Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA TECNOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110512
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2323
    "inscrito_id" => 5999
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA TECNOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "A tecnologia em contextos educativos é uma temática bastante discutida na atualidade. Além de propor a inovação, a tecnologia tem se direcionado como uma das principais ferramentas utilizadas no processo de potencialização do ensino - aprendizagem dos alunos, desde contextos da Educação Básica até o Ensino Superior. Na Universidade, a inserção intencional desses recursos oportuniza o protagonismo, autonomia e traz benefícios para o desenvolvimento do conhecimento critico, pontuado por Paulo Freire. Dito isso, o presente estudo busca abordar como a produção de recursos audiovisuais se apresenta como uma ferramenta positiva no processo de construção do conhecimento dos discentes, levando em consideração uma experiência docente na disciplina tecnologia em contextos educativos, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O percurso metodológico se direciona para uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, por meio de uma vivência em uma disciplina ministrada no mês de janeiro de 2024, em caráter de férias, na modalidade remota, que utilizou como uma das atividades avaliativas a produção de vídeos, em equipe, acerca de conteúdos abordados durante as aulas. O direcionamento partiu das falas dos alunos no procedimento de avaliação. Além disso, foi utilizado para embasamento autores como Rosa e Vygotsky para fundamentar as ideias acerca do contexto tecnológico e de aprendizagem estudantil. Como resultados é possível constatar que o processo de conhecimento foi mediado pelo professor e construído pelos discentes. Os educandos relataram que foi prazeroso produzir os vídeos utilizando as ferramentas tecnológicas, bem como ter acesso a um produto que serviria de base para fixação dos conteúdos. Visto isso, é possível concluir que a produção de recursos audiovisuais foi um instrumento necessário para fomentar as discussões vistas ao longo da disciplina e consequentemente para o aproveitamento da mesma, tornando o processo de aprendizagem dos alunos valoroso e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5999_TB2323_20102024154749.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO ALVES REINALDO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno.reinaldo16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110512
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2323
    "inscrito_id" => 5999
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA TECNOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "A tecnologia em contextos educativos é uma temática bastante discutida na atualidade. Além de propor a inovação, a tecnologia tem se direcionado como uma das principais ferramentas utilizadas no processo de potencialização do ensino - aprendizagem dos alunos, desde contextos da Educação Básica até o Ensino Superior. Na Universidade, a inserção intencional desses recursos oportuniza o protagonismo, autonomia e traz benefícios para o desenvolvimento do conhecimento critico, pontuado por Paulo Freire. Dito isso, o presente estudo busca abordar como a produção de recursos audiovisuais se apresenta como uma ferramenta positiva no processo de construção do conhecimento dos discentes, levando em consideração uma experiência docente na disciplina tecnologia em contextos educativos, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O percurso metodológico se direciona para uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, por meio de uma vivência em uma disciplina ministrada no mês de janeiro de 2024, em caráter de férias, na modalidade remota, que utilizou como uma das atividades avaliativas a produção de vídeos, em equipe, acerca de conteúdos abordados durante as aulas. O direcionamento partiu das falas dos alunos no procedimento de avaliação. Além disso, foi utilizado para embasamento autores como Rosa e Vygotsky para fundamentar as ideias acerca do contexto tecnológico e de aprendizagem estudantil. Como resultados é possível constatar que o processo de conhecimento foi mediado pelo professor e construído pelos discentes. Os educandos relataram que foi prazeroso produzir os vídeos utilizando as ferramentas tecnológicas, bem como ter acesso a um produto que serviria de base para fixação dos conteúdos. Visto isso, é possível concluir que a produção de recursos audiovisuais foi um instrumento necessário para fomentar as discussões vistas ao longo da disciplina e consequentemente para o aproveitamento da mesma, tornando o processo de aprendizagem dos alunos valoroso e significativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5999_TB2323_20102024154749.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO ALVES REINALDO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "bruno.reinaldo16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A tecnologia em contextos educativos é uma temática bastante discutida na atualidade. Além de propor a inovação, a tecnologia tem se direcionado como uma das principais ferramentas utilizadas no processo de potencialização do ensino - aprendizagem dos alunos, desde contextos da Educação Básica até o Ensino Superior. Na Universidade, a inserção intencional desses recursos oportuniza o protagonismo, autonomia e traz benefícios para o desenvolvimento do conhecimento critico, pontuado por Paulo Freire. Dito isso, o presente estudo busca abordar como a produção de recursos audiovisuais se apresenta como uma ferramenta positiva no processo de construção do conhecimento dos discentes, levando em consideração uma experiência docente na disciplina tecnologia em contextos educativos, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O percurso metodológico se direciona para uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, por meio de uma vivência em uma disciplina ministrada no mês de janeiro de 2024, em caráter de férias, na modalidade remota, que utilizou como uma das atividades avaliativas a produção de vídeos, em equipe, acerca de conteúdos abordados durante as aulas. O direcionamento partiu das falas dos alunos no procedimento de avaliação. Além disso, foi utilizado para embasamento autores como Rosa e Vygotsky para fundamentar as ideias acerca do contexto tecnológico e de aprendizagem estudantil. Como resultados é possível constatar que o processo de conhecimento foi mediado pelo professor e construído pelos discentes. Os educandos relataram que foi prazeroso produzir os vídeos utilizando as ferramentas tecnológicas, bem como ter acesso a um produto que serviria de base para fixação dos conteúdos. Visto isso, é possível concluir que a produção de recursos audiovisuais foi um instrumento necessário para fomentar as discussões vistas ao longo da disciplina e consequentemente para o aproveitamento da mesma, tornando o processo de aprendizagem dos alunos valoroso e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.