Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVISÃO DIALÓGICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: A FORMAÇÃO DOCENTE VIA PROJETOS DE EXTENSÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113199
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6189
    "inscrito_id" => 5062
    "titulo" => "REVISÃO DIALÓGICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: A FORMAÇÃO DOCENTE VIA PROJETOS DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "Este estudo filia-se a área de Linguística Aplicada e contempla o movimento de formação inicial e continuada via dois projetos de extensão, junto aos graduandos, participantes de programas de formação na universidade, professores da rede e demais interessados. Compreendendo a natureza dialógica da linguagem este estudo toma como referencial teórico as publicações do Círculo de Bakhtin (2003, 2010, 2013) e propicia reflexões acerca das orientações curriculares oficiais (Brasil, 2018) norteadoras para o ensino para o ensino de língua portuguesa na educação básica, com ênfase nos estudos mais recentes sobre o eixo da escrita, nas práticas de revisão e de reescrita em âmbito escolar. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa colaborativa de cunho bibliográfico para os aportes teóricos pois centramos nossas ações formativas junto aos sujeitos participantes, via instrumentos como os encontros de formação, questionário e observação de aulas em uma escola pública do interior do estado do Paraná. Nesse sentido destacamos que as análises compreendem o período de formação e de observação de aulas, e de oficinas com os participantes, presencial e remota, como a mesa-redonda sobre a temática em curso com abrangência de dois projetos de extensão ao longo de seu desenvolvimentos: i) Projeto de extensão: i) “A produção textual escrita escolar: aspectos da revisão e da reescrita no âmbito da formação docente” (Edital sônus 2023-UFRPE); ii) Projeto de extensão: “Estudos sobre a produção textual: O bilhete orientador nas práticas de revisão e reescrita escolar”, realizado no Paraná, vinculado à pesquisa “Entonações Valorativas em bilhetes orientadores para a revisão e reescrita de textos” (CNPq/Fundação Araucária), visando ações para a formação docente inicial e continuada, acerca dos processos de produção textual escrita, revisão e reescrita. Os resultados apresentaram-se satisfatórios e postulam indicadores para ações futuras na universidade visando cursos e eventos de extensão constantes que discutam relações conceituais, terminológicas e metodológicas nas práticas pedagógicas, visando ao desenvolvimento das competências em leitura e escrita dos alunos na escola e ao desenvolvimento dos professores em formação inicial e continuada, haja vista a (quase) ausência de formação contínua no eixo da escrita para os profissionais atuantes na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5062_TB6189_27052024135638.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE CRISTINA BELTRAMINI BERTO"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "jane.beltramini@ufrpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113199
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6189
    "inscrito_id" => 5062
    "titulo" => "REVISÃO DIALÓGICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: A FORMAÇÃO DOCENTE VIA PROJETOS DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "Este estudo filia-se a área de Linguística Aplicada e contempla o movimento de formação inicial e continuada via dois projetos de extensão, junto aos graduandos, participantes de programas de formação na universidade, professores da rede e demais interessados. Compreendendo a natureza dialógica da linguagem este estudo toma como referencial teórico as publicações do Círculo de Bakhtin (2003, 2010, 2013) e propicia reflexões acerca das orientações curriculares oficiais (Brasil, 2018) norteadoras para o ensino para o ensino de língua portuguesa na educação básica, com ênfase nos estudos mais recentes sobre o eixo da escrita, nas práticas de revisão e de reescrita em âmbito escolar. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa colaborativa de cunho bibliográfico para os aportes teóricos pois centramos nossas ações formativas junto aos sujeitos participantes, via instrumentos como os encontros de formação, questionário e observação de aulas em uma escola pública do interior do estado do Paraná. Nesse sentido destacamos que as análises compreendem o período de formação e de observação de aulas, e de oficinas com os participantes, presencial e remota, como a mesa-redonda sobre a temática em curso com abrangência de dois projetos de extensão ao longo de seu desenvolvimentos: i) Projeto de extensão: i) “A produção textual escrita escolar: aspectos da revisão e da reescrita no âmbito da formação docente” (Edital sônus 2023-UFRPE); ii) Projeto de extensão: “Estudos sobre a produção textual: O bilhete orientador nas práticas de revisão e reescrita escolar”, realizado no Paraná, vinculado à pesquisa “Entonações Valorativas em bilhetes orientadores para a revisão e reescrita de textos” (CNPq/Fundação Araucária), visando ações para a formação docente inicial e continuada, acerca dos processos de produção textual escrita, revisão e reescrita. Os resultados apresentaram-se satisfatórios e postulam indicadores para ações futuras na universidade visando cursos e eventos de extensão constantes que discutam relações conceituais, terminológicas e metodológicas nas práticas pedagógicas, visando ao desenvolvimento das competências em leitura e escrita dos alunos na escola e ao desenvolvimento dos professores em formação inicial e continuada, haja vista a (quase) ausência de formação contínua no eixo da escrita para os profissionais atuantes na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5062_TB6189_27052024135638.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE CRISTINA BELTRAMINI BERTO"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "jane.beltramini@ufrpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo filia-se a área de Linguística Aplicada e contempla o movimento de formação inicial e continuada via dois projetos de extensão, junto aos graduandos, participantes de programas de formação na universidade, professores da rede e demais interessados. Compreendendo a natureza dialógica da linguagem este estudo toma como referencial teórico as publicações do Círculo de Bakhtin (2003, 2010, 2013) e propicia reflexões acerca das orientações curriculares oficiais (Brasil, 2018) norteadoras para o ensino para o ensino de língua portuguesa na educação básica, com ênfase nos estudos mais recentes sobre o eixo da escrita, nas práticas de revisão e de reescrita em âmbito escolar. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa colaborativa de cunho bibliográfico para os aportes teóricos pois centramos nossas ações formativas junto aos sujeitos participantes, via instrumentos como os encontros de formação, questionário e observação de aulas em uma escola pública do interior do estado do Paraná. Nesse sentido destacamos que as análises compreendem o período de formação e de observação de aulas, e de oficinas com os participantes, presencial e remota, como a mesa-redonda sobre a temática em curso com abrangência de dois projetos de extensão ao longo de seu desenvolvimentos: i) Projeto de extensão: i) “A produção textual escrita escolar: aspectos da revisão e da reescrita no âmbito da formação docente” (Edital sônus 2023-UFRPE); ii) Projeto de extensão: “Estudos sobre a produção textual: O bilhete orientador nas práticas de revisão e reescrita escolar”, realizado no Paraná, vinculado à pesquisa “Entonações Valorativas em bilhetes orientadores para a revisão e reescrita de textos” (CNPq/Fundação Araucária), visando ações para a formação docente inicial e continuada, acerca dos processos de produção textual escrita, revisão e reescrita. Os resultados apresentaram-se satisfatórios e postulam indicadores para ações futuras na universidade visando cursos e eventos de extensão constantes que discutam relações conceituais, terminológicas e metodológicas nas práticas pedagógicas, visando ao desenvolvimento das competências em leitura e escrita dos alunos na escola e ao desenvolvimento dos professores em formação inicial e continuada, haja vista a (quase) ausência de formação contínua no eixo da escrita para os profissionais atuantes na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.