Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA ORGÂNICA: PROBLEMÁTICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM E APLICAÇÕES EM COSMÉTICOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112510
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5172
    "inscrito_id" => 14216
    "titulo" => "QUÍMICA ORGÂNICA: PROBLEMÁTICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM E APLICAÇÕES EM COSMÉTICOS"
    "resumo" => "A química orgânica sendo extremamente útil e presente nos mais diversos meios, também tem ganhado notável destaque em produtos cosméticos apesar de ainda não ser totalmente compreendida pela população, de modo particular aos estudantes do curso de Licenciatura em Química. O presente artigo teve como objetivo analisar de forma quantitativa-qualitativa a incidência de substâncias orgânicas presente nos cosméticos como também mensurar a real compreensão dos acadêmicos do primeiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão sobre os compostos orgânicos, em especial os presentes nos cosméticos usados por eles no cotidiano. Utilizando de ferramentas práticas como formulário, enquete e preenchimento de tabela como atividade proposta. Os resultados da pesquisa indicaram relação direta com outros trabalhos, de que os estudantes têm grande dificuldade em relação à química orgânica e que esta questão possa ter se originado no ensino básico, tendendo a dificultar o desempenho acadêmico no ensino superior como também fomentar à evasão do curso. Por fim, faz se necessário uma rigorosa investigação não somente sobre as problemáticas enfrentadas pelos estudantes em relação à química orgânica, mas também os meios possíveis para uma melhora na adesão e interesse pela orgânica e suas aplicações, tanto no ambiente escolar, como na sociedade como um todo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14216_TB5172_23052024153337.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIMAR LOPES CARVALHO NETO"
    "autor_nome_curto" => "EDIMAR"
    "autor_email" => "edimarnetogg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112510
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5172
    "inscrito_id" => 14216
    "titulo" => "QUÍMICA ORGÂNICA: PROBLEMÁTICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM E APLICAÇÕES EM COSMÉTICOS"
    "resumo" => "A química orgânica sendo extremamente útil e presente nos mais diversos meios, também tem ganhado notável destaque em produtos cosméticos apesar de ainda não ser totalmente compreendida pela população, de modo particular aos estudantes do curso de Licenciatura em Química. O presente artigo teve como objetivo analisar de forma quantitativa-qualitativa a incidência de substâncias orgânicas presente nos cosméticos como também mensurar a real compreensão dos acadêmicos do primeiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão sobre os compostos orgânicos, em especial os presentes nos cosméticos usados por eles no cotidiano. Utilizando de ferramentas práticas como formulário, enquete e preenchimento de tabela como atividade proposta. Os resultados da pesquisa indicaram relação direta com outros trabalhos, de que os estudantes têm grande dificuldade em relação à química orgânica e que esta questão possa ter se originado no ensino básico, tendendo a dificultar o desempenho acadêmico no ensino superior como também fomentar à evasão do curso. Por fim, faz se necessário uma rigorosa investigação não somente sobre as problemáticas enfrentadas pelos estudantes em relação à química orgânica, mas também os meios possíveis para uma melhora na adesão e interesse pela orgânica e suas aplicações, tanto no ambiente escolar, como na sociedade como um todo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID14216_TB5172_23052024153337.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIMAR LOPES CARVALHO NETO"
    "autor_nome_curto" => "EDIMAR"
    "autor_email" => "edimarnetogg@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A química orgânica sendo extremamente útil e presente nos mais diversos meios, também tem ganhado notável destaque em produtos cosméticos apesar de ainda não ser totalmente compreendida pela população, de modo particular aos estudantes do curso de Licenciatura em Química. O presente artigo teve como objetivo analisar de forma quantitativa-qualitativa a incidência de substâncias orgânicas presente nos cosméticos como também mensurar a real compreensão dos acadêmicos do primeiro período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão sobre os compostos orgânicos, em especial os presentes nos cosméticos usados por eles no cotidiano. Utilizando de ferramentas práticas como formulário, enquete e preenchimento de tabela como atividade proposta. Os resultados da pesquisa indicaram relação direta com outros trabalhos, de que os estudantes têm grande dificuldade em relação à química orgânica e que esta questão possa ter se originado no ensino básico, tendendo a dificultar o desempenho acadêmico no ensino superior como também fomentar à evasão do curso. Por fim, faz se necessário uma rigorosa investigação não somente sobre as problemáticas enfrentadas pelos estudantes em relação à química orgânica, mas também os meios possíveis para uma melhora na adesão e interesse pela orgânica e suas aplicações, tanto no ambiente escolar, como na sociedade como um todo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.