Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONEXÃO COM O MEIO AMBIENTE: O PROJETO ESSE RIO É MEU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113266
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6280
    "inscrito_id" => 16693
    "titulo" => "CONEXÃO COM O MEIO AMBIENTE: O PROJETO ESSE RIO É MEU"
    "resumo" => "O projeto Esse Rio é Meu, desenvolvido na Escola Municipal Julio Verne, no Rio de Janeiro, tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre os alunos do 5º ano, através do uso de metodologias ativas de aprendizagem. A atividade central do projeto envolveu uma visita ao Rio Pechincha, próximo à escola. Para preparar os alunos para a visita, discutimos em sala de aula a importância dos rios para o meio ambiente e a comunidade. Os alunos aprenderam sobre diferentes formas de poluição, como a poluição da água e do solo, e seus efeitos nocivos no meio ambiente e na saúde humana. Durante a visita, os alunos realizaram um questionário de observação para registrar aspectos do rio e seu entorno, como a qualidade da água, a presença de vegetação, sinais de poluição e a fauna local. Além disso, foram incentivados a entrevistar suas famílias sobre o histórico e a importância do rio na comunidade, coletando histórias e informações valiosas para entender melhor o impacto humano no ecossistema local. Como culminância, os estudantes apresentaram o que aprenderam por meio de cartazes, oficina de origami e relatos orais, criando um espaço de troca de conhecimentos entre eles e a comunidade escolar. Essas apresentações foram compartilhadas com a comunidade escolar num espaço aberto da escola, criando um espaço de troca de conhecimentos e sensibilização ambiental. A prática revelou-se eficaz para aproximar os alunos da realidade ambiental local, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos e estimulando a participação ativa da comunidade escolar na proteção do meio ambiente. Esse projeto demonstrou que a educação ambiental integrada ao currículo escolar pode despertar o senso de responsabilidade ecológica nas novas gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16693_TB6280_09102024102137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA MOREIRA CEZAR"
    "autor_nome_curto" => "Paula Cezar"
    "autor_email" => "paulla.m.cezar@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113266
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6280
    "inscrito_id" => 16693
    "titulo" => "CONEXÃO COM O MEIO AMBIENTE: O PROJETO ESSE RIO É MEU"
    "resumo" => "O projeto Esse Rio é Meu, desenvolvido na Escola Municipal Julio Verne, no Rio de Janeiro, tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre os alunos do 5º ano, através do uso de metodologias ativas de aprendizagem. A atividade central do projeto envolveu uma visita ao Rio Pechincha, próximo à escola. Para preparar os alunos para a visita, discutimos em sala de aula a importância dos rios para o meio ambiente e a comunidade. Os alunos aprenderam sobre diferentes formas de poluição, como a poluição da água e do solo, e seus efeitos nocivos no meio ambiente e na saúde humana. Durante a visita, os alunos realizaram um questionário de observação para registrar aspectos do rio e seu entorno, como a qualidade da água, a presença de vegetação, sinais de poluição e a fauna local. Além disso, foram incentivados a entrevistar suas famílias sobre o histórico e a importância do rio na comunidade, coletando histórias e informações valiosas para entender melhor o impacto humano no ecossistema local. Como culminância, os estudantes apresentaram o que aprenderam por meio de cartazes, oficina de origami e relatos orais, criando um espaço de troca de conhecimentos entre eles e a comunidade escolar. Essas apresentações foram compartilhadas com a comunidade escolar num espaço aberto da escola, criando um espaço de troca de conhecimentos e sensibilização ambiental. A prática revelou-se eficaz para aproximar os alunos da realidade ambiental local, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos e estimulando a participação ativa da comunidade escolar na proteção do meio ambiente. Esse projeto demonstrou que a educação ambiental integrada ao currículo escolar pode despertar o senso de responsabilidade ecológica nas novas gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16693_TB6280_09102024102137.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA MOREIRA CEZAR"
    "autor_nome_curto" => "Paula Cezar"
    "autor_email" => "paulla.m.cezar@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O projeto Esse Rio é Meu, desenvolvido na Escola Municipal Julio Verne, no Rio de Janeiro, tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre os alunos do 5º ano, através do uso de metodologias ativas de aprendizagem. A atividade central do projeto envolveu uma visita ao Rio Pechincha, próximo à escola. Para preparar os alunos para a visita, discutimos em sala de aula a importância dos rios para o meio ambiente e a comunidade. Os alunos aprenderam sobre diferentes formas de poluição, como a poluição da água e do solo, e seus efeitos nocivos no meio ambiente e na saúde humana. Durante a visita, os alunos realizaram um questionário de observação para registrar aspectos do rio e seu entorno, como a qualidade da água, a presença de vegetação, sinais de poluição e a fauna local. Além disso, foram incentivados a entrevistar suas famílias sobre o histórico e a importância do rio na comunidade, coletando histórias e informações valiosas para entender melhor o impacto humano no ecossistema local. Como culminância, os estudantes apresentaram o que aprenderam por meio de cartazes, oficina de origami e relatos orais, criando um espaço de troca de conhecimentos entre eles e a comunidade escolar. Essas apresentações foram compartilhadas com a comunidade escolar num espaço aberto da escola, criando um espaço de troca de conhecimentos e sensibilização ambiental. A prática revelou-se eficaz para aproximar os alunos da realidade ambiental local, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos e estimulando a participação ativa da comunidade escolar na proteção do meio ambiente. Esse projeto demonstrou que a educação ambiental integrada ao currículo escolar pode despertar o senso de responsabilidade ecológica nas novas gerações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.