Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112853
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5654
    "inscrito_id" => 14075
    "titulo" => "INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "A utilização de tecnologias digitais pode enriquecer de forma significativa as aulas de Biologia, podendo auxiliar quanto a carga teórica elevada dos conteúdos e a dificuldade que os professores encontram em explicar conceitos abstratos de forma plena. Essas tecnologias oferecem recursos pedagógicos que podem facilitar a compreensão de conceitos complexos presentes na Biologia. Além disso, as ferramentas digitais podem ser um excelente instrumento na sala de aula, podendo contribuir também no processo de Alfabetização Biológica dos estudantes. O estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) visando organizar quais principais ferramentas tecnológicas são utilizadas nas aulas de Biologia, com a finalidade de agregar ao campo de pesquisa. A seleção dos trabalhos foi realizada no banco de dados do Google Acadêmico, abrangendo os anos de 2020 a 2023. Foram encontrados 109 estudos, dos quais apenas 11 atenderam aos critérios de inclusão: pesquisas dos últimos três anos, em português e realizadas em qualquer estado brasileiro. Os critérios de exclusão incluíram trabalhos destinados exclusivamente ao meio acadêmico e pesquisas internacionais. Nesse sentido, a pesquisa destaca os possíveis meios digitais que podem ser utilizados e sua importância na aplicação destes em sala de aula, podendo facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, mostra a utilização de recursos digitais adaptados à vida dos estudantes, evidenciando que o ensino de Biologia acompanha o avanço tecnológico digital e a busca por inovações. Sendo assim, destaca-se que revisões sistemáticas de literaturas como esta valorizam a identificação de novas tendências tecnológicas no ensino de Biologia, sendo possível obter perspectivas futuras e possibilitando novos panoramas a este segmento de pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14075_TB5654_21102024094849.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CLAYTON LOPES DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CLAYTON"
    "autor_email" => "clayton.lopes221@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112853
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5654
    "inscrito_id" => 14075
    "titulo" => "INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA BREVE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "A utilização de tecnologias digitais pode enriquecer de forma significativa as aulas de Biologia, podendo auxiliar quanto a carga teórica elevada dos conteúdos e a dificuldade que os professores encontram em explicar conceitos abstratos de forma plena. Essas tecnologias oferecem recursos pedagógicos que podem facilitar a compreensão de conceitos complexos presentes na Biologia. Além disso, as ferramentas digitais podem ser um excelente instrumento na sala de aula, podendo contribuir também no processo de Alfabetização Biológica dos estudantes. O estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) visando organizar quais principais ferramentas tecnológicas são utilizadas nas aulas de Biologia, com a finalidade de agregar ao campo de pesquisa. A seleção dos trabalhos foi realizada no banco de dados do Google Acadêmico, abrangendo os anos de 2020 a 2023. Foram encontrados 109 estudos, dos quais apenas 11 atenderam aos critérios de inclusão: pesquisas dos últimos três anos, em português e realizadas em qualquer estado brasileiro. Os critérios de exclusão incluíram trabalhos destinados exclusivamente ao meio acadêmico e pesquisas internacionais. Nesse sentido, a pesquisa destaca os possíveis meios digitais que podem ser utilizados e sua importância na aplicação destes em sala de aula, podendo facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, mostra a utilização de recursos digitais adaptados à vida dos estudantes, evidenciando que o ensino de Biologia acompanha o avanço tecnológico digital e a busca por inovações. Sendo assim, destaca-se que revisões sistemáticas de literaturas como esta valorizam a identificação de novas tendências tecnológicas no ensino de Biologia, sendo possível obter perspectivas futuras e possibilitando novos panoramas a este segmento de pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14075_TB5654_21102024094849.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CLAYTON LOPES DA SILVA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CLAYTON"
    "autor_email" => "clayton.lopes221@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A utilização de tecnologias digitais pode enriquecer de forma significativa as aulas de Biologia, podendo auxiliar quanto a carga teórica elevada dos conteúdos e a dificuldade que os professores encontram em explicar conceitos abstratos de forma plena. Essas tecnologias oferecem recursos pedagógicos que podem facilitar a compreensão de conceitos complexos presentes na Biologia. Além disso, as ferramentas digitais podem ser um excelente instrumento na sala de aula, podendo contribuir também no processo de Alfabetização Biológica dos estudantes. O estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura (RSL) visando organizar quais principais ferramentas tecnológicas são utilizadas nas aulas de Biologia, com a finalidade de agregar ao campo de pesquisa. A seleção dos trabalhos foi realizada no banco de dados do Google Acadêmico, abrangendo os anos de 2020 a 2023. Foram encontrados 109 estudos, dos quais apenas 11 atenderam aos critérios de inclusão: pesquisas dos últimos três anos, em português e realizadas em qualquer estado brasileiro. Os critérios de exclusão incluíram trabalhos destinados exclusivamente ao meio acadêmico e pesquisas internacionais. Nesse sentido, a pesquisa destaca os possíveis meios digitais que podem ser utilizados e sua importância na aplicação destes em sala de aula, podendo facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, mostra a utilização de recursos digitais adaptados à vida dos estudantes, evidenciando que o ensino de Biologia acompanha o avanço tecnológico digital e a busca por inovações. Sendo assim, destaca-se que revisões sistemáticas de literaturas como esta valorizam a identificação de novas tendências tecnológicas no ensino de Biologia, sendo possível obter perspectivas futuras e possibilitando novos panoramas a este segmento de pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.