Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RAZÕES PARA A DESISTÊNCIA DOCENTE: O CASO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Cerca de 64% das vagas abertas no concurso para professor da rede estadual do Ceará em 2018, totalizando 1.497, ficaram vazias devido ao motivo de exoneração a pedido. Essa proporção chama a atenção porque, em geral, pensa-se sobre cargos públicos como espaços de estabilidade e de continuidade na carreira. Dessa forma, o objetivo geral do projeto é a investigação das razões ligadas à desistência docente na rede de ensino citada. A pesquisa está em andamento, tendo prazo de conclusão para 2025. Os objetivos específicos são os seguintes: investigar a carreira profissional e acadêmica dos sujeitos; estabelecer relação entre exoneração e formação acadêmica atual; estabelecer relação entre exoneração e ocupação atual; estabelecer relação entre exoneração e produção técnico-científica. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, que possibilitou o levantamento de dados públicos sobre os ex-docentes. A partir disso, foi extraída uma amostra válida com 95% de nível de confiança e com 5% de erro amostral, totalizando 306 elementos. Nova pesquisa documental foi realizada para colher informações da amostra sobre perfil, informações da antiga carreira docente, assim como de produção acadêmica e da atual profissão. Até o momento, foram colhidos dados de 207 pessoas, ficando o restante para a segunda fase da pesquisa. Alguns resultados parciais são: o tempo médio de serviço dos exonerados é de 5,9 anos, o que indica pouco tempo de experiência e, provavelmente, baixos níveis na carreira. Homens representam 59% ante 41% de mulheres. Atualmente, 60% estão em cargos docentes em Institutos Federais ou universidades públicas, o que indica a busca por cargo com maior status e salário, além de melhores condições de trabalho. Maior titulação dos exonerados: 66,1% possuem mestrado ou doutorado. A alta qualificação justifica a busca por outro tipo de emprego. Esses resultados podem contribuir com o desenho de políticas públicas visando a continuidade docente.

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