Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113006
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5866
    "inscrito_id" => 8139
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "A personalização da aprendizagem é uma das principais influências da Inteligência Artificial (IA) no ensino, permitindo a adaptação do conteúdo educacional de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Este artigo tem como objetivo geral examinar as influências das tecnologias da IA no ensino, abordando sua aplicação e impacto no contexto educacional. A metodologia empregada foi a revisão integrativa, que analisou estudos relevantes sobre o tema em artigos científicos de periódicos indexados. Os resultados destacam que os sistemas de aprendizado adaptativo, utilizando algoritmos de IA, identificam lacunas no conhecimento dos alunos e fornecem materiais específicos para preenchê-las, promovendo uma aprendizagem personalizada e eficaz. Além disso, a IA permite feedback instantâneo sobre o desempenho dos6alunos em tarefas, auxiliando os educadores a identificar áreas de dificuldade e fornecer suporte adicional conforme necessário. Tutores virtuais baseados em IA desempenham um papel crucial no apoio individualizado aos alunos, respondendo a perguntas, explicando conceitos complexos e oferecendo dicas de estudo personalizadas. A automação de tarefas administrativas pela IA libera tempo para os educadores se concentrarem em atividades mais significativas, como o planejamento de aulas e o apoio direto aos alunos. A análise de dados educacionais por meio de técnicas de IA permite identificar tendências e padrões que informam políticas e práticas educacionais mais eficazes. No entanto, é crucial abordar questões éticas relacionadas ao uso de IA no ensino, como a privacidade dos dados dos alunos e a equidade no acesso à tecnologia. Assim, é essencial que educadores, pesquisadores e formuladores de políticas trabalhem juntos para garantir que a integração da IA na educação promova a igualdade de oportunidades e o sucesso educacional. Este estudo contribui para avançar o conhecimento sobre as influências das tecnologias da Inteligência Artificial no ensino, destacando seus potenciais, aplicações e desafios éticos na implementação dessas tecnologias no contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8139_TB5866_20102024105451.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SILVA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA ARRUDA"
    "autor_email" => "julianarruda24@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS- UNICHRISTUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113006
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5866
    "inscrito_id" => 8139
    "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA"
    "resumo" => "A personalização da aprendizagem é uma das principais influências da Inteligência Artificial (IA) no ensino, permitindo a adaptação do conteúdo educacional de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Este artigo tem como objetivo geral examinar as influências das tecnologias da IA no ensino, abordando sua aplicação e impacto no contexto educacional. A metodologia empregada foi a revisão integrativa, que analisou estudos relevantes sobre o tema em artigos científicos de periódicos indexados. Os resultados destacam que os sistemas de aprendizado adaptativo, utilizando algoritmos de IA, identificam lacunas no conhecimento dos alunos e fornecem materiais específicos para preenchê-las, promovendo uma aprendizagem personalizada e eficaz. Além disso, a IA permite feedback instantâneo sobre o desempenho dos6alunos em tarefas, auxiliando os educadores a identificar áreas de dificuldade e fornecer suporte adicional conforme necessário. Tutores virtuais baseados em IA desempenham um papel crucial no apoio individualizado aos alunos, respondendo a perguntas, explicando conceitos complexos e oferecendo dicas de estudo personalizadas. A automação de tarefas administrativas pela IA libera tempo para os educadores se concentrarem em atividades mais significativas, como o planejamento de aulas e o apoio direto aos alunos. A análise de dados educacionais por meio de técnicas de IA permite identificar tendências e padrões que informam políticas e práticas educacionais mais eficazes. No entanto, é crucial abordar questões éticas relacionadas ao uso de IA no ensino, como a privacidade dos dados dos alunos e a equidade no acesso à tecnologia. Assim, é essencial que educadores, pesquisadores e formuladores de políticas trabalhem juntos para garantir que a integração da IA na educação promova a igualdade de oportunidades e o sucesso educacional. Este estudo contribui para avançar o conhecimento sobre as influências das tecnologias da Inteligência Artificial no ensino, destacando seus potenciais, aplicações e desafios éticos na implementação dessas tecnologias no contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8139_TB5866_20102024105451.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SILVA ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA ARRUDA"
    "autor_email" => "julianarruda24@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS- UNICHRISTUS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A personalização da aprendizagem é uma das principais influências da Inteligência Artificial (IA) no ensino, permitindo a adaptação do conteúdo educacional de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Este artigo tem como objetivo geral examinar as influências das tecnologias da IA no ensino, abordando sua aplicação e impacto no contexto educacional. A metodologia empregada foi a revisão integrativa, que analisou estudos relevantes sobre o tema em artigos científicos de periódicos indexados. Os resultados destacam que os sistemas de aprendizado adaptativo, utilizando algoritmos de IA, identificam lacunas no conhecimento dos alunos e fornecem materiais específicos para preenchê-las, promovendo uma aprendizagem personalizada e eficaz. Além disso, a IA permite feedback instantâneo sobre o desempenho dos6alunos em tarefas, auxiliando os educadores a identificar áreas de dificuldade e fornecer suporte adicional conforme necessário. Tutores virtuais baseados em IA desempenham um papel crucial no apoio individualizado aos alunos, respondendo a perguntas, explicando conceitos complexos e oferecendo dicas de estudo personalizadas. A automação de tarefas administrativas pela IA libera tempo para os educadores se concentrarem em atividades mais significativas, como o planejamento de aulas e o apoio direto aos alunos. A análise de dados educacionais por meio de técnicas de IA permite identificar tendências e padrões que informam políticas e práticas educacionais mais eficazes. No entanto, é crucial abordar questões éticas relacionadas ao uso de IA no ensino, como a privacidade dos dados dos alunos e a equidade no acesso à tecnologia. Assim, é essencial que educadores, pesquisadores e formuladores de políticas trabalhem juntos para garantir que a integração da IA na educação promova a igualdade de oportunidades e o sucesso educacional. Este estudo contribui para avançar o conhecimento sobre as influências das tecnologias da Inteligência Artificial no ensino, destacando seus potenciais, aplicações e desafios éticos na implementação dessas tecnologias no contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.