Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DE CARTAS BOTÂNICO PARA AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114866
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8549
    "inscrito_id" => 17948
    "titulo" => "JOGO DE CARTAS BOTÂNICO PARA AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Para melhorar a compreensão dos assuntos de Botânica e a interação dos alunos com a disciplina, uma das alternativas é trazer a ludicidade em sala de aula, utilizando ferramentas que façam o aluno ter autonomia. O presente artigo tem como objetivo a confecção de um jogo de cartas para ser usado nas aulas de Biologia e que ajude a compreender melhor alguns assuntos da Botânica, mais especificamente briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. O jogo confeccionado é formado por 24 cartas, divididas em 4 conjuntos de 6 cartas. Cada um dos conjuntos está relacionado com os quatro tipos de plantas que estão sendo estudados, apresentando as suas principais informações, sendo elas: fisiologia, reprodução, habitat, curiosidades e imagens. A metodologia ocorrerá nos seguintes passos: embaralhar as cartas; separar o número de conjuntos correspondente ao número de jogadores; distribuir para cada jogador suas cartas. Cada jogador deve segurar as cartas em suas mãos, ocultando-as dos demais jogadores. Cada jogador optará por um tipo de vegetal e em cada rodada, o jogador deverá passar uma carta que não contenha informações referentes ao seu tipo de vegetal para o jogador à esquerda. A carta recebida só poderá ser passada na rodada seguinte. O ganhador do jogo é o jogador que conseguir reunir as 6 cartas relacionadas a um único tipo de planta escolhido por ele. Espera-se que o jogo contribua para a compreensão dos conteúdos abordados e permita que os alunos absorvam os assuntos com mais facilidade, proporcionando uma aula lúdica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID17948_TB8549_14082024171923.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSA CRISTINA DOS SANTOS MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "LARYSSA"
    "autor_email" => "laryssamarques9@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114866
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8549
    "inscrito_id" => 17948
    "titulo" => "JOGO DE CARTAS BOTÂNICO PARA AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Para melhorar a compreensão dos assuntos de Botânica e a interação dos alunos com a disciplina, uma das alternativas é trazer a ludicidade em sala de aula, utilizando ferramentas que façam o aluno ter autonomia. O presente artigo tem como objetivo a confecção de um jogo de cartas para ser usado nas aulas de Biologia e que ajude a compreender melhor alguns assuntos da Botânica, mais especificamente briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. O jogo confeccionado é formado por 24 cartas, divididas em 4 conjuntos de 6 cartas. Cada um dos conjuntos está relacionado com os quatro tipos de plantas que estão sendo estudados, apresentando as suas principais informações, sendo elas: fisiologia, reprodução, habitat, curiosidades e imagens. A metodologia ocorrerá nos seguintes passos: embaralhar as cartas; separar o número de conjuntos correspondente ao número de jogadores; distribuir para cada jogador suas cartas. Cada jogador deve segurar as cartas em suas mãos, ocultando-as dos demais jogadores. Cada jogador optará por um tipo de vegetal e em cada rodada, o jogador deverá passar uma carta que não contenha informações referentes ao seu tipo de vegetal para o jogador à esquerda. A carta recebida só poderá ser passada na rodada seguinte. O ganhador do jogo é o jogador que conseguir reunir as 6 cartas relacionadas a um único tipo de planta escolhido por ele. Espera-se que o jogo contribua para a compreensão dos conteúdos abordados e permita que os alunos absorvam os assuntos com mais facilidade, proporcionando uma aula lúdica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID17948_TB8549_14082024171923.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARYSSA CRISTINA DOS SANTOS MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "LARYSSA"
    "autor_email" => "laryssamarques9@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Para melhorar a compreensão dos assuntos de Botânica e a interação dos alunos com a disciplina, uma das alternativas é trazer a ludicidade em sala de aula, utilizando ferramentas que façam o aluno ter autonomia. O presente artigo tem como objetivo a confecção de um jogo de cartas para ser usado nas aulas de Biologia e que ajude a compreender melhor alguns assuntos da Botânica, mais especificamente briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. O jogo confeccionado é formado por 24 cartas, divididas em 4 conjuntos de 6 cartas. Cada um dos conjuntos está relacionado com os quatro tipos de plantas que estão sendo estudados, apresentando as suas principais informações, sendo elas: fisiologia, reprodução, habitat, curiosidades e imagens. A metodologia ocorrerá nos seguintes passos: embaralhar as cartas; separar o número de conjuntos correspondente ao número de jogadores; distribuir para cada jogador suas cartas. Cada jogador deve segurar as cartas em suas mãos, ocultando-as dos demais jogadores. Cada jogador optará por um tipo de vegetal e em cada rodada, o jogador deverá passar uma carta que não contenha informações referentes ao seu tipo de vegetal para o jogador à esquerda. A carta recebida só poderá ser passada na rodada seguinte. O ganhador do jogo é o jogador que conseguir reunir as 6 cartas relacionadas a um único tipo de planta escolhido por ele. Espera-se que o jogo contribua para a compreensão dos conteúdos abordados e permita que os alunos absorvam os assuntos com mais facilidade, proporcionando uma aula lúdica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.