Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA NORMAL RURAL DE IPU (1942-1956)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113087
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5996
    "inscrito_id" => 2956
    "titulo" => "A ESCOLA NORMAL RURAL DE IPU (1942-1956)"
    "resumo" => "Esta pesquisa, trata-se de um estudo sobre as práticas de cultura escolar de uma instituição de ensino, localizada no interior do Estado do Ceará, sendo responsável pela formação de mulheres para prática do magistério. A Escola Normal Rural de Ipu, representou uma importante instituição de ensino na cidade, sendo relevante uma investigação sobre ela, a fim de elencar elementos ainda desconhecidos na pesquisa educacional cearense. A instituição aqui pesquisada, representou por muitos anos uma referência em educação. Inserido no contexto das escolas rurais, teve o início do seu funcionamento em 1942 e sua extinção em 1956. Os conhecimentos gerados nesta pesquisa irão permitir o reconhecimento dos serviços educacionais prestados para sua comunidade local e cidades vizinhas, contribuindo para a memória cultural e social de um povo. No período aqui investigado, de 1942 a 1956, analisamos dois momentos de maior importância para a instituição: a instalação da instituição e sua transferência para as dependências do Patronato Sousa Carvalho. Ao estudar esta escola, procuramos seguir a linha de trabalho existentes sobre instituições escolares, que tomam como dispositivos fundamentais a análise das práticas educativas e da cultura escolar. Partindo desta perspectiva, situamos as fontes em orais e escritas. Dessa forma, ao me propor estudar as práticas educativas desta instituição de ensino, se faz necessário a compreensão do objeto a partir dos conceitos de Dominique Julia, Roger Chartier e Michael Foucault que ajudam a compreender as ações normativas aplicadas na instituição de ordenamento e controle. Nesse sentido, a busca pelo entendimento desta instituição pressupõe a compreensão do contexto histórico da cidade de Ipu durante o período proposto aqui neste estudo, assim como, sua importante contribuição na formação do professorado local."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2956_TB5996_16062024213337.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA VERÔNICA PONTES VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "pontesveripu@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113087
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5996
    "inscrito_id" => 2956
    "titulo" => "A ESCOLA NORMAL RURAL DE IPU (1942-1956)"
    "resumo" => "Esta pesquisa, trata-se de um estudo sobre as práticas de cultura escolar de uma instituição de ensino, localizada no interior do Estado do Ceará, sendo responsável pela formação de mulheres para prática do magistério. A Escola Normal Rural de Ipu, representou uma importante instituição de ensino na cidade, sendo relevante uma investigação sobre ela, a fim de elencar elementos ainda desconhecidos na pesquisa educacional cearense. A instituição aqui pesquisada, representou por muitos anos uma referência em educação. Inserido no contexto das escolas rurais, teve o início do seu funcionamento em 1942 e sua extinção em 1956. Os conhecimentos gerados nesta pesquisa irão permitir o reconhecimento dos serviços educacionais prestados para sua comunidade local e cidades vizinhas, contribuindo para a memória cultural e social de um povo. No período aqui investigado, de 1942 a 1956, analisamos dois momentos de maior importância para a instituição: a instalação da instituição e sua transferência para as dependências do Patronato Sousa Carvalho. Ao estudar esta escola, procuramos seguir a linha de trabalho existentes sobre instituições escolares, que tomam como dispositivos fundamentais a análise das práticas educativas e da cultura escolar. Partindo desta perspectiva, situamos as fontes em orais e escritas. Dessa forma, ao me propor estudar as práticas educativas desta instituição de ensino, se faz necessário a compreensão do objeto a partir dos conceitos de Dominique Julia, Roger Chartier e Michael Foucault que ajudam a compreender as ações normativas aplicadas na instituição de ordenamento e controle. Nesse sentido, a busca pelo entendimento desta instituição pressupõe a compreensão do contexto histórico da cidade de Ipu durante o período proposto aqui neste estudo, assim como, sua importante contribuição na formação do professorado local."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2956_TB5996_16062024213337.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA VERÔNICA PONTES VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "pontesveripu@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa, trata-se de um estudo sobre as práticas de cultura escolar de uma instituição de ensino, localizada no interior do Estado do Ceará, sendo responsável pela formação de mulheres para prática do magistério. A Escola Normal Rural de Ipu, representou uma importante instituição de ensino na cidade, sendo relevante uma investigação sobre ela, a fim de elencar elementos ainda desconhecidos na pesquisa educacional cearense. A instituição aqui pesquisada, representou por muitos anos uma referência em educação. Inserido no contexto das escolas rurais, teve o início do seu funcionamento em 1942 e sua extinção em 1956. Os conhecimentos gerados nesta pesquisa irão permitir o reconhecimento dos serviços educacionais prestados para sua comunidade local e cidades vizinhas, contribuindo para a memória cultural e social de um povo. No período aqui investigado, de 1942 a 1956, analisamos dois momentos de maior importância para a instituição: a instalação da instituição e sua transferência para as dependências do Patronato Sousa Carvalho. Ao estudar esta escola, procuramos seguir a linha de trabalho existentes sobre instituições escolares, que tomam como dispositivos fundamentais a análise das práticas educativas e da cultura escolar. Partindo desta perspectiva, situamos as fontes em orais e escritas. Dessa forma, ao me propor estudar as práticas educativas desta instituição de ensino, se faz necessário a compreensão do objeto a partir dos conceitos de Dominique Julia, Roger Chartier e Michael Foucault que ajudam a compreender as ações normativas aplicadas na instituição de ordenamento e controle. Nesse sentido, a busca pelo entendimento desta instituição pressupõe a compreensão do contexto histórico da cidade de Ipu durante o período proposto aqui neste estudo, assim como, sua importante contribuição na formação do professorado local.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.