Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113310
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6335
    "inscrito_id" => 3787
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Com o advento do computador e a presença das TICS-tecnologia da informação e comunicação- nas escolas, percebe-se que se faz necessário formar os educadores para usarem equipamentos como recursos de ensino- aprendizagem. Este trabalho tem como objeto de estudo professores de LIE- laboratório de informática educativa- da Prefeitura de Fortaleza, pois se acredita que necessário, atualmente, apresentar sugestões para aprimorar a sua formação pedagógica. Para organizar e aplicar este trabalho, foi elaborado e aplicado um questionário- pesquisa cujo objetivo foi identificar quais assuntos que esses educadores consideraram fundamentais para a sua formação, assim como localizar as dificuldades apresentadas para que eles possam adquirir os conhecimentos na área. Concluiu-se que eles preferem estudar na modalidade EaD, pois não tem disponibilidade de tempo para estudarem na educação presencial. O objetivo principal deste trabalho foi sugerir como possibilidade de formação um Curso on-line. Este curso teve como meta principal possibilitar a aprendizagem desses educadores na área de Informática Educativa, usando a interatividade e as ferramentas apresentadas pela plataforma Moodle 2.3 e o uso dos mapas conceituais como uma proposta avaliativa. A fundamentação teórica são os teóricos Valente(2007), Moran(2011), Novak(2014), com a teoria da significação e os mapas conceituais. Este trabalho possibilitou que os professores construíssem seus conhecimentos nessa área e sugeriu a possibilidade de uso dos mapas conceituais como proposta avaliativa; apresentou ainda como principal resultado a construção da consciência dos professores sobre a importância da aplicação do programa de formação continuada e como a Ead pode ser utilizada para suprir suas necessidades de formação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID3787_TB6335_17062024152444.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA MARIA DE FREITAS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Natalia Dias"
    "autor_email" => "nataliadi2013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113310
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6335
    "inscrito_id" => 3787
    "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Com o advento do computador e a presença das TICS-tecnologia da informação e comunicação- nas escolas, percebe-se que se faz necessário formar os educadores para usarem equipamentos como recursos de ensino- aprendizagem. Este trabalho tem como objeto de estudo professores de LIE- laboratório de informática educativa- da Prefeitura de Fortaleza, pois se acredita que necessário, atualmente, apresentar sugestões para aprimorar a sua formação pedagógica. Para organizar e aplicar este trabalho, foi elaborado e aplicado um questionário- pesquisa cujo objetivo foi identificar quais assuntos que esses educadores consideraram fundamentais para a sua formação, assim como localizar as dificuldades apresentadas para que eles possam adquirir os conhecimentos na área. Concluiu-se que eles preferem estudar na modalidade EaD, pois não tem disponibilidade de tempo para estudarem na educação presencial. O objetivo principal deste trabalho foi sugerir como possibilidade de formação um Curso on-line. Este curso teve como meta principal possibilitar a aprendizagem desses educadores na área de Informática Educativa, usando a interatividade e as ferramentas apresentadas pela plataforma Moodle 2.3 e o uso dos mapas conceituais como uma proposta avaliativa. A fundamentação teórica são os teóricos Valente(2007), Moran(2011), Novak(2014), com a teoria da significação e os mapas conceituais. Este trabalho possibilitou que os professores construíssem seus conhecimentos nessa área e sugeriu a possibilidade de uso dos mapas conceituais como proposta avaliativa; apresentou ainda como principal resultado a construção da consciência dos professores sobre a importância da aplicação do programa de formação continuada e como a Ead pode ser utilizada para suprir suas necessidades de formação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID3787_TB6335_17062024152444.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA MARIA DE FREITAS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Natalia Dias"
    "autor_email" => "nataliadi2013@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Com o advento do computador e a presença das TICS-tecnologia da informação e comunicação- nas escolas, percebe-se que se faz necessário formar os educadores para usarem equipamentos como recursos de ensino- aprendizagem. Este trabalho tem como objeto de estudo professores de LIE- laboratório de informática educativa- da Prefeitura de Fortaleza, pois se acredita que necessário, atualmente, apresentar sugestões para aprimorar a sua formação pedagógica. Para organizar e aplicar este trabalho, foi elaborado e aplicado um questionário- pesquisa cujo objetivo foi identificar quais assuntos que esses educadores consideraram fundamentais para a sua formação, assim como localizar as dificuldades apresentadas para que eles possam adquirir os conhecimentos na área. Concluiu-se que eles preferem estudar na modalidade EaD, pois não tem disponibilidade de tempo para estudarem na educação presencial. O objetivo principal deste trabalho foi sugerir como possibilidade de formação um Curso on-line. Este curso teve como meta principal possibilitar a aprendizagem desses educadores na área de Informática Educativa, usando a interatividade e as ferramentas apresentadas pela plataforma Moodle 2.3 e o uso dos mapas conceituais como uma proposta avaliativa. A fundamentação teórica são os teóricos Valente(2007), Moran(2011), Novak(2014), com a teoria da significação e os mapas conceituais. Este trabalho possibilitou que os professores construíssem seus conhecimentos nessa área e sugeriu a possibilidade de uso dos mapas conceituais como proposta avaliativa; apresentou ainda como principal resultado a construção da consciência dos professores sobre a importância da aplicação do programa de formação continuada e como a Ead pode ser utilizada para suprir suas necessidades de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.