Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SINTAXE DA LIBRAS: A IDENTIFICAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DOS SINTAGMAS NAS ESTRUTURAS SINALIZADAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113279
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6294
    "inscrito_id" => 7825
    "titulo" => "A SINTAXE DA LIBRAS: A IDENTIFICAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DOS SINTAGMAS NAS ESTRUTURAS SINALIZADAS."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a Sintaxe – conceito e aplicabilidade – da Língua Brasileira de Sinais, considerando suas regras e as diferentes possibilidades de associação dos sinais da língua para a formação de enunciados. O objetivo é conhecer a estrutura interna das sentenças sinalizadas e, consequentemente, desenvolver as discussões a respeito da combinação e distribuição dos sintagmas, tanto na Língua Portuguesa quanto na Libras. O estudo será balizado na Gramática Comparativa entre a Libras e Língua Portuguesa, para fins didático e para a compreensão da relação lógica entre elas e, será de cunho bibliográfico. O aporte teórico será sustentado, inicialmente, nas fontes sobre línguas orais, como Ilari (2022), Cunha e Cintra (2002) e Bechara (2002); nas línguas sinalizadas, as abordagens de Ferreira (2010), Gesser (2009) e Quadros (2004). Como elemento norteador da pesquisa, o sintagma será também apresentado por meio da conceituação e da sua tipologia, considerando-se que se trata de um segmento linguístico que expressa uma relação de dependência e, para melhor entender essa relação, na formação dos enunciados, seja nas línguas orais ou nas línguas sinalizadas, faz-se necessária uma revisão sobre as classes morfológicas, uma apresentação sobre os tipos de sintagmas, bem como, a noção sobre uma palavra, um sinal, uma frase, um período, um elemento determinado e outro determinante, explicitando a subordinação entre ambos e a constituição de um sintagma. Contudo, observa-se a necessidade de pesquisas concernentes as características gramaticais da Libras para que seja propagada em difundida, em consonância com seus status linguístico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7825_TB6294_02062024103735.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERESA CRISTINA LAFONTAINE"
    "autor_nome_curto" => "TERESA"
    "autor_email" => "teresa.lafontaine@ufma.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113279
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6294
    "inscrito_id" => 7825
    "titulo" => "A SINTAXE DA LIBRAS: A IDENTIFICAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DOS SINTAGMAS NAS ESTRUTURAS SINALIZADAS."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a Sintaxe – conceito e aplicabilidade – da Língua Brasileira de Sinais, considerando suas regras e as diferentes possibilidades de associação dos sinais da língua para a formação de enunciados. O objetivo é conhecer a estrutura interna das sentenças sinalizadas e, consequentemente, desenvolver as discussões a respeito da combinação e distribuição dos sintagmas, tanto na Língua Portuguesa quanto na Libras. O estudo será balizado na Gramática Comparativa entre a Libras e Língua Portuguesa, para fins didático e para a compreensão da relação lógica entre elas e, será de cunho bibliográfico. O aporte teórico será sustentado, inicialmente, nas fontes sobre línguas orais, como Ilari (2022), Cunha e Cintra (2002) e Bechara (2002); nas línguas sinalizadas, as abordagens de Ferreira (2010), Gesser (2009) e Quadros (2004). Como elemento norteador da pesquisa, o sintagma será também apresentado por meio da conceituação e da sua tipologia, considerando-se que se trata de um segmento linguístico que expressa uma relação de dependência e, para melhor entender essa relação, na formação dos enunciados, seja nas línguas orais ou nas línguas sinalizadas, faz-se necessária uma revisão sobre as classes morfológicas, uma apresentação sobre os tipos de sintagmas, bem como, a noção sobre uma palavra, um sinal, uma frase, um período, um elemento determinado e outro determinante, explicitando a subordinação entre ambos e a constituição de um sintagma. Contudo, observa-se a necessidade de pesquisas concernentes as características gramaticais da Libras para que seja propagada em difundida, em consonância com seus status linguístico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7825_TB6294_02062024103735.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERESA CRISTINA LAFONTAINE"
    "autor_nome_curto" => "TERESA"
    "autor_email" => "teresa.lafontaine@ufma.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta a Sintaxe – conceito e aplicabilidade – da Língua Brasileira de Sinais, considerando suas regras e as diferentes possibilidades de associação dos sinais da língua para a formação de enunciados. O objetivo é conhecer a estrutura interna das sentenças sinalizadas e, consequentemente, desenvolver as discussões a respeito da combinação e distribuição dos sintagmas, tanto na Língua Portuguesa quanto na Libras. O estudo será balizado na Gramática Comparativa entre a Libras e Língua Portuguesa, para fins didático e para a compreensão da relação lógica entre elas e, será de cunho bibliográfico. O aporte teórico será sustentado, inicialmente, nas fontes sobre línguas orais, como Ilari (2022), Cunha e Cintra (2002) e Bechara (2002); nas línguas sinalizadas, as abordagens de Ferreira (2010), Gesser (2009) e Quadros (2004). Como elemento norteador da pesquisa, o sintagma será também apresentado por meio da conceituação e da sua tipologia, considerando-se que se trata de um segmento linguístico que expressa uma relação de dependência e, para melhor entender essa relação, na formação dos enunciados, seja nas línguas orais ou nas línguas sinalizadas, faz-se necessária uma revisão sobre as classes morfológicas, uma apresentação sobre os tipos de sintagmas, bem como, a noção sobre uma palavra, um sinal, uma frase, um período, um elemento determinado e outro determinante, explicitando a subordinação entre ambos e a constituição de um sintagma. Contudo, observa-se a necessidade de pesquisas concernentes as características gramaticais da Libras para que seja propagada em difundida, em consonância com seus status linguístico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.