MOREIRA, Victor Gomes et al.. Gamificação no ensino de geografia: o uso do kahoot. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113875>. Acesso em: 25/12/2024 11:47
O uso das tecnologias educacionais é cada vez mais relevante para engajar os alunos, seu uso tornou-se popular a partir da pandemia de Covid-19 em 2020, com a intensificação dos recursos tecnológicos, trazendo para os professores/as e alunos, formas acessíveis de trabalhar os conteúdos científicos, tornando o ensino mais dinâmico. Macedo (2022) destaca que a gamificação refere-se aos mecanismos de dinâmicas onde utilizam-se de jogos que geram motivação e engajamento. Nas aulas de Geografia, o uso de aplicativos como o Kahoot, tem sido eficaz para tornar as aulas mais dinâmicas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre os impactos e contribuições da utilização do Kahoot nas aulas de Geografia, para a exploração dos conhecimentos teóricos e práticos. Para isso, ações foram desenvolvidas com turmas do Ensino Fundamental- Anos Finais de uma escola da rede pública, com a utilização de modalidades didáticas diversas: aulas teóricas, práticas e recursos didáticos como o jogo, para que os estudantes compreendessem os saberes desenvolvidos nas aulas. Para o uso do Kahoot, foram estruturadas questões sobre os conteúdos estudados em cada turma, os estudantes participaram em equipes, respondendo as questões em tempo real pelo aplicativo em dispositivos móveis. O professor monitorou o progresso e promoveu discussões sobre os temas e o uso da gamificação em sala de aula. Com base nos dados, observou-se um aumento significativo na participação dos alunos e no interesse pela disciplina após a implementação do Kahoot. Percebeu-se que os estudantes demonstraram maior engajamento durante as aulas, além de apresentarem melhorias na compreensão dos conteúdos. Ressaltamos que a partir da utilização da gamificação nas aulas de Geografia, o ensino tornou-se mais atrativo e os estudantes mais engajados, esta estratégia mostrou-se que foi possível estimular o interesse dos alunos na disciplina, contribuindo para uma experiência educacional mais significativa e eficiente.