Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O COMBATE AS DESIGUALDADES RACIAIS E DE GÊNERO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111164
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3222
    "inscrito_id" => 11344
    "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O COMBATE AS DESIGUALDADES RACIAIS E DE GÊNERO"
    "resumo" => "A extensão universitária é uma das formas que a universidade tem de interagir dialogicamente com a comunidade externa e por meio dela trocar experiências e conhecimentos, em particular com temas ou questões complexas da sociedade contemporânea. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta relatos de experiências e análises das atividades desenvolvidas com a participação docente no Projeto de Extensão Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais e de Gênero na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, produzido com o objetivo de promover formação continuada para docentes nas temáticas relações étnico-raciais e relações de gênero, justificado pelo aumento no Brasil, do número de casos de racismo e de violência contra as mulheres. O projeto iniciou em agosto de 2023 e permanece em execução, com atividades em duas escolas de ensino fundamental em um município do arquipélago do Marajó, no estado do Pará. As atividades são organizadas em formato de minicursos e oficinas, com duração de duas horas de atividades/mês. Pelo número de docentes que fazem parte das atividades, avalia-se que a participação ainda é pequena e dentre alguns participantes é possível perceber um certo estranhamento em relação as discussões dos temas, que ainda parecem tabus, principalmente quando se fala de equidade de gênero. Entretanto, destaca-se a importância de continuar as atividades, mesmo que para poucos docentes da escola e sensibilizar esses e essas educadores(as) em relação a valorização da diversidade, mostrar que as diferenças quando subalternizadas tornam-se em desigualdades. Uma educação que pretenda ser democrática, cidadã e humanizadora, não pode deixar de problematizar as desigualdades sociais que também se transformam em desigualdades educacionais. Assim, contribuir para a superação de preconceitos e estereótipos requer esforços persistentes e na educação, o objetivo é consolidar a escola como um ambiente acolhedor das diferenças, onde todos(as) os(as) alunos(as) se sintam valorizados e respeitados(as)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11344_TB3222_28102024224840.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÔNIA MARIA PEREIRA DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "SÔNIA"
    "autor_email" => "smpa40@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111164
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3222
    "inscrito_id" => 11344
    "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O COMBATE AS DESIGUALDADES RACIAIS E DE GÊNERO"
    "resumo" => "A extensão universitária é uma das formas que a universidade tem de interagir dialogicamente com a comunidade externa e por meio dela trocar experiências e conhecimentos, em particular com temas ou questões complexas da sociedade contemporânea. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta relatos de experiências e análises das atividades desenvolvidas com a participação docente no Projeto de Extensão Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais e de Gênero na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, produzido com o objetivo de promover formação continuada para docentes nas temáticas relações étnico-raciais e relações de gênero, justificado pelo aumento no Brasil, do número de casos de racismo e de violência contra as mulheres. O projeto iniciou em agosto de 2023 e permanece em execução, com atividades em duas escolas de ensino fundamental em um município do arquipélago do Marajó, no estado do Pará. As atividades são organizadas em formato de minicursos e oficinas, com duração de duas horas de atividades/mês. Pelo número de docentes que fazem parte das atividades, avalia-se que a participação ainda é pequena e dentre alguns participantes é possível perceber um certo estranhamento em relação as discussões dos temas, que ainda parecem tabus, principalmente quando se fala de equidade de gênero. Entretanto, destaca-se a importância de continuar as atividades, mesmo que para poucos docentes da escola e sensibilizar esses e essas educadores(as) em relação a valorização da diversidade, mostrar que as diferenças quando subalternizadas tornam-se em desigualdades. Uma educação que pretenda ser democrática, cidadã e humanizadora, não pode deixar de problematizar as desigualdades sociais que também se transformam em desigualdades educacionais. Assim, contribuir para a superação de preconceitos e estereótipos requer esforços persistentes e na educação, o objetivo é consolidar a escola como um ambiente acolhedor das diferenças, onde todos(as) os(as) alunos(as) se sintam valorizados e respeitados(as)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11344_TB3222_28102024224840.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÔNIA MARIA PEREIRA DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "SÔNIA"
    "autor_email" => "smpa40@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A extensão universitária é uma das formas que a universidade tem de interagir dialogicamente com a comunidade externa e por meio dela trocar experiências e conhecimentos, em particular com temas ou questões complexas da sociedade contemporânea. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta relatos de experiências e análises das atividades desenvolvidas com a participação docente no Projeto de Extensão Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais e de Gênero na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, produzido com o objetivo de promover formação continuada para docentes nas temáticas relações étnico-raciais e relações de gênero, justificado pelo aumento no Brasil, do número de casos de racismo e de violência contra as mulheres. O projeto iniciou em agosto de 2023 e permanece em execução, com atividades em duas escolas de ensino fundamental em um município do arquipélago do Marajó, no estado do Pará. As atividades são organizadas em formato de minicursos e oficinas, com duração de duas horas de atividades/mês. Pelo número de docentes que fazem parte das atividades, avalia-se que a participação ainda é pequena e dentre alguns participantes é possível perceber um certo estranhamento em relação as discussões dos temas, que ainda parecem tabus, principalmente quando se fala de equidade de gênero. Entretanto, destaca-se a importância de continuar as atividades, mesmo que para poucos docentes da escola e sensibilizar esses e essas educadores(as) em relação a valorização da diversidade, mostrar que as diferenças quando subalternizadas tornam-se em desigualdades. Uma educação que pretenda ser democrática, cidadã e humanizadora, não pode deixar de problematizar as desigualdades sociais que também se transformam em desigualdades educacionais. Assim, contribuir para a superação de preconceitos e estereótipos requer esforços persistentes e na educação, o objetivo é consolidar a escola como um ambiente acolhedor das diferenças, onde todos(as) os(as) alunos(as) se sintam valorizados e respeitados(as).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.