Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR: REFLEXÕES SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111147 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3195 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR: REFLEXÕES SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS" "resumo" => "A formação continuada de professores vem ganhando novos itinerários e percepções sobre o que está sendo proposto nesse processo formativo que efetivamente subsidie o docente na prática com crianças na educação infantil, considerando esta etapa da educação básica como um momento valioso de formação integral do sujeito. O presente artigo traz um relato de experiência sobre a importância da leitura literária na formação continuada de um grupo de professoras da educação infantil do município de Jacaré dos Homens, Alagoas. Na exposição, objetiva-se descrever as vivências das atividades teórico-práticas dos docentes com o texto literário, durante os quatro encontros formativos, bem como a importância de refletir sobre os itinerários formativos na formação do professor leitor. A análise das experiências se ancoram em um estudo de abordagem qualitativa descritiva, por meio de técnica de observação e questionários destinados às professoras participantes. As reflexões suscitadas buscam amparo nos estudos de Cosson (2018), Nóvoa (2023), Abramovich (2004), Zilberman (2004), Vigotski (1993), Freire (2017). Os resultados sinalizam para a importância do texto literário na formação do professor leitor, crítico, sensível e capaz de refletir sobre sua própria prática, considerando a interação, relação e vivência, a partir da leitura literária como importante instrumento na construção de itinerários formativos mais significativos para professores que atuam com as crianças na primeira etapa da educação básica.A formação continuada de professores vem ganhando novos itinerários e percepções sobre o que está sendo proposto nesse processo formativo que efetivamente subsi" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1610_TB3195_27102024190040.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMÔNICA MARIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simônica Maria" "autor_email" => "simonicamrocha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111147 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3195 "inscrito_id" => 1610 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR: REFLEXÕES SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS" "resumo" => "A formação continuada de professores vem ganhando novos itinerários e percepções sobre o que está sendo proposto nesse processo formativo que efetivamente subsidie o docente na prática com crianças na educação infantil, considerando esta etapa da educação básica como um momento valioso de formação integral do sujeito. O presente artigo traz um relato de experiência sobre a importância da leitura literária na formação continuada de um grupo de professoras da educação infantil do município de Jacaré dos Homens, Alagoas. Na exposição, objetiva-se descrever as vivências das atividades teórico-práticas dos docentes com o texto literário, durante os quatro encontros formativos, bem como a importância de refletir sobre os itinerários formativos na formação do professor leitor. A análise das experiências se ancoram em um estudo de abordagem qualitativa descritiva, por meio de técnica de observação e questionários destinados às professoras participantes. As reflexões suscitadas buscam amparo nos estudos de Cosson (2018), Nóvoa (2023), Abramovich (2004), Zilberman (2004), Vigotski (1993), Freire (2017). Os resultados sinalizam para a importância do texto literário na formação do professor leitor, crítico, sensível e capaz de refletir sobre sua própria prática, considerando a interação, relação e vivência, a partir da leitura literária como importante instrumento na construção de itinerários formativos mais significativos para professores que atuam com as crianças na primeira etapa da educação básica.A formação continuada de professores vem ganhando novos itinerários e percepções sobre o que está sendo proposto nesse processo formativo que efetivamente subsi" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1610_TB3195_27102024190040.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMÔNICA MARIA ROCHA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Simônica Maria" "autor_email" => "simonicamrocha@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação continuada de professores vem ganhando novos itinerários e percepções sobre o que está sendo proposto nesse processo formativo que efetivamente subsidie o docente na prática com crianças na educação infantil, considerando esta etapa da educação básica como um momento valioso de formação integral do sujeito. O presente artigo traz um relato de experiência sobre a importância da leitura literária na formação continuada de um grupo de professoras da educação infantil do município de Jacaré dos Homens, Alagoas. Na exposição, objetiva-se descrever as vivências das atividades teórico-práticas dos docentes com o texto literário, durante os quatro encontros formativos, bem como a importância de refletir sobre os itinerários formativos na formação do professor leitor. A análise das experiências se ancoram em um estudo de abordagem qualitativa descritiva, por meio de técnica de observação e questionários destinados às professoras participantes. As reflexões suscitadas buscam amparo nos estudos de Cosson (2018), Nóvoa (2023), Abramovich (2004), Zilberman (2004), Vigotski (1993), Freire (2017). Os resultados sinalizam para a importância do texto literário na formação do professor leitor, crítico, sensível e capaz de refletir sobre sua própria prática, considerando a interação, relação e vivência, a partir da leitura literária como importante instrumento na construção de itinerários formativos mais significativos para professores que atuam com as crianças na primeira etapa da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.