Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICA DE GESTÃO EDUCACIONAL DO IPOJUCA-PE: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A GARANTIA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A gestão educacional quando efetivada com base nos princípios democráticos é capaz de ressignificar as relações desenvolvidas nos espaços constitutivos do Sistema Municipal de Educação, tornando-se uma poderosa ferramenta para a qualidade do ensino. Este artigo apresenta elementos da política de gestão educacional, cujas ações implementadas recentemente, têm contribuído para a melhoria dos resultados da educação. Situado na Região Metropolitana de Recife, Microrregião de Suape, Ipojuca apresenta indicadores econômicos que se contrapõem as assimetrias sociais e educacionais. Neste sentido, ao conceber a educação como caminho para a transformação social, considerou-se como importante ação a construção do Currículo Referência do Ipojuca com foco nas competências para o século XXI. Para além desta iniciativa, desencadeou-se um conjunto de práticas estruturais e funcionais do sistema educacional, dentre as quais a recomposição da aprendizagem após a pandemia, têm reposicionado os estudantes de todas as etapas e modalidades para o centro de sua própria aprendizagem. Assumindo o papel de sujeitos de sua história, os estudantes reafirmam a importância da escola como um espaço vivo que reflete as experiências e valores da comunidade construídas por meio das relações materiais e simbólicas. Os resultados qualitativos e quantitativos alcançados pela Rede Municipal de Ensino, em especial no índice de Desenvolvimento educacional de Pernambuco – IDEPE, refletem o rebatimento das políticas educacionais na sala de aula, no qual, o professor, assume a relevante missão como mediador da aprendizagem. Para fortalecer a prática docente, a Rede Municipal de Ensino tem consolidado a Política de Formação Continuada de Professores, gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, elemento instrumentalizador da valorização, do compromisso dos que compõem a educação municipal. É por meio dos múltiplos parâmetros de qualidade que a gestão educacional tem trilhado caminhos à formação holística, equânime e transformadora para todos os ipojucanos.

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