Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA AS MÍDIAS E CIDADANIA COM ÊNFASE NA PRÁXIS FREIRIANA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110333
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2078
    "inscrito_id" => 10168
    "titulo" => "ESTUDOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA AS MÍDIAS E CIDADANIA COM ÊNFASE NA PRÁXIS FREIRIANA"
    "resumo" => "Esta comunicação é uma reflexão sobre um projeto transdisciplinar de mídia-educação a ser desenvolvido em um pós-doutorado. Um dos objetivos é promover o letramento midiático e cidadão de pessoas adultas. O desenho metodológico foi fundamentado nas teorias e práticas pedagógicas de Paulo Freire aplicadas à alfabetização de adultos. A concepção é adaptar a práxis freiriana, fundada no diálogo, na reflexão e na ação transformadora da realidade para uma experiência de construção coletiva da consciência humana crítica e libertadora, através de ações de educação para as mídias e cidadania, pois o contexto formal e informal de aprendizagem é fundamental para formação dos ciclos de vida. O projeto envolve as Ciências da Educação e Comunicação, e tem por meta se somar a outras ações para realizar transformações, propondo ações educativas e formativas para o letramento midiático e cidadão para adultos. Muitas pesquisas feitas nos últimos anos mostraram que a exposição à atividades de aprendizagem de educação midiática levou a aquisição de competências de letramento midiático. Pesquisadores associaram a uma compreensão mais profunda por parte dos envolvidos sobre os eventos atuais, quando passam a conhecer sobre o funcionamento das instituições que produzem as notícias, e a forma como são produzidas. A hipótese é que promover ações educativas e o debate sobre comunicação social fundamentado na metodologia freiriana impulsiona o letramento midiático e cidadania em uma determinada localização, comunidade ou grupo. Uma das metas é alcançar professores, bibliotecários, funcionários de programas extracurriculares que trabalham na liderança de grupos, formando um efeito cascata na expansão do conhecimento e da consciência. A estratégia será a da pesquisa-ação, pensada para que o pesquisador possa desenvolver suas atividades de modo a utilizar suas próprias práticas para aprimorar sua atuação profissional, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado e interação de seu público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10168_TB2078_03042024181704.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA GOMES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA FERREIR"
    "autor_email" => "luciana.gferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESTÁCIO FIB CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA (ESTÁCIO FIB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110333
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2078
    "inscrito_id" => 10168
    "titulo" => "ESTUDOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS PARA AS MÍDIAS E CIDADANIA COM ÊNFASE NA PRÁXIS FREIRIANA"
    "resumo" => "Esta comunicação é uma reflexão sobre um projeto transdisciplinar de mídia-educação a ser desenvolvido em um pós-doutorado. Um dos objetivos é promover o letramento midiático e cidadão de pessoas adultas. O desenho metodológico foi fundamentado nas teorias e práticas pedagógicas de Paulo Freire aplicadas à alfabetização de adultos. A concepção é adaptar a práxis freiriana, fundada no diálogo, na reflexão e na ação transformadora da realidade para uma experiência de construção coletiva da consciência humana crítica e libertadora, através de ações de educação para as mídias e cidadania, pois o contexto formal e informal de aprendizagem é fundamental para formação dos ciclos de vida. O projeto envolve as Ciências da Educação e Comunicação, e tem por meta se somar a outras ações para realizar transformações, propondo ações educativas e formativas para o letramento midiático e cidadão para adultos. Muitas pesquisas feitas nos últimos anos mostraram que a exposição à atividades de aprendizagem de educação midiática levou a aquisição de competências de letramento midiático. Pesquisadores associaram a uma compreensão mais profunda por parte dos envolvidos sobre os eventos atuais, quando passam a conhecer sobre o funcionamento das instituições que produzem as notícias, e a forma como são produzidas. A hipótese é que promover ações educativas e o debate sobre comunicação social fundamentado na metodologia freiriana impulsiona o letramento midiático e cidadania em uma determinada localização, comunidade ou grupo. Uma das metas é alcançar professores, bibliotecários, funcionários de programas extracurriculares que trabalham na liderança de grupos, formando um efeito cascata na expansão do conhecimento e da consciência. A estratégia será a da pesquisa-ação, pensada para que o pesquisador possa desenvolver suas atividades de modo a utilizar suas próprias práticas para aprimorar sua atuação profissional, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado e interação de seu público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10168_TB2078_03042024181704.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA GOMES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA FERREIR"
    "autor_email" => "luciana.gferreira@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESTÁCIO FIB CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA (ESTÁCIO FIB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta comunicação é uma reflexão sobre um projeto transdisciplinar de mídia-educação a ser desenvolvido em um pós-doutorado. Um dos objetivos é promover o letramento midiático e cidadão de pessoas adultas. O desenho metodológico foi fundamentado nas teorias e práticas pedagógicas de Paulo Freire aplicadas à alfabetização de adultos. A concepção é adaptar a práxis freiriana, fundada no diálogo, na reflexão e na ação transformadora da realidade para uma experiência de construção coletiva da consciência humana crítica e libertadora, através de ações de educação para as mídias e cidadania, pois o contexto formal e informal de aprendizagem é fundamental para formação dos ciclos de vida. O projeto envolve as Ciências da Educação e Comunicação, e tem por meta se somar a outras ações para realizar transformações, propondo ações educativas e formativas para o letramento midiático e cidadão para adultos. Muitas pesquisas feitas nos últimos anos mostraram que a exposição à atividades de aprendizagem de educação midiática levou a aquisição de competências de letramento midiático. Pesquisadores associaram a uma compreensão mais profunda por parte dos envolvidos sobre os eventos atuais, quando passam a conhecer sobre o funcionamento das instituições que produzem as notícias, e a forma como são produzidas. A hipótese é que promover ações educativas e o debate sobre comunicação social fundamentado na metodologia freiriana impulsiona o letramento midiático e cidadania em uma determinada localização, comunidade ou grupo. Uma das metas é alcançar professores, bibliotecários, funcionários de programas extracurriculares que trabalham na liderança de grupos, formando um efeito cascata na expansão do conhecimento e da consciência. A estratégia será a da pesquisa-ação, pensada para que o pesquisador possa desenvolver suas atividades de modo a utilizar suas próprias práticas para aprimorar sua atuação profissional, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado e interação de seu público.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.