Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MERCANTILIZAÇÃO DA LICENCIATURA EAD: DIPLOMA GARANTIDO, APRENDIZADO EM RISCO?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114449
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7953
    "inscrito_id" => 20229
    "titulo" => "MERCANTILIZAÇÃO DA LICENCIATURA EAD: DIPLOMA GARANTIDO, APRENDIZADO EM RISCO?"
    "resumo" => "As licenciaturas na modalidade Ensino a Distância (EAD) oferecem oportunidades de aprendizado acessíveis, flexibilizando os horários e locais de estudo, adaptando-se às necessidades dos estudantes. Se popularizaram com o avanço da tecnologia, visando promover a democratização de acesso ao ensino superior e inclusão de pessoas sem condições de frequentar as aulas presencialmente, especialmente por motivos como renda limitada, trabalho, distância geográfica, necessidades especiais ou responsabilidades familiares. No entanto, o aumento exponencial da oferta desses cursos, principalmente por instituições privadas, trouxe preocupações. Muitas promessas “milagrosas” incluem graduações de curta duração, ausência de estágios, conteúdo superficial, avaliações sem rigor e diplomas sem validade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esse cenário caracteriza a mercantilização da formação docente, onde o título acadêmico não reflete a qualidade, comprometendo o ensino básico devido à formação inadequada dos professores. Este estudo objetiva analisar os pressupostos da Licenciatura EAD considerando as problemáticas e potencialidades, destacando o contraste entre a democratização do acesso ao ensino superior e a mera preocupação na lucratividade de algumas instituições. A pesquisa é bibliográfica e utiliza uma abordagem quanti-qualitativa para avaliar aspectos objetivos e subjetivos da temática. Observou-se a necessidade de uma investigação cuidadosa das instituições que oferecem essas licenciaturas, especialmente em casos de segunda licenciatura com prazos curtos e requisitos mínimos, carecendo de pesquisas e extensões. Também se ressalta a importância de verificar a validade dos cursos perante o MEC. A licenciatura não pode ser tratada como um mero produto disposto a venda, e o diploma não é apenas um simples pedaço de papel; ele representa a conclusão de um processo que deve garantir a capacidade para o exercício qualitativo da docência. Afinal, é uma profissão crucial para a melhoria do sistema educacional brasileiro e desenvolvimento da sociedade, pelo seu papel na formação de cidadãos críticos aptos segundo as demandas sociais vigentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20229_TB7953_27102024174259.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMYLLA SOARES KOSWOSKI"
    "autor_nome_curto" => "CAMYLLA"
    "autor_email" => "camyllasoareskoswoski@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114449
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7953
    "inscrito_id" => 20229
    "titulo" => "MERCANTILIZAÇÃO DA LICENCIATURA EAD: DIPLOMA GARANTIDO, APRENDIZADO EM RISCO?"
    "resumo" => "As licenciaturas na modalidade Ensino a Distância (EAD) oferecem oportunidades de aprendizado acessíveis, flexibilizando os horários e locais de estudo, adaptando-se às necessidades dos estudantes. Se popularizaram com o avanço da tecnologia, visando promover a democratização de acesso ao ensino superior e inclusão de pessoas sem condições de frequentar as aulas presencialmente, especialmente por motivos como renda limitada, trabalho, distância geográfica, necessidades especiais ou responsabilidades familiares. No entanto, o aumento exponencial da oferta desses cursos, principalmente por instituições privadas, trouxe preocupações. Muitas promessas “milagrosas” incluem graduações de curta duração, ausência de estágios, conteúdo superficial, avaliações sem rigor e diplomas sem validade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esse cenário caracteriza a mercantilização da formação docente, onde o título acadêmico não reflete a qualidade, comprometendo o ensino básico devido à formação inadequada dos professores. Este estudo objetiva analisar os pressupostos da Licenciatura EAD considerando as problemáticas e potencialidades, destacando o contraste entre a democratização do acesso ao ensino superior e a mera preocupação na lucratividade de algumas instituições. A pesquisa é bibliográfica e utiliza uma abordagem quanti-qualitativa para avaliar aspectos objetivos e subjetivos da temática. Observou-se a necessidade de uma investigação cuidadosa das instituições que oferecem essas licenciaturas, especialmente em casos de segunda licenciatura com prazos curtos e requisitos mínimos, carecendo de pesquisas e extensões. Também se ressalta a importância de verificar a validade dos cursos perante o MEC. A licenciatura não pode ser tratada como um mero produto disposto a venda, e o diploma não é apenas um simples pedaço de papel; ele representa a conclusão de um processo que deve garantir a capacidade para o exercício qualitativo da docência. Afinal, é uma profissão crucial para a melhoria do sistema educacional brasileiro e desenvolvimento da sociedade, pelo seu papel na formação de cidadãos críticos aptos segundo as demandas sociais vigentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20229_TB7953_27102024174259.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMYLLA SOARES KOSWOSKI"
    "autor_nome_curto" => "CAMYLLA"
    "autor_email" => "camyllasoareskoswoski@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As licenciaturas na modalidade Ensino a Distância (EAD) oferecem oportunidades de aprendizado acessíveis, flexibilizando os horários e locais de estudo, adaptando-se às necessidades dos estudantes. Se popularizaram com o avanço da tecnologia, visando promover a democratização de acesso ao ensino superior e inclusão de pessoas sem condições de frequentar as aulas presencialmente, especialmente por motivos como renda limitada, trabalho, distância geográfica, necessidades especiais ou responsabilidades familiares. No entanto, o aumento exponencial da oferta desses cursos, principalmente por instituições privadas, trouxe preocupações. Muitas promessas “milagrosas” incluem graduações de curta duração, ausência de estágios, conteúdo superficial, avaliações sem rigor e diplomas sem validade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esse cenário caracteriza a mercantilização da formação docente, onde o título acadêmico não reflete a qualidade, comprometendo o ensino básico devido à formação inadequada dos professores. Este estudo objetiva analisar os pressupostos da Licenciatura EAD considerando as problemáticas e potencialidades, destacando o contraste entre a democratização do acesso ao ensino superior e a mera preocupação na lucratividade de algumas instituições. A pesquisa é bibliográfica e utiliza uma abordagem quanti-qualitativa para avaliar aspectos objetivos e subjetivos da temática. Observou-se a necessidade de uma investigação cuidadosa das instituições que oferecem essas licenciaturas, especialmente em casos de segunda licenciatura com prazos curtos e requisitos mínimos, carecendo de pesquisas e extensões. Também se ressalta a importância de verificar a validade dos cursos perante o MEC. A licenciatura não pode ser tratada como um mero produto disposto a venda, e o diploma não é apenas um simples pedaço de papel; ele representa a conclusão de um processo que deve garantir a capacidade para o exercício qualitativo da docência. Afinal, é uma profissão crucial para a melhoria do sistema educacional brasileiro e desenvolvimento da sociedade, pelo seu papel na formação de cidadãos críticos aptos segundo as demandas sociais vigentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.