Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAÇA AO TESOURO DA IRMANDADE: UMA APLICAÇÃO LÚDICA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113249
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6259
    "inscrito_id" => 16587
    "titulo" => "CAÇA AO TESOURO DA IRMANDADE: UMA APLICAÇÃO LÚDICA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Transformar a disciplina de química em algo atrativo para estudantes do ensino médio pode ser um desafio, considerando especialmente o contexto digital em que estão inseridos. A Maratona de Química, projeto de ensino e extensão desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus Coxim, busca vencer esse desafio e incentivar estudantes e professores a trabalharem de forma lúdica. Em sua oitava edição, participaram da Maratona oito equipes de cinco escolas públicas da cidade de Coxim e região. Foram desenvolvidas 11 provas e uma delas foi a “caça ao tesouro da irmandade”. Neste trabalho, relatamos o desenvolvimento e a aplicação dessa prova, assim como seus possíveis benefícios para o ensino e o aprendizado. Com foco interdisciplinar, a prova integrou as disciplinas de química, bioquímica, história da química, português e matemática, visando estimular o raciocínio lógico, a interpretação textual, a criatividade, a resolução de situações problema, bem como o espírito de trabalho em equipe. Para buscar o tesouro da irmandade, as equipes trilharam um percurso composto por cinco fases. Para tanto, um mapa foi elaborado para guiá-las. Ao longo do percurso, elas precisavam ainda encontrar dicas e desvendar enigmas que as conduziam para a próxima fase. Três equipes realizaram simultaneamente a prova, em pistas distintas para evitar atritos entre elas. A prova era finalizada quando uma das equipes encontrava o tesouro da irmandade, composto por uma caixa em formato de baú, cheia de chocolates. Realizada a VIII Maratona de Química, os participantes responderam a um questionário de feedback e avaliaram positivamente a prova, destacando, por exemplo, a aprendizagem em meio à diversão, o trabalho em equipe para a resolução dos enigmas e a integração entre as disciplinas. Espera-se com esse relato incentivar outras instituições de ensino a desenvolverem propostas semelhantes para auxiliar o ensino na educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16587_TB6259_07102024091400.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ BARBOSA DILLENBURG"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatriz.dillenburg@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113249
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6259
    "inscrito_id" => 16587
    "titulo" => "CAÇA AO TESOURO DA IRMANDADE: UMA APLICAÇÃO LÚDICA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Transformar a disciplina de química em algo atrativo para estudantes do ensino médio pode ser um desafio, considerando especialmente o contexto digital em que estão inseridos. A Maratona de Química, projeto de ensino e extensão desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus Coxim, busca vencer esse desafio e incentivar estudantes e professores a trabalharem de forma lúdica. Em sua oitava edição, participaram da Maratona oito equipes de cinco escolas públicas da cidade de Coxim e região. Foram desenvolvidas 11 provas e uma delas foi a “caça ao tesouro da irmandade”. Neste trabalho, relatamos o desenvolvimento e a aplicação dessa prova, assim como seus possíveis benefícios para o ensino e o aprendizado. Com foco interdisciplinar, a prova integrou as disciplinas de química, bioquímica, história da química, português e matemática, visando estimular o raciocínio lógico, a interpretação textual, a criatividade, a resolução de situações problema, bem como o espírito de trabalho em equipe. Para buscar o tesouro da irmandade, as equipes trilharam um percurso composto por cinco fases. Para tanto, um mapa foi elaborado para guiá-las. Ao longo do percurso, elas precisavam ainda encontrar dicas e desvendar enigmas que as conduziam para a próxima fase. Três equipes realizaram simultaneamente a prova, em pistas distintas para evitar atritos entre elas. A prova era finalizada quando uma das equipes encontrava o tesouro da irmandade, composto por uma caixa em formato de baú, cheia de chocolates. Realizada a VIII Maratona de Química, os participantes responderam a um questionário de feedback e avaliaram positivamente a prova, destacando, por exemplo, a aprendizagem em meio à diversão, o trabalho em equipe para a resolução dos enigmas e a integração entre as disciplinas. Espera-se com esse relato incentivar outras instituições de ensino a desenvolverem propostas semelhantes para auxiliar o ensino na educação básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16587_TB6259_07102024091400.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ BARBOSA DILLENBURG"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatriz.dillenburg@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Transformar a disciplina de química em algo atrativo para estudantes do ensino médio pode ser um desafio, considerando especialmente o contexto digital em que estão inseridos. A Maratona de Química, projeto de ensino e extensão desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus Coxim, busca vencer esse desafio e incentivar estudantes e professores a trabalharem de forma lúdica. Em sua oitava edição, participaram da Maratona oito equipes de cinco escolas públicas da cidade de Coxim e região. Foram desenvolvidas 11 provas e uma delas foi a “caça ao tesouro da irmandade”. Neste trabalho, relatamos o desenvolvimento e a aplicação dessa prova, assim como seus possíveis benefícios para o ensino e o aprendizado. Com foco interdisciplinar, a prova integrou as disciplinas de química, bioquímica, história da química, português e matemática, visando estimular o raciocínio lógico, a interpretação textual, a criatividade, a resolução de situações problema, bem como o espírito de trabalho em equipe. Para buscar o tesouro da irmandade, as equipes trilharam um percurso composto por cinco fases. Para tanto, um mapa foi elaborado para guiá-las. Ao longo do percurso, elas precisavam ainda encontrar dicas e desvendar enigmas que as conduziam para a próxima fase. Três equipes realizaram simultaneamente a prova, em pistas distintas para evitar atritos entre elas. A prova era finalizada quando uma das equipes encontrava o tesouro da irmandade, composto por uma caixa em formato de baú, cheia de chocolates. Realizada a VIII Maratona de Química, os participantes responderam a um questionário de feedback e avaliaram positivamente a prova, destacando, por exemplo, a aprendizagem em meio à diversão, o trabalho em equipe para a resolução dos enigmas e a integração entre as disciplinas. Espera-se com esse relato incentivar outras instituições de ensino a desenvolverem propostas semelhantes para auxiliar o ensino na educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.