Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMPLIANDO HORIZONTES: IMERSÃO INTERDISCIPLINAR EM QUÍMICA, PALEONTOLOGIA E ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111859
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4251
    "inscrito_id" => 11518
    "titulo" => "AMPLIANDO HORIZONTES: IMERSÃO INTERDISCIPLINAR EM QUÍMICA, PALEONTOLOGIA E ENSINO"
    "resumo" => "A química desempenha importante papel no estudo dos fósseis, permitindo a compreensão da composição química dos restos orgânicos e inorgânicos preservados ao longo do tempo. A integração entre química e paleontologia oferece oportunidades para que haja aprendizado interdisciplinar, possibilitando a compreensão da vida na Terra e os processos geológicos. Assim este estudo teve como objetivo explorar como a interação entre química e paleontologia pode ser aplicada no contexto educacional, especificamente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza, na cidade de Picos. Pretendeu-se promover discussões relacionando conceitos teóricos das áreas com exemplos práticos relevantes para os licenciandos. A metodologia adotada foi a aula de campo ao Museu do Homem Americano, localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. Os resultados desta pesquisa incluem as aprendizagens dos estudantes, evidenciadas por meio de discussões e reflexões durante e após a visita ao museu. Além disso, os mesmos produziram um Padlet colaborativo contendo informações e reflexões sobre as interconexões disciplinares advindas da visita. A culminância do estudo foi a apresentação do material produzido à comunidade acadêmica. Nesse momento, compartilharam suas experiências, insights e aprendizados adquiridos durante a imersão no contexto de ensino interdisciplinar. Essa apresentação não apenas consolidou o conhecimento adquirido, mas também demonstrou a importância da interdisciplinaridade na formação de professores que atuam nas escolas do campo. Essa abordagem não apenas enriqueceu a compreensão dos alunos, mas também fortaleceu o sentimento de identidade e pertencimento ao aprender sobre as formas de vida que existiram em suas próprias localidades ao longo do tempo. Além disso, esse enfoque interdisciplinar pode significativamente aumentar o interesse dos participantes, promovendo o envolvimento de todos. Este estudo reforça ainda a efetividade da aprendizagem fora do espaço físico da universidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11518_TB4251_01102024105813.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILLIAN RAVENYA DE CARVALHO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Lillian Ravenya"
    "autor_email" => "rlyllyan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111859
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4251
    "inscrito_id" => 11518
    "titulo" => "AMPLIANDO HORIZONTES: IMERSÃO INTERDISCIPLINAR EM QUÍMICA, PALEONTOLOGIA E ENSINO"
    "resumo" => "A química desempenha importante papel no estudo dos fósseis, permitindo a compreensão da composição química dos restos orgânicos e inorgânicos preservados ao longo do tempo. A integração entre química e paleontologia oferece oportunidades para que haja aprendizado interdisciplinar, possibilitando a compreensão da vida na Terra e os processos geológicos. Assim este estudo teve como objetivo explorar como a interação entre química e paleontologia pode ser aplicada no contexto educacional, especificamente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza, na cidade de Picos. Pretendeu-se promover discussões relacionando conceitos teóricos das áreas com exemplos práticos relevantes para os licenciandos. A metodologia adotada foi a aula de campo ao Museu do Homem Americano, localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. Os resultados desta pesquisa incluem as aprendizagens dos estudantes, evidenciadas por meio de discussões e reflexões durante e após a visita ao museu. Além disso, os mesmos produziram um Padlet colaborativo contendo informações e reflexões sobre as interconexões disciplinares advindas da visita. A culminância do estudo foi a apresentação do material produzido à comunidade acadêmica. Nesse momento, compartilharam suas experiências, insights e aprendizados adquiridos durante a imersão no contexto de ensino interdisciplinar. Essa apresentação não apenas consolidou o conhecimento adquirido, mas também demonstrou a importância da interdisciplinaridade na formação de professores que atuam nas escolas do campo. Essa abordagem não apenas enriqueceu a compreensão dos alunos, mas também fortaleceu o sentimento de identidade e pertencimento ao aprender sobre as formas de vida que existiram em suas próprias localidades ao longo do tempo. Além disso, esse enfoque interdisciplinar pode significativamente aumentar o interesse dos participantes, promovendo o envolvimento de todos. Este estudo reforça ainda a efetividade da aprendizagem fora do espaço físico da universidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11518_TB4251_01102024105813.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILLIAN RAVENYA DE CARVALHO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Lillian Ravenya"
    "autor_email" => "rlyllyan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A química desempenha importante papel no estudo dos fósseis, permitindo a compreensão da composição química dos restos orgânicos e inorgânicos preservados ao longo do tempo. A integração entre química e paleontologia oferece oportunidades para que haja aprendizado interdisciplinar, possibilitando a compreensão da vida na Terra e os processos geológicos. Assim este estudo teve como objetivo explorar como a interação entre química e paleontologia pode ser aplicada no contexto educacional, especificamente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza, na cidade de Picos. Pretendeu-se promover discussões relacionando conceitos teóricos das áreas com exemplos práticos relevantes para os licenciandos. A metodologia adotada foi a aula de campo ao Museu do Homem Americano, localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. Os resultados desta pesquisa incluem as aprendizagens dos estudantes, evidenciadas por meio de discussões e reflexões durante e após a visita ao museu. Além disso, os mesmos produziram um Padlet colaborativo contendo informações e reflexões sobre as interconexões disciplinares advindas da visita. A culminância do estudo foi a apresentação do material produzido à comunidade acadêmica. Nesse momento, compartilharam suas experiências, insights e aprendizados adquiridos durante a imersão no contexto de ensino interdisciplinar. Essa apresentação não apenas consolidou o conhecimento adquirido, mas também demonstrou a importância da interdisciplinaridade na formação de professores que atuam nas escolas do campo. Essa abordagem não apenas enriqueceu a compreensão dos alunos, mas também fortaleceu o sentimento de identidade e pertencimento ao aprender sobre as formas de vida que existiram em suas próprias localidades ao longo do tempo. Além disso, esse enfoque interdisciplinar pode significativamente aumentar o interesse dos participantes, promovendo o envolvimento de todos. Este estudo reforça ainda a efetividade da aprendizagem fora do espaço físico da universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.