Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CRIANÇAS NEGRAS NO BRASIL: DESIGUALDADES E SOLUÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109107
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 4110
    "titulo" => "O ENSINO DE CRIANÇAS NEGRAS NO BRASIL: DESIGUALDADES E SOLUÇÕES"
    "resumo" => "Este artigo busca destacar que os processos de ensino acabam desvalorizando o negro, o afro-brasileiro, africano, etc. em nosso país e enaltecendo a população branca, seja isto nos livros didáticos e/ou nas formas de ensino que são reproduzidos em alguns casos por professores em destacar a diversidade étnica como algo meramente excludente e sem valor de conhecimento cultural. Passados 20 anos da Lei nº 10.639/2003, ainda persiste uma invisibilidade e desvalorização das culturas étnicas em nosso país, causando o não reconhecimento identitário da população negra em ensinos e aprendizados perpassados pelas escolas a crianças, jovens e adultos. Desta forma, objetivamos investigar os efeitos causados nas crianças negras pelo ensino que desvaloriza e desconstroem a sua cultura e a sua representatividade da história do Brasil. Evidenciamos ainda, que este artigo possui uma metodologia de abordagem qualitativa e bibliográfica. E como resultado deste trabalho, destacamos que supervalorização da cultura branca, acaba que influenciando no ensino, perpassando uma inferioridade da cultura afro-brasileira, negra e africana nos processos de ensino e aprendizagem das crianças. Sabemos que algo que é extremamente imposto todos os dias em sala de aula faz com que a construção e visão da criança sobre si e seus conhecimentos sejam alterados, assim, novas perspectivas de inserção de práticas de ensino, currículos e metodologias que promovam uma igualdade racial na educação vem sendo pensadas para o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Contudo, para que estes cenários sejam revertidos, constatamos ser necessário investir na formação de professores, na seleção de materiais didáticos como livros e na inserção da educação das relações étnico-raciais dentro dos currículos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4110_TB354_26102024165559.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÂMILA DE SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Râmila Silva"
    "autor_email" => "souzaramila067@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109107
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 354
    "inscrito_id" => 4110
    "titulo" => "O ENSINO DE CRIANÇAS NEGRAS NO BRASIL: DESIGUALDADES E SOLUÇÕES"
    "resumo" => "Este artigo busca destacar que os processos de ensino acabam desvalorizando o negro, o afro-brasileiro, africano, etc. em nosso país e enaltecendo a população branca, seja isto nos livros didáticos e/ou nas formas de ensino que são reproduzidos em alguns casos por professores em destacar a diversidade étnica como algo meramente excludente e sem valor de conhecimento cultural. Passados 20 anos da Lei nº 10.639/2003, ainda persiste uma invisibilidade e desvalorização das culturas étnicas em nosso país, causando o não reconhecimento identitário da população negra em ensinos e aprendizados perpassados pelas escolas a crianças, jovens e adultos. Desta forma, objetivamos investigar os efeitos causados nas crianças negras pelo ensino que desvaloriza e desconstroem a sua cultura e a sua representatividade da história do Brasil. Evidenciamos ainda, que este artigo possui uma metodologia de abordagem qualitativa e bibliográfica. E como resultado deste trabalho, destacamos que supervalorização da cultura branca, acaba que influenciando no ensino, perpassando uma inferioridade da cultura afro-brasileira, negra e africana nos processos de ensino e aprendizagem das crianças. Sabemos que algo que é extremamente imposto todos os dias em sala de aula faz com que a construção e visão da criança sobre si e seus conhecimentos sejam alterados, assim, novas perspectivas de inserção de práticas de ensino, currículos e metodologias que promovam uma igualdade racial na educação vem sendo pensadas para o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Contudo, para que estes cenários sejam revertidos, constatamos ser necessário investir na formação de professores, na seleção de materiais didáticos como livros e na inserção da educação das relações étnico-raciais dentro dos currículos escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4110_TB354_26102024165559.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÂMILA DE SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Râmila Silva"
    "autor_email" => "souzaramila067@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo busca destacar que os processos de ensino acabam desvalorizando o negro, o afro-brasileiro, africano, etc. em nosso país e enaltecendo a população branca, seja isto nos livros didáticos e/ou nas formas de ensino que são reproduzidos em alguns casos por professores em destacar a diversidade étnica como algo meramente excludente e sem valor de conhecimento cultural. Passados 20 anos da Lei nº 10.639/2003, ainda persiste uma invisibilidade e desvalorização das culturas étnicas em nosso país, causando o não reconhecimento identitário da população negra em ensinos e aprendizados perpassados pelas escolas a crianças, jovens e adultos. Desta forma, objetivamos investigar os efeitos causados nas crianças negras pelo ensino que desvaloriza e desconstroem a sua cultura e a sua representatividade da história do Brasil. Evidenciamos ainda, que este artigo possui uma metodologia de abordagem qualitativa e bibliográfica. E como resultado deste trabalho, destacamos que supervalorização da cultura branca, acaba que influenciando no ensino, perpassando uma inferioridade da cultura afro-brasileira, negra e africana nos processos de ensino e aprendizagem das crianças. Sabemos que algo que é extremamente imposto todos os dias em sala de aula faz com que a construção e visão da criança sobre si e seus conhecimentos sejam alterados, assim, novas perspectivas de inserção de práticas de ensino, currículos e metodologias que promovam uma igualdade racial na educação vem sendo pensadas para o ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Contudo, para que estes cenários sejam revertidos, constatamos ser necessário investir na formação de professores, na seleção de materiais didáticos como livros e na inserção da educação das relações étnico-raciais dentro dos currículos escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.