Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AUTONOMIA E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL NILO PINHEIRO CAMPELO POR MEIO DA TECNOLOGIA DIGITAL E AFETIVIDADE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110575
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2406
    "inscrito_id" => 10139
    "titulo" => "POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AUTONOMIA E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL NILO PINHEIRO CAMPELO POR MEIO DA TECNOLOGIA DIGITAL E AFETIVIDADE"
    "resumo" => "No artigo, compartilho minha experiência como professora no Laboratório de Informática Educativa (LIE) da Escola Nilo Pinheiro Campelo, atendendo alunos dos níveis fundamental I (1° ao 5° ano) e II (6° ao 9° ano). O foco principal é a implementação do projeto Click Educação da Secretaria de Educação de Maranguape (SME), visando enriquecer os conteúdos curriculares por meio da utilização de aplicativos educacionais e Recursos Educacionais Digitais (REDs). Esses recursos são disponibilizados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCT) da SME, acessíveis através do portal educacional de Maranguape. Além disso, destaco a relevância dos conteúdos instalados no sistema operacional personalizado dos computadores do LIE, bem como das formações pedagógicas promovidas pela CCT. Esta experiência está sendo notável para o desenvolvimento da autonomia e aprendizagem dos estudantes, que demonstram entusiasmo ao interagir com as metodologias que aplicamos. Essa abordagem visa garantir o engajamento de todos, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e estimulante. Igualmente, é adotada uma abordagem colaborativa, incentivando os estudantes a trabalharem juntos em projetos e atividades. Essa prática não apenas fortalece o senso de comunidade na sala de aula, mas também desenvolve habilidades sociais essenciais para a vida. O compromisso em oferecer uma educação de qualidade, integrando as Tecnologias Digitais e a afetividade de forma estratégica ao currículo escolar, é um ponto central dessa experiência. A intenção é preparar os alunos para os desafios do século XXI, capacitando-os com as habilidades necessárias para se tornarem cidadãos críticos, criativos e bem-sucedidos. A fundamentação teórica se baseia em importantes pensadores da educação, como Platão, Pestalozzi, Henri Wallon, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, John Dewey e Seymour Papert, que enfatizam a importância da integração entre razão e emoção no processo de aprendizagem, bem como a centralidade do estudante nesse processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10139_TB2406_07102024221828.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁTIMA MARIA CARDOSO FAÇANHA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA FAÇANHA"
    "autor_email" => "fatima.facanha@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110575
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2406
    "inscrito_id" => 10139
    "titulo" => "POTENCIALIZANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AUTONOMIA E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL NILO PINHEIRO CAMPELO POR MEIO DA TECNOLOGIA DIGITAL E AFETIVIDADE"
    "resumo" => "No artigo, compartilho minha experiência como professora no Laboratório de Informática Educativa (LIE) da Escola Nilo Pinheiro Campelo, atendendo alunos dos níveis fundamental I (1° ao 5° ano) e II (6° ao 9° ano). O foco principal é a implementação do projeto Click Educação da Secretaria de Educação de Maranguape (SME), visando enriquecer os conteúdos curriculares por meio da utilização de aplicativos educacionais e Recursos Educacionais Digitais (REDs). Esses recursos são disponibilizados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCT) da SME, acessíveis através do portal educacional de Maranguape. Além disso, destaco a relevância dos conteúdos instalados no sistema operacional personalizado dos computadores do LIE, bem como das formações pedagógicas promovidas pela CCT. Esta experiência está sendo notável para o desenvolvimento da autonomia e aprendizagem dos estudantes, que demonstram entusiasmo ao interagir com as metodologias que aplicamos. Essa abordagem visa garantir o engajamento de todos, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e estimulante. Igualmente, é adotada uma abordagem colaborativa, incentivando os estudantes a trabalharem juntos em projetos e atividades. Essa prática não apenas fortalece o senso de comunidade na sala de aula, mas também desenvolve habilidades sociais essenciais para a vida. O compromisso em oferecer uma educação de qualidade, integrando as Tecnologias Digitais e a afetividade de forma estratégica ao currículo escolar, é um ponto central dessa experiência. A intenção é preparar os alunos para os desafios do século XXI, capacitando-os com as habilidades necessárias para se tornarem cidadãos críticos, criativos e bem-sucedidos. A fundamentação teórica se baseia em importantes pensadores da educação, como Platão, Pestalozzi, Henri Wallon, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, John Dewey e Seymour Papert, que enfatizam a importância da integração entre razão e emoção no processo de aprendizagem, bem como a centralidade do estudante nesse processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10139_TB2406_07102024221828.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁTIMA MARIA CARDOSO FAÇANHA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA FAÇANHA"
    "autor_email" => "fatima.facanha@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No artigo, compartilho minha experiência como professora no Laboratório de Informática Educativa (LIE) da Escola Nilo Pinheiro Campelo, atendendo alunos dos níveis fundamental I (1° ao 5° ano) e II (6° ao 9° ano). O foco principal é a implementação do projeto Click Educação da Secretaria de Educação de Maranguape (SME), visando enriquecer os conteúdos curriculares por meio da utilização de aplicativos educacionais e Recursos Educacionais Digitais (REDs). Esses recursos são disponibilizados pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (CCT) da SME, acessíveis através do portal educacional de Maranguape. Além disso, destaco a relevância dos conteúdos instalados no sistema operacional personalizado dos computadores do LIE, bem como das formações pedagógicas promovidas pela CCT. Esta experiência está sendo notável para o desenvolvimento da autonomia e aprendizagem dos estudantes, que demonstram entusiasmo ao interagir com as metodologias que aplicamos. Essa abordagem visa garantir o engajamento de todos, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e estimulante. Igualmente, é adotada uma abordagem colaborativa, incentivando os estudantes a trabalharem juntos em projetos e atividades. Essa prática não apenas fortalece o senso de comunidade na sala de aula, mas também desenvolve habilidades sociais essenciais para a vida. O compromisso em oferecer uma educação de qualidade, integrando as Tecnologias Digitais e a afetividade de forma estratégica ao currículo escolar, é um ponto central dessa experiência. A intenção é preparar os alunos para os desafios do século XXI, capacitando-os com as habilidades necessárias para se tornarem cidadãos críticos, criativos e bem-sucedidos. A fundamentação teórica se baseia em importantes pensadores da educação, como Platão, Pestalozzi, Henri Wallon, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, John Dewey e Seymour Papert, que enfatizam a importância da integração entre razão e emoção no processo de aprendizagem, bem como a centralidade do estudante nesse processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.