compreendendo que subjetividade e multiplicidade estão implicadas uma na outra. Na rede teórica utiliza-se a noção de rio de memórias de Aroucha e Souza (2024), a filosofia Ubuntu Nascimento (2016), Saraiva (2019) e Cavalcante (2020) e o conceito de Rizoma de Deleuze e Guattari (1995). A metodologia da pesquisa inspira-se na noção de rio de memórias, ao propor mergulhos aos participantes, para que possam experimentar o corpo por meio da relação com suas memórias particulares. As noções norteadoras dos mergulhos são: à beira, arquivo memória-corpo, evocar, poética memorial e dança particular (Aroucha e Souza, 2024), a filosofia Ubuntu e o conceito de rizoma (Deleuze e Guatarri, 1995). O resultado do estudo é a proposição de 3 (três) experimentações que estimulam o mergulho do corpo na memória por meio da conexão desta com as redes coletivas que a formam, a fim de que seja disparadora da sensibilização do corpo para a criação em dança"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17082_TB6455_07062024084310.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA LIMA AROUCHA"
    "autor_nome_curto" => "Rita de Cassia"
    "autor_email" => "cassiaoliveiralimara2004@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113397
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6455
    "inscrito_id" => 17082
    "titulo" => "MERGULHO COLETIVO: VIVÊNCIAS DENTRO DO PROJETO DE PESQUISA “PROCESSO DE CRIAÇÃO NA ENCANTARIA DO CORPO”"
    "resumo" => "O presente trabalho é um dos resultados das atividades desenvolvidas por meio da bolsa de iniciação científica (PIBIC/UFPA), realizado no projeto de pesquisa Processos de criação na encantaria do corpo: encontros, mergulhos e poéticas em dança, da Faculdade de Dança da UFPA (FADAN/ICA\UFPA). A pesquisa parte da noção rio de memórias (Aroucha e Souza, 2024), a qual propõe um fazer/criar em dança que utiliza a memória como um estímulo criativo para o mergulho do corpo em suas histórias de vida. Este estudo objetiva apresentar, descrever e analisar 3 (três) durante o mês de novembro de 2023, com os participantes do projeto de pesquisa “Processos de criação na encantaria do corpo: encontros, mergulhos e poéticas em dança”. A pesquisa focaliza os atravessamentos coletivos do corpo como potência para a experimentação em dança. Neste contexto, reflete-se a respeito da subjetividade do corpo implicada em sua dimensão coletiva, observando-se que a subjetividade, é também composta de multiplicidade, desta forma os estímulos da subjetividade corporal em dança atrelada às relações coletivas que se dão em processo criativo, compreendendo que subjetividade e multiplicidade estão implicadas uma na outra. Na rede teórica utiliza-se a noção de rio de memórias de Aroucha e Souza (2024), a filosofia Ubuntu Nascimento (2016), Saraiva (2019) e Cavalcante (2020) e o conceito de Rizoma de Deleuze e Guattari (1995). A metodologia da pesquisa inspira-se na noção de rio de memórias, ao propor mergulhos aos participantes, para que possam experimentar o corpo por meio da relação com suas memórias particulares. As noções norteadoras dos mergulhos são: à beira, arquivo memória-corpo, evocar, poética memorial e dança particular (Aroucha e Souza, 2024), a filosofia Ubuntu e o conceito de rizoma (Deleuze e Guatarri, 1995). O resultado do estudo é a proposição de 3 (três) experimentações que estimulam o mergulho do corpo na memória por meio da conexão desta com as redes coletivas que a formam, a fim de que seja disparadora da sensibilização do corpo para a criação em dança"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17082_TB6455_07062024084310.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CASSIA LIMA AROUCHA"
    "autor_nome_curto" => "Rita de Cassia"
    "autor_email" => "cassiaoliveiralimara2004@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho é um dos resultados das atividades desenvolvidas por meio da bolsa de iniciação científica (PIBIC/UFPA), realizado no projeto de pesquisa Processos de criação na encantaria do corpo: encontros, mergulhos e poéticas em dança, da Faculdade de Dança da UFPA (FADAN/ICA\UFPA). A pesquisa parte da noção rio de memórias (Aroucha e Souza, 2024), a qual propõe um fazer/criar em dança que utiliza a memória como um estímulo criativo para o mergulho do corpo em suas histórias de vida. Este estudo objetiva apresentar, descrever e analisar 3 (três) durante o mês de novembro de 2023, com os participantes do projeto de pesquisa “Processos de criação na encantaria do corpo: encontros, mergulhos e poéticas em dança”. A pesquisa focaliza os atravessamentos coletivos do corpo como potência para a experimentação em dança. Neste contexto, reflete-se a respeito da subjetividade do corpo implicada em sua dimensão coletiva, observando-se que a subjetividade, é também composta de multiplicidade, desta forma os estímulos da subjetividade corporal em dança atrelada às relações coletivas que se dão em processo criativo, compreendendo que subjetividade e multiplicidade estão implicadas uma na outra. Na rede teórica utiliza-se a noção de rio de memórias de Aroucha e Souza (2024), a filosofia Ubuntu Nascimento (2016), Saraiva (2019) e Cavalcante (2020) e o conceito de Rizoma de Deleuze e Guattari (1995). A metodologia da pesquisa inspira-se na noção de rio de memórias, ao propor mergulhos aos participantes, para que possam experimentar o corpo por meio da relação com suas memórias particulares. As noções norteadoras dos mergulhos são: à beira, arquivo memória-corpo, evocar, poética memorial e dança particular (Aroucha e Souza, 2024), a filosofia Ubuntu e o conceito de rizoma (Deleuze e Guatarri, 1995). O resultado do estudo é a proposição de 3 (três) experimentações que estimulam o mergulho do corpo na memória por meio da conexão desta com as redes coletivas que a formam, a fim de que seja disparadora da sensibilização do corpo para a criação em dança

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.